BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Por que a automação é a chave para melhorar os negócios de seus clientes?

Confira como esse processo pode tornar a TI mais eficiente e otimizar toda a rotina corporativa.

 

Por que a automação é a chave para melhorar os negócios de seus clientes?

Uma das maiores dificuldades das equipes de TI atualmente é criar rotinas de trabalho mais ágeis e com menos erros. Para resolver esse problema, as empresas precisam investir em soluções que tornem todos os processos corporativos mais eficientes e de melhor qualidade.

A automação é ideal para este cenário. Por meio dela, os ambientes tornam-se mais seguros, com ferramentas que são capazes de identificar falhas e brechas na segurança automaticamente.

Essa tecnologia também é essencial para a infraestrutura de redes, pois permite que a TI utilize novos serviços personalizados em menor tempo e consiga adaptá-los às novas demandas que surgirem. Ela vem para agregar valor às soluções clássicas de rede, como roteamento, switching e segurança.

Dessa forma, as empresas podem lançar serviços mais customizados para seus clientes e mantê-los por menos tempo que os serviços tradicionais, além de conseguir adaptá-los de acordo com as demandas.

Com a automação, é mais fácil verificar se os serviços projetados são bem recebidos e modificá-los rapidamente para atender as necessidades dos usuários.

 

Confira as principais vantagens desta inovação que vai mudar a forma como seus clientes lidam com os recursos de TI:


- Aumento da produtividade
Ao automatizar processos, diversas tarefas que antes eram realizadas manualmente e gastavam tempo dos funcionários passam a ser executadas pelo sistema, o que possibilita maior dedicação a outras demandas.

- Melhoria na qualidade
A TI deixou de ser apenas o setor que presta suporte técnico e tornou-se parte importante das decisões estratégicas corporativas, portanto, é fundamental garantir a qualidade e estabilidade de seus ativos. Dessa forma, automatizar sistemas processuais e rotinas faz com que a equipe opere com uma abordagem mais avançada e com maior qualidade.

- Redução de gastos
As ferramentas de automação possuem um melhor custo-benefício, além de serem um ótima opção quando seus clientes precisam gerenciar processos internos de forma remota.

É possível que eles utilizem métricas para administrar recursos de hardware, software, além de simplificar a elaboração de relatórios e reduzir sobrecargas de trabalhos, o que reduz custos com a mão de obra.


Como integrar a automação na rotina corporativa?

Cada organização tem sua forma de iniciar esse processo, pois cada uma tem suas necessidades específicas e um cenário único. Portanto, todos esses fatores devem ser levados em conta ao realizar um planejamento de implementação. 


Não há um manual de instruções que vá atender a todas as empresas igualmente. Existem diversos modelos no mercado e todos eles precisam ser previamente analisados e adaptados às demandas de seus clientes.

Quando as ferramentas de automação são mal integradas podem acabar acarretando resultados negativos na execução de atividades empresariais. Por isso, a TI deve avaliar quais são as tarefas que causam grande impacto na produtividade dos funcionários e suas importâncias para os negócios. A partir disso, é possível definir quais devem ser automatizadas.

Normalmente, as principais tarefas a serem otimizadas são:

- Criação de usuários;
- Redefinição de senhas;
- Monitoramento de rede;
- Controle de acesso dos usuários;
- Busca de falhas e brechas na segurança.

É possível aplicar algumas táticas básicas para facilitar o caminho da automatização. Confira algumas delas:
- Antecedendo o início do processo, é necessário criar métricas dos ambientes envolvidos para realizar comparações entre o antes e depois para medir os resultados;
Defina políticas internas na empresa que orientem o uso dessa tecnologia em todas as áreas e segmentos de TI;


- Crie uma equipe dedicada totalmente à automação, assim, ela poderá focar em pesquisar, implementar e orientar o restante dos colaboradores sobre os novos processos;


- Busque por treinamentos, certificações e profissionais qualificados no mercado;

 

- Tenha algumas precauções com a escolha de cada ferramenta: ter um fornecedor confiável é essencial para garantir um suporte quando necessário.

Os segmentos onde as vantagens da automação fazem diferenças notáveis na hora de economizar e reduzir o tempo de implantação devem ser o ponto de partida das empresas, assim é possível contar com aplicações bem desenvolvidas.

 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP)?

As empresas estão lidando com múltiplos dados provenientes de diferentes canais. Descubra como uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP) pode ser útil para simplificar processos e otimizar experiências! 

Realidade Estendida (XR): entenda o significado e aplicação no mercado

Conheça o significado por trás do termo “Realidade Estendida” (XR). 

Como usar a tecnologia para melhorar a experiência do cliente?

Os usuários agora esperam atendimentos mais ágeis e práticos. Saiba como providenciar uma boa experiência do cliente usando a tecnologia a favor do seu negócio!