BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

O que o mercado espera de um profissional de Segurança da Informação?

Confira 8 dicas que irão lhe ajudar a ser bem sucedido e conseguir um trabalho na área.

 

O que o mercado espera de um profissional de Segurança da Informação?

 

O perfil do profissional de segurança em TI vem se transformando, exigindo que ele se atualize e aprimore seus conhecimentos constantemente. As habilidades requeridas vão se modificando à medida que novas necessidades corporativas e avanços no setor vão surgindo.

Para ser um profissional respeitado pelas empresas não basta apenas entender sobre a parte técnica. Ser bem sucedido na área exige que você compreenda as reais necessidades do negócio, tenha habilidades de comunicação e consiga tomar decisões rapidamente.

Confira a seguir 8 dicas para dar um melhor rumo a sua carreira:


1 - Melhore sua comunicação
Quando não comunicados claramente, os métodos de segurança da informação não são totalmente eficazes. Você não deve usar linguagem técnica e siglas para discutir com gerentes de projeto que não entendem sobre segurança, por exemplo.

Se você conseguir demonstrar os benefícios para o negócio, como as vantagens financeiras que a empresa terá com a implementação de soluções de segurança, conseguirá melhores resultados do que passando informações técnicas.

2 - Seja ágil e pró-ativo com os problemas
Um princípio do mercado de segurança é identificar as possíveis falhas no sistema corporativo. Porém, para ser considerado um bom profissional, não basta apenas detectar os problemas, é essencial agir no menor tempo possível para encontrar uma solução e tratar o incidente.

Quanto mais rápida for a resposta ao problema, os danos e prejuízos serão menores Tweet this.png, custando menos à empresa para realizar a recuperação. Dessa forma, sua credibilidade irá aumentar.

3 - Procure saber as principais normas e políticas de segurança
Cada setor do mercado precisa atender a diversos padrões de segurança e regulamentações. Se o profissional já está por dentro de práticas importantes, como a ISO 27000 e suas variações, normas de segurança que regulam o segmento financeiro, de telecomunicações, entre outras, já estará um nível a frente dos concorrentes.

4 - Tenha uma visão ampla dos negócios
O profissional deve demonstrar que consegue realizar um planejamento de segurança focando nos diferentes vieses importantes para a empresa e não apenas na parte da tecnologia. É fundamental compreender a gestão dos negócios, ter conhecimento sobre o atendimento aos clientes e as necessidades da empresa.

5 - Monitore os orçamentos da indústria de segurança e as tendências
Profissionais de segurança devem ter conhecimento dos gastos com o setor da TI. Ao acompanhar os gastos, os comportamentos orçamentais e as tendências, você terá uma compreensão maior sobre o quanto poderá cobrar por seus serviços.

6 - Tenha conhecimento avançado sobre tecnologia móvel
As empresas estão cada vez mais incorporando os dispositivos móveis ao ambiente de trabalho, por isso, o profissional de segurança deve saber realizar o gerenciamento corporativo, estruturar redes e controlar o acesso para garantir a proteção de todo o sistema.

7 - Entenda sobre Internet das Coisas (IoT)
A Internet das Coisas refere-se à intensa conectividade dos usuários à internet atualmente. Junto a ela, as vulnerabilidades das redes corporativas e as ameaças de ataques aumentaram. Portanto, o profissional deverá saber lidar com essa tecnologia para manter a segurança dos aplicativos dos colaboradores de toda empresa sem restringir seus acessos.

8 - Busque sempre por atualizações
É fundamental que você esteja sempre atualizado para conseguir acompanhar as modificações dessa área. Tecnologias como a IoT, Big Data, Cloud Computing e a mobilidade possuem exigências de segurança específicas.

Você deve estar preparado para lidar com todas elas e ainda contribuir para uma maior praticidade, agilidade na utilização de recursos e redução de custos, ao mesmo tempo em que mantém a segurança e a flexibilidade de todo ambiente de TI.

 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

3 previsões de privacidade para os próximos anos

As violações de dados estão aumentando. O que esperar para os próximos anos? Confira as principais previsões de privacidade para ficar de olho. 

3 estratégias para fortalecer a segurança da Supply Chain

Saiba como fortalecer a segurança da Supply Chain. 

Cibersegurança: as ameaças virtuais mais comuns no Brasil

O cenário de ameaças virtuais está se intensificando. Saiba quais são os principais ataques cibernéticos no Brasil!