BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

O que fazer para se destacar em TI?

Aprenda algumas habilidades para ter um diferencial dos profissionais que já estão na área há muito tempo. Saiba quais são elas e aprimore sua carreira.

 

O que fazer para se destacar em TI?

 

 

Para ser bem-sucedido na área de TI é necessário acompanhar o mercado, estar atento às constantes transformações na área da tecnologia e buscar sempre por novas qualificações.

Por ser cada vez maior a necessidade de se investir em tecnologia, empresas de todos os setores têm buscado contratar profissionais dessa área. Por esse motivo, a TI deixou de ser vista apenas como um suporte técnico e se tornou parte essencial para o sucesso dos negócios corporativos, fazendo surgir, assim, a demanda por profissionais mais qualificados.

É certo que há muitos profissionais de TI no mercado atualmente, porém o problema é que muitos deles continuam presos aos modelos tradicionais. Com a chegada da virtualização, Cloud Computing e os modelos definidos por software, as empresas não conseguem encontrar colaboradores eficientes que atendam às suas necessidades.

Participar de eventos sobre novidades do mundo de TI, congressos e palestras irá ajudá-lo a estar sempre atualizado. Além disso, você terá a possibilidade de ampliar seu networking pois terá a chance de ter contato com autoridades e fornecedores da área.

Investir em certificações também é um passo essencial para sua carreira. Diversas corporações estão à procura de colaboradores que dominem áreas como: gerente de projetos, segurança, administração de redes, virtualização, analista de negócios, entre outras.

Escolher um desses temas e se especializar em soluções relacionadas é uma ótima opção para se destacar. Ser generalista e tentar aprender um pouco de tudo pode acabar atrapalhando sua formação pois cada uma delas tem suas exigências e dificuldades. Portanto, concentre-se em um dos temas, pesquise a fundo sobre ele e suas características. Assim, você obterá um conhecimento mais específico e terá um diferencial para oferecer a seus clientes.

Procure também estar por dentro dos assuntos por meio de conteúdos de páginas especializadas, há diversas páginas na internet com informações sobre tecnologia escritas por profissionais de TI. A leitura desses sites ajuda na hora de resolver problemas específicos e, até mesmo, auxilia gestores a se manterem em dia com novos cursos e palestras do mercado. Porém é importante sempre buscar fontes confiáveis.

Ter mentores experientes que estão há mais tempo no mercado será uma ótima forma de expandir suas ideias. Siga diferentes profissionais, procure saber como eles ganharam experiências e busque por informações que possa lhe ajudar.

É preciso considerar que as empresas estão realizando a migração do modelo antigo de hardware para o centrado em software. Portanto, há alguns conceitos que são de extrema importância para quem está na carreira de TI e deseja passar na frente dos concorrentes, são eles: Cloud Computing, Redes Virtuais e SDN (Software-defined Networking). Essas tecnologias estão presentes no mundo dos negócios e são fundamentais para o profissional.

Com a TI cada vez mais centrada em software e o volume de dados crescendo aceleradamente, as empresas precisam lidar com uma grande quantidade de informações. Portanto, saber como analisar dados e desempenho dos negócios, ter familiaridade com as ferramentas que realizam a captura e seleção dessas informações trará grandes vantagens para a sua carreira.

A mobilidade também deve fazer parte de sua lista de aprendizado. Atualmente, checar e-mails, acessar o sistema da empresa de qualquer lugar e trabalhar remotamente já é uma realidade corporativa. Dessa forma, é necessário saber como adicionar dispositivos móveis na empresa e na rede, além de conseguir realizar a segurança das informações de maneira eficiente e conhecer sistemas operacionais e plataformas mobile.

Para conciliar todas essas medidas é fundamental ter um planejamento para sua carreira e traçar seus objetivos. Uma boa prática é ter controle do tempo que se gasta realizando as atividades do dia a dia. Procure aproveitar as diversas ferramentas disponíveis no mercado, esta é uma ótima forma de controlar tarefas e ainda ter tempo para buscar por aprimorações.

 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Profissões do futuro: cargos que estarão em destaque até 2027

A expectativa é que até um quarto dos empregos mude nos próximos cinco anos. Saiba quais profissões em TI se destacarão! 

3 profissões de TI com potencial de crescimento em 2024

Listamos três profissões para quem deseja se destacar em 2024. Veja quais são elas: 

O que é CISO, quais as funções e como se tornar um?

Quer revender soluções de segurança para um CISOou contratar o profissional certo para esse cargo? Confira o artigo de hoje.