BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Quais as previsões do uso da Inteligência Artificial para os próximos anos?

Quase 60% das empresas já implantaram Inteligência Artificial e Machine Learning.

 

Os avanços tecnológicos de hoje se parecem com algo saído de um romance futurista. Os carros estão aprendendo a dirigir, os aparelhos domésticos podem acender suas luzes ou torrar seu pão, e os drones circulam pelos céus. Embora a manifestação de Inteligência Artificial (IA) e Aprendizado de Máquina (Machine Learning - ML) não tenha sido realizada, um progresso impressionante foi certamente alcançado.

A Inteligência Artificial (IA) e a adoção de Machine Learning continuam a explodir no mundo corporativo, já que as organizações planejam dobrar o número de projetos de IA nos próximos anos. Dos 106 profissionais de TI e de negócios pesquisados, 59% disseram que já implementaram a IA, apontou o relatório do Gartner. Organizações que atualmente trabalham com IA ou Machine Learning têm uma média de quatro projetos de IA atualmente em vigor.

As organizações esperam acrescentar mais seis iniciativas de IA e Machine Learning no próximo ano e outras 15 nos próximos três anos, de acordo com a pesquisa. Em outras palavras, até 2022, as organizações planejam ter uma média de 35 projetos de Inteligência Artificial.

Mas, o que podemos fazer hoje que não conseguimos fazer há 10 anos? A seguir, este artigo traz estimativa de como as tecnologias de IA e ML poderão ser usadas nos próximos 10 anos.

1) Aumento da segurança

Drones vão mudar a maneira como vivemos. Eles serão como os telefones nos anos 90. Os drones abrem a capacidade de transportar coisas pelo ar em distâncias curtas e em espaços complexos, o que não é algo que tenhamos outra solução para hoje. Seja a entrega de pacotes, a resposta a emergências ou a entrega urgente de produtos médicos, tudo é possível de forma rápida.

Uma das coisas incríveis sobre os drones é que eles voam, por mais óbvio que pareça ser. A ideia de que você pode ter algo inspecionando lugares que são difíceis de ver, irá tornar nosso mundo muito mais seguro. Será uma outra maneira pela qual os drones nos ajudarão a perceber essa visão futura que muitos de nós temos do que vai acontecer.

2) Geração de novos serviços

Inteligência Artificial significa a extensão de nossa capacidade de resolver problemas e gerar novas ideias. É bem possível que em 10 anos veremos avanços em uma taxa sem precedentes. A IA e a robótica terão sido assimiladas nas operações de negócios e terão um grande impacto na eficiência das organizações.

Novos produtos e serviços baseados em IA terão criado novos mercados consumidores e industriais. Ao mesmo tempo, a IA trará novos desafios, talvez o mais importante, aumentando a desigualdade e possivelmente o desemprego, à medida que os tipos de trabalho rotineiros e previsíveis são automatizados.

Haverá, também, desafios críticos em áreas como privacidade, segurança, viés algorítmico e aplicações militares de IA. Daqui a dez anos, um debate vibrante sobre essas questões provavelmente estará à frente de nosso discurso político e social.

3) Melhorar os cuidados de saúde

Quando se trata de cuidados de saúde, muitas máquinas podem ajudar o médico. Não existirá um futuro em que não tenhamos médicos orientando, mas muito do trabalho que os médicos precisam fazer é melhor e mais preciso usando Inteligência Artificial.

Se você pensar na carreira de um médico, trinta ou quarenta anos, o número de pacientes que você pode ver durante esse período de tempo é muito limitado. Muitos médicos estão exaustos e sobrecarregados. Eles também não têm tempo para manter-se atualizados sobre as pesquisas mais recentes, técnicas de tratamento e avanços na medicação.

As máquinas podem desempenhar um papel muito importante nesse quesito. A Inteligência Artificial pode acessar um conjunto muito maior de dados de pacientes, dá para saber como eles foram tratados e quais foram os resultados.
As máquinas estarão em uma posição muito melhor, porque elas podem começar a fazer o trabalho em torno do diagnóstico e os médicos podem interagir com o paciente e trabalhar com IA para melhorar os resultados.

4) Facilitar a sustentabilidade

A Inteligência Artificial vai impactar todos os setores e tudo o que fazemos. Em um nível maior, áreas como sustentabilidade, mudança climática, questões ambientais serão sempre assuntos em pauta, à medida que avançamos para o século 21.

Dessa forma, fica mais fácil pensar nos enormes desafios que precisamos enfrentar, como aumento populacional, urbanização e energia. Será possível rastrear os movimentos dos residentes dentro das cidades e, também mapear as áreas para melhorar a densidade das cidades.

5) Misturar humano e digital

Quando você vive em um mundo onde seu computador não está ligado apenas a um dispositivo específico, mas pode estar em qualquer lugar onde você queira colocá-lo, isso significa que os computadores terão que reagir de maneira muito mais inteligente aos humanos do que fazem agora.

Há muitas questões abertas sobre como os humanos vão querer interagir com seus computadores. Existem muitas aplicações que deveriam estar fazendo uso desse tipo de consciência hoje. E, no futuro, ter essas formas realmente inteligentes de divulgar informações vai passar de supérfluos para essenciais.


80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que são aplicativos inteligentes alimentados por AI?

Seus clientes estão investindo na criação de aplicativos inteligentes alimentados por AI. Sua revenda está preparada para lidar com essa demanda? 

O que é AI TRiSM? Tudo sobre a inovação!

AI TRiSM (AI Trust, Risk and Security Management) é uma das principais tendências tecnológicas para o futuro. Veja o que você precisa saber sobre ela! 

4 benefícios das ferramentas de AI na cibersegurança

Por que seus clientes deveriam incluir ferramentas de AI em suas estratégias de segurança? Veja aqui!