BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

O que é uma rede de armazenamento (SAN) e quais os benefícios?

Para lidar com o crescente volume de dados gerados é fundamental contar com alternativas robustas e ágeis de armazenamento como a SAN.

 

Cada vez mais o fluxo de informações geradas pela sociedade cresce em um ritmo acelerado, aumentando o desafio das empresas em relação ao armazenamento. É essencial ter onde colocar todos esses dados e mantê-los seguros.

É por isso, que a rede de armazenamento SAN (Storage Area Network) tem sido uma alternativa muito utilizada por diversos empreendimentos para guardar e compartilhar dados. Ela oferece alta performance, agilidade e escalabilidade, podendo ser uma aliada de seus clientes.

Você sabe como a SAN funciona? Confira no conteúdo a seguir as vantagens que esse tipo de armazenamento pode oferecer para os negócios. Boa leitura!

O que é Storage Area Network?

Storage Area Network, ou rede em Área de armazenamento, é um tipo de rede privativa de armazenamento dedicada e de alta velocidade voltada para conectar e manter disponíveis servidores e storages. Ela é capaz de interconectar e disponibilizar pools de dispositivos de armazenamento a um ou mais servidores.

Por meio da SAN, os dispositivos de armazenamento podem se tornar locais, aumentando o desempenho e expandindo as taxas de utilização do storage. Assim, o armazenamento não depende mais de dispositivos individuais.

Além disso, a empresa consegue ter acesso a um sistema de armazenamento mais eficaz, ágil e escalável, o que facilita a gestão dos dados.

Normalmente, as SANs são utilizadas pelas empresas que querem organizar suas infraestruturas de rede para transferir os recursos de armazenamento da LAN (Local Area Network) para uma nova rede, independente e de alto desempenho. Dessa forma, é possível que cada servidor acesse os storages compartilhados como se os mesmos estivessem conectados de forma direta.

Esse tipo de rede de armazenamento é bastante complexo e envolve o uso de diversos dispositivos, como blocos de montagem de vários HDs comuns que ficam ligados a uma unidade controladora. Esta, por sua vez, é conectada a um servidor que distribui as informações para os clientes por meio de uma interface dedicada.

Os componentes básicos para uma SAN são as unidades de armazenamento (Storage Racks), cabos, switchs e um ou mais servidores. A redundância pode ser uma excelente aliada dessa rede, pois caso um dos componentes venha a falhar, não é preciso se preocupar com indisponibilidade dos sistemas.

Especialize-se em SDDC

Quais os benefícios da SAN?

O armazenamento SAN é muito vantajoso para as empresas que precisam se conectar a vários tipos de armazenamento ao mesmo tempo. Confira a seguir os principais benefícios para os negócios:

Alta performance

Os protocolos utilizados por esse tipo de rede de armazenamento são capazes de fornecer alta performance, com taxas de transferências que chegam a 10Gbps. Além de contar com uma rápida leitura e escrita dos dados.

Desse modo, as organizações ganham muito em agilidade, conseguindo gerenciar seus dados de forma ágil e prática, além de aumentar a produtividade dos colaboradores.

Disponibilidade e confiabilidade

Manter a disponibilidade total dos dados é uma tarefa fundamental para as empresas atualmente. Com a SAN, é possível contar com caminhos redundantes de acesso e espelhamento dos dados em tempo real.

Assim, mesmo que algum problema aconteça em um de seus discos, servidores ou switches, a organização ainda poderá garantir o acesso a seus dados e aplicações.

Escalabilidade

Outra grande vantagem em se apostar em uma Storage Area Network é sua capacidade de escalabilidade. Ao contrário de outras soluções de armazenamento de rede, a SAN é virtualmente ilimitada, podendo expandir ou retrair seus recursos.

Isso permite que diferentes discos sejam acessados por servidores distintos ou mesmo configurados para atuar como uma única unidade. Tudo isso sem a necessidade de desligar o sistema.

Logo, a corporação pode acrescentar mais dispositivos de armazenamento, racks e switches conforme suas demandas aumentem ou até mesmo comprimir sua estrutura caso seja necessário.

Desse modo, se uma organização busca por aumentar seu desempenho e confiabilidade em aplicações críticas, a rede de armazenamento SAN pode ser uma excelente opção. Ela irá proporcionar uma elevada eficiência para a troca de dados, aumentando os resultados de negócios.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é Engenharia de Plataforma?

Descubra o significado de Engenharia de Plataforma, uma das tendências tecnológicas para 2024. 

Supply chain: como ter uma cadeia de suprimentos inteligente?

Entenda tudo sobre supplychain e veja como ajudar seus clientes a tornar a cadeia de suprimentos mais inteligente. 

IPaaS: definição e 10 benefícios para conferir

O modelo de negócioiPaaS está chegando nas empresas. Entenda o que ele significa e quais são os benefícios proporcionados para os clientes da sua revenda.