BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Planejamento estratégico de TI: o que é e qual a importância?

Uma estruturação efetiva do setor de TI é fundamental para que as empresas consigam atingir seus objetivos de negócios.

 

Planejamento estratégico de TI: o que é e qual a importância?

 

 

A tecnologia está presente em praticamente todos os departamentos das empresas e as atividades desenvolvidas. Devido a isso, o setor de TI passou a ser indispensável para o bom funcionamento de toda a corporação. Ele deixou de ser visto apenas como um suporte técnico e tornou-se um verdadeiro aliado das estratégias de negócios.

Essa mudança de cenário fez com que a rotina do setor de TI se intensificasse. Ele tem acumulado funções para manter a infraestrutura corporativa ativa, além de ainda ser acionado para tarefas de suporte e dar apoio às tomadas de decisão importantes.

Devido a isso, a gestão desse time precisa ser otimizada para que ele possa contribuir para o sucesso dos negócios. Para isso, é necessário realizar um planejamento estratégico de TI para que os recursos existentes sejam remanejados de forma adequada.

O planejamento estratégico de TI é um processo de gestão que avalia as condições internas e externas da organização e suas evoluções esperadas. Ele ajuda os gestores e diretores a tomarem melhores decisões para os negócios.

É a partir desse planejamento que todos os objetivos de negócios são alinhados com os recursos tecnológicos e a empresa consegue identificar as oportunidades que poderá ter para realizar novas ações.

Na prática, isso consiste em alocar corretamente os recursos, como infraestrutura, orçamentos e pessoas. Assim, os serviços de TI terão capacidade para sustentar todas as exigências da empresa, contribuindo diretamente com a sustentabilidade da organização e oferecendo o melhor suporte aos usuários.

Quanto melhor for a performance de TI, melhores serão os resultados conquistados pelas empresas. Portanto, a criação de um planejamento estratégico de TI pode transformar o ambiente de trabalho e viabilizar os objetivos corporativos.

 


Ao realizar um planejamento estratégico de TI, a empresa consegue mais do que apoiar as necessidade dos usuários, ela passa ter uma infraestrutura tecnológica como aliada para a criação de soluções que tornem o negócio ainda mais competitivo.

Por que as empresas precisam ter um planejamento estratégico de TI?


A competitividade entre as empresas está cada vez maior e aquelas que querem se manter no mercado precisam encontrar diferenciais para se destacar e ganhar mais credibilidade diante dos clientes.

Contar com as ferramentas tecnológicas corretas é fundamental para isso. Elas garantem a otimização do tempo dos processos, aumentam a produtividade, reduz os gastos e os prejuízos, além de elevar os lucros. Por esse motivo, é necessário realizar um planejamento estratégico de TI eficaz e bem-direcionado.


1. Redução dos custos

Ao realizar o planejamento de sua TI, a empresa pode emitir relatórios que a permita controlar melhor os gastos do departamento, alinhando os investimentos de acordo com seus objetivos.

Assim, a organização é capaz de ter uma visão mais ampla dos ganhos e gastos, administrando melhor os seus orçamentos e estabelecendo o que é prioridade.

2. Alinhamento das diretrizes dos negócios

O alinhamento da TI com os objetivos de negócios é fundamental para que os resultados da empresa aumentem. Para que isso aconteça, é necessário realizar o planejamento estratégico.

Ele garante que todas as necessidades da organização sejam mapeadas e que todos os departamentos fiquem alinhados, trabalhando de forma unificada.


3. Otimização da segurança da informação

Com uma estratégia de TI bem elaborada, a empresa consegue controlar melhor os dados corporativos de todos os departamentos. Isso é fundamental para garantir a segurança da rede.


4. Realização de ajustes em processos

Ao realizar o efetivo planejamento das ações de T e a integração de todos os departamentos, os processos corporativos podem ser otimizados. Dessa forma, há uma melhoria significativa na produtividade das equipes por meio de flexibilizações que resultam em ajustes para atender as necessidades de negócio.

5. Visão ampla da empresa

O planejamento estratégico de TI permite que a corporação tenha uma visão geral de todas as suas áreas e recursos tecnológicos.


Desta forma, a área de TI passa a contribuir diretamente nos resultados de cada setor. Além disso, seus objetivos passam a estar interligados às metas gerais da corporação, gerando resultados mais positivos para os negócios.

 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

A evolução da televisão está chegando! Conheça a TV 3.0

A TV 3.0 une televisão e internet em um único padrão tecnológico. Aprofunde-se no assunto! 

O que você precisa saber sobre Open Health?

Entenda mais sobre o conceito de Open Health e descubra seus benefícios para a área da saúde. 

O que são soluções de Open Source?

Entenda o que é Open Source e quais vantagens essa solução oferece para as empresas.