BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Por que utilizar metodologias ágeis na gestão de processos?

Descubra o que exatamente são as metodologias ágeis e por que os gerenciamentos ágeis estão ganhando mais espaço.

 

Por que utilizar metodologias ágeis na gestão de processos?

 

 

As metodologias ágeis têm se revelado cada vez mais importantes dentro do gerenciamento de projetos. Elas são um conjunto de práticas e técnicas utilizadas para o gerenciamento de projetos, baseadas em entregas visando a finalização rápida das atividades, priorizando determinadas tarefas e com um envolvimento maior com os clientes. Além de poderem possibilitar um envolvimento total com o cliente, permitem entregas em etapas, o que possibilita para o cliente conhecer antecipadamente os resultados do trabalho.

Hoje, também podem ser adaptadas e utilizadas para o gerenciamento de praticamente qualquer tipo de projeto.


Por que os gerenciamentos ágeis estão ganhando mais espaço


Nos métodos de gestão tradicionais, entende-se que um produto só será útil e faz sentido se entregue em sua totalidade, ou seja, o valor é entregue ao cliente quando a produção atinge 100%. Já o gerenciamento ágil é ideal para os projetos que possam permitir que um conjunto de etapas gerem valor ao cliente.

Um projeto de gerenciamento ágil não possui um custo fechado, por muitas vezes prometer funcionalidades mínimas por entrega. Nos métodos mais tradicionais, diferente do gerenciamento ágil, o valor é fechado junto do escopo, o que mostra que não ocorrem alterações previstas durante o andamento das ações.

E por isso é que, quando paramos para analisar entendemos porque o gerenciamento ágil está ganhando cada vez mais espaço.

Os processos são importantes, porém a interação entre a equipe faz todo o processo girar. Os contratos são essenciais para formalizar acordos, mas não devem limitar ajustes no caminho e a colaboração com o cliente, e o planejamento é essencial para organizar a produção, mas aceitar mudanças de trajeto beneficia a empresa e o cliente.


Quais metodologias ágeis são mais utilizadas


Devido ao seu crescimento, hoje já existem diversas metodologias ágeis que podem ser aplicadas tanto para o desenvolvimento de software, quanto para a gestão de projetos e empresas. Abaixo listamos as duas mais conhecidas:


Kanban

O método Kanban é focado para gestão de trabalho que migrou para o gerenciamento de projetos, pois a sua principal vantagem é trazer a possibilidade de visualização do andamento das tarefas.

É necessário inicialmente realizar a divisão de todo o projeto em pequenas unidades de trabalho – E as atividades que serão inseridas, cada uma, em um post-it.

Com isso, é realizado a divisão de um quadro de acordo com as etapas pelas quais cada tarefa deve passar.

Exemplos - "fazer", "Fazendo", "Feito". Neste caso, todas as atividades irão começar no primeiro conjunto, e conforme são desenvolvidas, passam pelos outros dois.

O gestor, desta forma, consegue ter uma visão do andamento do projeto como um todo - quantas tarefas faltam para a sua conclusão, e quais estão em desenvolvimento e também o que já foi feito.


Scrum

A metodologia Scrum atua em três frentes distintas e complementares - dividir, analisar e adaptar. Aqui os pontos centrais são os Sprints, períodos de tempos pré-definidos não maiores que 4 semanas.

Durante cada sprint são desenvolvidas atividades que foram priorizadas dentro do Backlog, a principal lista de tarefas. Ao final de cada período, todas as tarefas devem ser entregues, sempre visando a qualidade.

Depois são feitas reuniões diárias, com uma duração muito rápida, com o objetivo apenas de verificar o andamento de cada tarefa e também identificar qualquer tipo de dificuldade que os membros do time estão passando.


Por que usar as metodologias ágeis nos processos


As metodologias ágeis eram a princípio compostas por livros ou documentos, que deveriam ser lidos e entendidos por quem estivesse interessado em aplicá-las.

Porém, com a transformação digital que estamos passando, isso não faz mais parte da nossa realidade. Hoje os métodos ágeis já estão difundidos e são amplamente utilizados na gestão de desenvolvimento de software e empresas.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que são soluções de Open Source?

Entenda o que é Open Source e quais vantagens essa solução oferece para as empresas. 

Atendimento ao cliente: tendências para otimizar a experiência do usuário em 2024

Veja como as empresas líderes utilizarão tecnologias como a Inteligência Artificial (AI) para otimizar o atendimento ao cliente em 2024. 

O que é Gêmeo Digital da Cadeia de Suprimentos (DSCT)?

Com os Gêmeos Digitais daCadeia de Suprimentos (DSCT) seus clientes podem alcançar melhores resultados de negócios. Saiba mais detalhes: