BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

O que é Manufatura 4.0 e como este conceito está inovando a indústria?

Ao adotar esse conceito, as empresas podem otimizar suas produções e ficar à frente dos concorrentes diante do mercado cada vez mais competitivo.

Manufatura 4.0 é o termo utilizado para descrever a evolução do uso de máquinas, que estão cada vez mais inteligentes e são capazes de se comunicarem entre si e até mesmo tomarem decisões.

Essa tendência tem ganhado força graças à revolução industrial e a Transformação Digital que vem modificando a forma com que as empresas executam suas operações e fazem negócios.

Em um mundo globalizado e hiperconectado como o que vivemos atualmente, é necessário que as empresas estejam prontas para se transformar e se adaptar a mudanças rapidamente. 

Portanto é necessário que as empresas estejam atentas às novas demandas do mercado e adotem tendências capazes de unir tecnologia e gestão para melhorar os processos produtivos e trazer melhores resultados nos negócios.

Você já conhecia o termo Manufatura 4.0? Quer saber como esse conceito está inovando a indústria? Acompanhe o conteúdo a seguir:

O que é Manufatura 4.0?

Manufatura 4.0 é o termo utilizado para descrever a modernização dos meios de produção da indústria por meio do digital. Essa inovação visa melhorar a qualidade, reduzir custos e tempo de produção, além de aumentar a satisfação dos consumidores.

As fábricas se tornam inteligentes e é possível integrar as máquinas e dispositivos utilizados. Por meio de sensores, as empresas conseguem coletar informações sobre o funcionamento de seus sistemas e equipamentos para garantir o bom funcionamento de todo o ambiente.

Conheça o K•NOW!

Além disso, torna-se possível realizar a gestão de toda a infraestrutura remotamente. Assim, pessoas e máquinas podem alterar seu modo de funcionamento sem estar no local. 

O que é necessário para adotar a Manufatura 4.0?

O conceito de Manufatura 4.0 tem sido adotado pelas empresas como uma nova filosofia, pois ele exige uma verdadeira transformação na cultura corporativa. Para garantir a melhoria contínua dos processos, é necessário buscar por constantes evoluções e contar com a participação de todos os colaboradores.

Na Manufatura 4.0, todos os usuários devem participar da adoção das novas soluções de Transformação Digital, passando a aplicá-las continuamente em suas tomadas de decisões e tarefas do dia a dia.

Para que uma empresa atenda a todos os requisitos da Manufatura 4.0, é necessário considerar os seguintes pontos:

  • Utilizar sensores inteligentes conectados à rede interna e internet para permitir a comunicação entre as máquinas e pessoas;
  • Garantir que os dados gerados pelas máquinas sejam acessíveis remotamente e os cenários que eles descrevem sejam compreensíveis, preferencialmente com o uso de plataformas e aplicativos;
  • Contar com autonomia das máquinas para tomadas de decisões;
  • Ter uma produção e gestão descentralizados.

Nessa nova realidade é fundamental que as empresas estejam preparadas para lidar com a grande quantidade de dados gerados e analisados para otimizar o funcionamento das máquinas e reparação dos possíveis erros.

Como este conceito está inovando a indústria?

Tornar a produção mais eficiente e inteligente pode trazer inúmeros benefícios para as empresas diante do mercado. Confira os impactos a médio e longo prazo:

  • Rápida detecção de erros: com os sensores trabalhando constantemente, é possível corrigir as inconsistências no processo produtivo cada vez mais rápido, eliminando todos os gargalos. Desse modo a linha de produção passará a funcionar de forma ágil e otimizada.
  • Ajustes contínuos: outro modo que a Manufatura 4.0 está promovendo inovações é por meio da sua metodologia de melhorias contínuas. Está é outra vantagem para o aumento da produtividade e da competitividade de empresa no mercado. 
  • Antecipação de novos cenários: estar preparado para as novas demandas e conseguir se adaptar a diferentes situações é cada vez mais essencial. O ano de 2020 tem mostrado isso, com a pandemia do coronavírus, muitas empresas precisaram reformular suas estratégias para continuar fazendo suas entregas. Portanto, aqueles empreendimentos que já são adeptos à Manufatura 4.0 podem ter uma vantagem na manutenção e retomada das atividades diante de contratempos. 
  • Entregas mais eficientes: as empresas estarão preparadas para uma rotina mais produtiva, que suporta altos volumes de pedidos. Isso é possível graças à redução de falhas e aumento da produtividade. Quando a gestão utiliza dados por meio de um sistema para Manufatura, os ajustes tornam-se mais rápidos e eficientes.

Ao implementar o conceito de Manufatura 4.0, as empresas conseguem promover uma verdadeira revolução tecnológica em suas produções. É possível tornar os processos mais ágeis e inteligentes, além de atender cada vez mais demandas. Assim, seu empreendimento passa a contar com um verdadeiro diferencial competitivo para se destacar no mercado.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP)?

As empresas estão lidando com múltiplos dados provenientes de diferentes canais. Descubra como uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP) pode ser útil para simplificar processos e otimizar experiências! 

Realidade Estendida (XR): entenda o significado e aplicação no mercado

Conheça o significado por trás do termo “Realidade Estendida” (XR). 

Como usar a tecnologia para melhorar a experiência do cliente?

Os usuários agora esperam atendimentos mais ágeis e práticos. Saiba como providenciar uma boa experiência do cliente usando a tecnologia a favor do seu negócio!