BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Por que os projetos de TI ainda falham?

Apesar das novas metodologias e técnicas de gestão destinadas a evitar fracassos, as iniciativas técnicas críticas ainda caem a um ritmo alarmante.

 

Por que os projetos de TI ainda falham?

 

Quando estamos trabalhando em um projeto, a meta é desenvolvê-lo e torná-lo um sucesso. Um projeto bem-sucedido significa a conclusão oportuna das entregas dentro do orçamento, atendendo aos padrões de qualidade desejados.

Todo mundo quer entregar um projeto bem-sucedido. E mesmo na era do desenvolvimento ágil, DevOps e técnicas de gerenciamento, ainda assim muitos projetos falham.

No passado, as falhas de TI geralmente significavam fracassos caros, com implementações de software em larga escala muito longas e muito acima do orçamento. Essas falhas podem e ainda acontecem, justamente porque o processo para realizar projetos bem feitos nem sempre é linear. Para alcançar os resultados pretendidos, às vezes acontecem imprevistos no meio do processo.

A seguir, fizemos uma lista de motivos comuns por trás do fracasso dos projetos de TI. Você pode se surpreender ao ver que alguns dos fatores parecem bons no início, mas eles são problemáticos para nossos projetos na realidade.

Depois de entender os erros comuns que levam ao fracasso de um projeto, você pode tomar as medidas mais assertivas para impedir que o projeto faça o mesmo caminho.


Falta de interesse dos gestores

Às vezes, a gerência está com a impressão errada de que não consegue entender as coisas de TI e deixa os projetos aos cuidados da equipe técnica. Esse pensamento resulta em falta de interesse da administração. Como consequência, a equipe técnica ganha mais liberdade para tomar suas decisões.

O que é complicado aqui? A liberdade que a equipe técnica adquire para tomar decisões por conta própria pode causar problemas, uma vez que as equipes técnicas não entendem bem os objetivos de negócios e podem cometer erros de maneira não intencional.

Os gestores precisam prestar a atenção aos projetos de TI e obter atualizações regulares do progresso do projeto da equipe. Se a sua equipe técnica não puder apresentar o que está fazendo, pode não saber exatamente o que está fazendo.

 

Mantenha os dados seguros em tempos de transformação digital


Fazer má gestão do tempo

Os projetos de TI sempre esbarram na questão do tempo, pois as equipes geralmente trabalham com prazos bem apertados. E tempo vale ouro para a TI. Portanto, entender que é preciso fazer uma excelente gestão do tempo para os projetos decolarem já é meio caminho andando. Por em prática uma rotina com horários, prazos e limites é melhor ainda.

Outra grande falha é não dar devida atenção às tarefas. Isso pode ocasionar atrasos nos cronogramas. Para isso, fazer reuniões diárias pode ser uma das saídas. Assim, os membros da equipe podem apresentar as tarefas realizadas no dia anterior. É uma forma de ter controle sobre o que está sendo feito e evitar atrasos prejudiciais aos processos.


Corte de custos

Todas as empresas querem poupar dinheiro quando se trata de gastar mais e ter despesas. É ótimo, mas pode custar mais caro se você aplicar uma política de redução de custos aos seus projetos de TI. A alocação de orçamentos insuficientes e pequenos para seus projetos resultará na aquisição de recursos menos qualificados.

Inicialmente, os projetos com recursos insuficientes voltam atrasados, acima do orçamento e às vezes perdem recursos ou apresentam problemas de qualidade. A lição é simples. Alocar orçamento suficiente para contratar pessoas certas para o trabalho.

Alocar orçamento para contratar todos os recursos necessários para o sucesso dos projetos de TI. Somente desenvolvedores não constroem uma equipe para o projeto de TI; você precisa de analista de negócios, testadores e gerente de projetos também.


Escopo indefinido

É muito comum que o escopo do trabalho seja alterado durante o processo. Porém, todas as decisões devem ser tomadas levando em conta o escopo. Para isso, controlar esses imprevistos e alterações é fundamental para garantir o prazo e que o projeto não sai do orçamento pré-definido.

Caso o escopo seja alterado, isso pode impactar diretamente no prazo e no orçamento. Por isso, verificar o que pode ser mudado sem alterar detalhes do projeto é muito importante para não afundá-lo.


Seleção de Tecnologias

Fazer uma seleção inteligente de tecnologias evita falhas técnicas no projeto de TI. Nenhum gerente pode salvar seu projeto se as ferramentas e tecnologias escolhidas para o projeto estiverem erradas. É fácil ser influenciado pelas mais recentes tecnologias. Alguns gestores escolhem uma linguagem e um ambiente de programação por causa de preferências pessoais; outros escolhem o que é moderno e emergente.

O ponto-chave a ser lembrado aqui é entender o problema do negócio e examinar a natureza do problema. Depois de entender o "porquê" e "qual é o problema”, é possível desenvolver o "como "da solução.

Um projeto pode falhar tecnicamente se você selecionar a linguagem de programação, o ambiente de desenvolvimento ou o ambiente operacional que não esteja alinhado ao seu problema. Outro obstáculo ocorre quando você faz a seleção certa de ferramentas e tecnologias, mas não possui recursos qualificados para as ferramentas e tecnologias selecionadas. Certifique-se de que você tenha os recursos necessários para realizar o trabalho, quando designado.

 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Profissões do futuro: cargos que estarão em destaque até 2027

A expectativa é que até um quarto dos empregos mude nos próximos cinco anos. Saiba quais profissões em TI se destacarão! 

3 profissões de TI com potencial de crescimento em 2024

Listamos três profissões para quem deseja se destacar em 2024. Veja quais são elas: 

O que é CISO, quais as funções e como se tornar um?

Quer revender soluções de segurança para um CISOou contratar o profissional certo para esse cargo? Confira o artigo de hoje.