BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Por que seus clientes devem entender o que é colaboração cognitiva?

A colaboração cognitiva é ferramenta essencial para promover conexões pessoais e tecnológicas para potencializar o funcionamento organizacional.


Não há dúvidas de que a tecnologia é pilar indispensável no mundo dos negócios. Por meio de soluções extraordinárias, ela trouxe um novo fluxo organizacional que potencializa o rendimento e otimiza o tempo de trabalho.

O mundo sem fio permite que profissionais de qualquer parte do mundo estejam conectados em questão de segundos; mensagens, documentos, imagens, produtos audiovisuais, dentre outros são compartilhados rapidamente, sem dificuldades.

Contudo, mesmo diante desses grandes avanços, as relações remotas estão cada vez mais impessoais, tornando as pessoas distantes emocionalmente. E é, justamente, aí que entra a lógica da colaboração cognitiva.

Essa ferramenta facilita que as pessoas expressem suas ideias, sintam-se conectadas, se conheçam em um nível mais humano, e assim, fortaleçam o seu relacionamento no ambiente de trabalho. Por isso, a equipe de TI deve estar por dentro dessa inovação!

O que significa “cognitivo”?

Para entender o que é colaboração cognitiva, a equipe de TI deve compreender a base dessa proposta: a cognição.

Cognição é uma expressão relacionada ao processo de aquisição de conhecimento, o que envolve diversos fatores como o pensamento, a linguagem, a percepção, o raciocínio, a atenção, a memória, dentre outros, que fazem parte do desenvolvimento intelectual.

A psicologia cognitiva estuda os processos mentais que influenciam o comportamento de cada indivíduo e o seu desenvolvimento intelectivo. Por essa razão, ela está diretamente ligada as informações recebidas em um determinado ambiente e contexto, o que justifica sua importância no ambiente profissional.

Conheça o K•NOW!

O que é colaboração cognitiva?

Colaboração cognitiva, grosso modo, é um novo formato de cooperação, cujo objetivo é integrar a inteligência artificial para promover conexões mais pessoais ao ambiente profissional.

Em outras palavras, permite que exista uma conectividade humana e tecnológica para assegurar uma melhora na eficiência operacional, no compromisso com as metas e valores organizacionais, na flexibilidade entre equipes e na cumplicidade interpessoal.

As maiores empresas do mundo, como a Apple e Nokia já adotaram essa iniciativa. O setor de TI precisa entender o que é colaboração cognitiva para promover um ambiente de trabalho mais moderno e produtivo, e potencializar as chances da empresa evoluir.

Qual é o objetivo da colaboração cognitiva?

O principal objetivo da colaboração cognitiva é tornar as interações profissionais mais eficientes e ágeis.

Recursos cotidianos como reuniões em grupos virtuais, interações com dispositivos móveis, troca de mensagens instantâneas, emprego de equipamentos de vídeo, são alguns exemplos de interações com a tecnologia, que reforçam a importância do que é colaboração cognitiva.

Neles, é possível estimular importantes aspectos sociais como a empatia, e senso de coletividade, o trabalho em equipe, o comprometimento, além, é claro, de aspectos como a linguagem corporal, o contato visual, uma expressão facial, o tom de voz, e assim por diante

Tudo isso direciona as conversas e ajudam a reforçar componentes fundamentais do relacionamento humano, como a confiança e a solidariedade.

Entendendo o que é colaboração cognitiva, a equipe de TI une a inteligência artificial e a intelectual para fortalecer conexões, identificar características particulares da força de trabalho e tornar as interações pessoais mais produtivas para o cenário corporativo.

O cuidado, o respeito e o compromisso ganham força quando são direcionados a quem nos importa genuinamente. Por isso a colaboração cognitiva é tão importante.

Como empregar a colaboração cognitiva?

Para implementar essa ferramenta estratégica, o setor de TI deve:

  • traçar estratégias para conectar a tecnologia e equipe profissional;
  • considerar os processos que oferecem agilidade operacional;
  • investir em tecnologia, inovação e criatividade;
  • mapear os desafios e pessoas que podem dificultar o processo;
  • mapear processos de colaboração e aprendizagem corporativa;
  • conhecer a fundo os objetivos do negócio e os resultados esperados;
  • gerir a mudança na cultura organizacional;
  • buscar soluções que facilitem a interação interpessoal dos colaboradores;
  • fomentar a cultura da colaboração;
  • beneficiar o engajamento das pessoas.

A colaboração cognitiva permite que a equipe de TI transforme a produtividade do negócio, tornando os resultados mais atrativos e o clima organizacional mais saudável.

A experiência de trabalho da força de trabalho ganha qualidade, potencializando o seu rendimento e satisfação. Desta forma, dominar o que é colaboração cognitiva permite que o TI otimize a competitividade da empresa no mercado.


80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP)?

As empresas estão lidando com múltiplos dados provenientes de diferentes canais. Descubra como uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP) pode ser útil para simplificar processos e otimizar experiências! 

Realidade Estendida (XR): entenda o significado e aplicação no mercado

Conheça o significado por trás do termo “Realidade Estendida” (XR). 

Como usar a tecnologia para melhorar a experiência do cliente?

Os usuários agora esperam atendimentos mais ágeis e práticos. Saiba como providenciar uma boa experiência do cliente usando a tecnologia a favor do seu negócio!