BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Quais as características essenciais de uma rede sem fio eficiente?

Saiba como instalar essa infraestrutura em empresas e qual a sua importância para os negócios de seus clientes.

A arquitetura de WLAN (Wireless Area Network) é uma rede de área local sem fio, que usa ondas de rádio para se conectar com a internet ou entre redes, diferentemente da Ethernet LAN, em que a comunicação é feita por meio da geração de sinais elétricos em cabos metálicos.

A comunicação da WLAN permite uma maior flexibilidade para os colaboradores que utilizam a rede corporativa, tornando todos os dados e serviços da empresa altamente disponíveis, o que antes não era possível com a estrutura tradicional.

Leia outros artigos relacionados ao assunto:

Continue acompanhando o conteúdo.

Uma das principais preocupações dos gestores de TI em relação às redes sem fio é a segurança das informações durante o seu transporte. Porém, a ideia de oferecer um BYOD seguro aos funcionários e clientes já é possível. Essa tecnologia evoluiu muito nos últimos anos e, além de proteção, é capaz de oferecer gerenciamento de toda a rede e acessos de usuários.

Por meio das políticas de configuração do Access Point, é possível que a TI consiga configurar a rede corporativa e separá-la para o acesso seguro de visitantes que não podem visualizar dados sigilosos da empresa, tudo isso em um único equipamento.

Portanto, é importante que a corporação busque por fornecedores confiáveis e conte com profissionais especializados em sua equipe para realizar uma efetiva implementação da WLAN.

Ao buscar por uma infraestrutura ideal, é preciso escolher aquela que seja capaz de oferecer simplicidade, confiabilidade total, ampla cobertura e uma alta capacidade. Ela deve executar boas políticas de segurança, inclusive possuir equipamentos responsáveis por detectar tentativas de invasões, firewalls, entre outros.

Acelere a modernização da sua empresa!

O objetivo principal das empresas é atender a necessidade de conectar e manter os funcionários online. Para ter sucesso e montar uma estratégia adequada, alguns componentes para a otimização da rede são essenciais. Saiba quais são eles:

Criar uma arquitetura robusta e escalável

Para atender todas as necessidades dos usuários, a conexão sem fio deve ser projetada de forma correta. Após a inclusão da prática BYOD como ferramenta de trabalho, o número de dispositivos conectados cresceu de forma acelerada. A WLAN precisa ser capaz de escalar rapidamente para oferecer qualidade a todos os aparelhos utilizados.

Planejamento e gerenciamento flexível

O cenário corporativo está se transformando aceleradamente - o ambiente, as redes, fornecedores e padrões. Dessa forma, a capacidade da rede sem fio deve ser estruturada para conseguir acompanhar todas essas mudanças e permitir a migração de forma flexível.

Proteção do ambiente com recursos abrangentes

A prática BYOD preocupa a TI devido as séries de implicações de controle e gerenciamento que estão atreladas a ela. As equipes de segurança precisam controlar a todo momento quem está na rede e o que estão fazendo. Por isso, é necessário reforçar as normas de acesso e garantir conformidade e requisitos de auditorias.

A instalação de uma WLAN tem custos muito mais baixos do que redes com cabeamento. Com ela, tanto os colaboradores da empresa, como os clientes e visitantes irão se beneficiar com o acesso facilitado, assim, ela se tornou parte essencial para o andamento dos negócios.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é Engenharia de Plataforma?

Descubra o significado de Engenharia de Plataforma, uma das tendências tecnológicas para 2024. 

Supply chain: como ter uma cadeia de suprimentos inteligente?

Entenda tudo sobre supplychain e veja como ajudar seus clientes a tornar a cadeia de suprimentos mais inteligente. 

IPaaS: definição e 10 benefícios para conferir

O modelo de negócioiPaaS está chegando nas empresas. Entenda o que ele significa e quais são os benefícios proporcionados para os clientes da sua revenda.