BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Os principais erros das empresas ao implementar o Scrum

Adotar essa metodologia não é uma tarefa fácil, por isso a TI deve estar preparada e conhecer alguns pontos de atenção para ter sucesso.

 

10-11_Blog_West-[700x165].png

 

O Scrum é uma excelente ferramenta de gerenciamento de projetos utilizada pelas empresas que querem aprimorar a gestão de seus processos. Essa metodologia divide em ciclos as tarefas que serão realizadas pela equipe, que consegue trabalhar de forma iterativa e focada, sendo capaz, assim, de atingir uma maior eficiência na gestão.

Ele pode trazer diversos benefícios para as corporações, como colaboradores mais comprometidos e que participam ativamente de todas as atividades, diminuição de falhas nos serviços e maior flexibilidade nas ações dentro de um projeto, além de uma melhor visualização do todo, entre outros.

Para implementar essa metodologia nos negócios com sucesso, a equipe de TI deve estar preparada, pois é uma tarefa complexa. Por isso, as empresas precisam levar em conta alguns erros comuns cometidos para evitá-los. Confira:

- Não estar preparada para a implementação

O principal erro cometido pelas organizações é acreditar que a implementação será fácil e não estar devidamente preparada. Muitas vezes, a TI apenas começa a implementar etapas do Scrum, como reuniões diárias, e acredita que está utilizando a metodologia. Entretanto, os profissionais não conseguirão atingir as capacidades oferecidas, nem tornar os processos mais ágeis.

Passar pela transformação total leva tempo e, normalmente, evidencia os problemas corporativos e culturais existentes na empresa. Por isso, a implementação só é eficaz quando a corporação consegue eliminar as falhas encontradas, além de lidar com as resistências às mudanças culturais por parte de seus funcionários.

- Implementar as práticas sem os princípios

As práticas de Scrum trazem muitos benefícios para a rotina da corporação, entretanto devem estar atreladas aos princípios dessa metodologia, pois são estes que fazem as práticas funcionarem de forma efetiva e sustentável a longo prazo.

Os princípios são mais difíceis de incorporar do que as práticas, por isso, muitas vezes, as empresas acabam desconsiderando essa parte. No entanto, o que muitos profissionais não sabem é que focar apenas na técnica, sem entender seus fundamentos, provavelmente levará todo o processo a falhar.

- Utilizar ferramentas complexas

Como se trata de uma implantação complexa, utilizar muitas ferramentas ligadas ao Scrum pode tornar todo o processo ainda mais complicado, pois as equipes precisarão gastar um tempo maior com o funcionamento do conjunto dessas ferramentas e acabar por perder o foco do projeto. Por isso, para que seus projetos sejam ágeis, as empresas devem manter a maior simplicidade possível.

- Não contar com um backlog de produto

O backlog é uma lista de tarefas com base em prioridades definidas a partir do tempo que será necessário para se completar várias funcionalidades do projeto. Não contar com um backlog finalizado pode levar a uma baixa na velocidade de entrega por parte da equipe.

Por isso, é essencial preparar o backlog à frente dos próximos sprints, que são as fases de um projeto, para que a produtividade dos funcionários não seja afetada e seja possível priorizar o tempo para elevar a entrega da corporação.

- Não respeitar as reuniões diárias

As reuniões diárias são uma das características principais do Scrum e são indispensáveis, pois estimulam a comunicação e a colaboração entre os membros da equipe, por fornecer visibilidade e transparência para otimizar o projeto.

- Deixar problemas passarem

Quando obstáculos aparecem é ideal que eles sejam comunicados imediatamente, pois podem não ser levantados a tempo para que sejam removidos. Dessa forma, quando forem apresentados pode ser tarde demais para superar as dificuldades causadas por eles. Isso pode acarretar problemas irreversíveis para o projeto.

- Esquecer-se das reuniões retrospectivas

Outra tarefa essencial que a equipe deve realizar para o bom funcionamento dos projetos são as reuniões retrospectivas em intervalos regulares. Esses encontros são responsáveis por reavaliar todas as ações do projeto até o momento para que seja possível realizar os ajustes necessários e tornar a equipe mais eficaz.


O passo a passo para realizar uma implementação efetiva do Scrum pode ser lento, mas é essencial que a equipe esteja focada em cada detalhe, pois a lista de erros pode ser grande caso alguma etapa seja pulada. Por isso, evitar essa lista de erros é essencial para aumentar o percentual de sucesso e e o ritmo de entregas realizadas pela empresa.

 

 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é Engenharia de Plataforma?

Descubra o significado de Engenharia de Plataforma, uma das tendências tecnológicas para 2024. 

Supply chain: como ter uma cadeia de suprimentos inteligente?

Entenda tudo sobre supplychain e veja como ajudar seus clientes a tornar a cadeia de suprimentos mais inteligente. 

IPaaS: definição e 10 benefícios para conferir

O modelo de negócioiPaaS está chegando nas empresas. Entenda o que ele significa e quais são os benefícios proporcionados para os clientes da sua revenda.