BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

O que é um sistema de prevenção de perda de dados (DLP)?

Entenda como o software DLP é essencial para garantir a proteção de informações corporativas críticas e evitar que elas sejam roubadas ou compartilhadas por usuários não autorizados.

O Data Loss Prevention (DLP) é um sistema utilizado pelas empresas para garantir que dados confidenciais não sejam perdidos, acessados por pessoas não autorizadas, roubados, mal utilizados ou vazados por usuários mal intencionados. Esse sistema consiste em um conjunto de políticas de segurança e regras que podem ser aplicadas com a ajuda de softwares especializados para reforçar o bloqueio contra possíveis invasores.

Neste artigo você acompanhará os seguintes tópicos:

  • Os benefícios de adotar um sistema DLP
  • Como o Data Loss Prevention funciona?
  • Por que meus clientes devem adotar o DLP?

Continue acompanhando o conteúdo para saber mais.

As soluções de Prevenção de Perda de Dados são capazes de reduzir custos e a complexidade de tarefas de controle de segurança dos sistemas corporativos. Após sua instalação, a empresa poderá contar com monitoramento em tempo real, proteção reforçada de todos os arquivos, aplicações e dispositivos interligados à rede empresarial.

Dessa forma, é possível ganhar uma maior visibilidade de todos os padrões de uso dos dados e processos realizados no ambiente de trabalho e identificar aqueles que representam algum risco para a segurança da empresa, o que irá ajudá-la a saber quais são os pontos que merecem mais atenção.

A seguir, confira quais são os benefícios de contar com um sistema de prevenção de perda de dados:

Os benefícios de adotar um sistema DLP

Aquelas corporações que entendem a importância de implementar um sistema de proteção de dados em seus ambientes podem contar com inúmeros benefícios, pois o DLP é capaz de diminuir consideravelmente as chances de uma violação de dados, onde quer que eles estejam armazenados, utilizando a conformidade regulatória e atuando na proteção total do sistema, além de garantir a privacidade dos usuários.

Ele possui diversas funcionalidades e é capaz de:

  • Controlar e reduzir a movimentação de dados no Data Center corporativo, sistemas de clientes, escritórios remotos e dispositivos dos colaboradores;
  • Identificar processos falhos que estejam transmitindo dados sigilosos;
  •  Monitorar e proteger as comunicações de conteúdos críticos;
  • Definir e implementar políticas universais em toda a empresa;
  • Proteger dados, reduzir riscos e melhorar a visibilidade;
  • Proteger documentos privados dentro e fora da rede corporativa;
  • Cobrir todos os aplicativos e dispositivos usados pelos funcionários;
  • Identificar dados sensíveis em toda a rede;
  • Detectar malwares que ameaçam a proteção da rede e reduzir o comportamento de risco;
  • Ajudar a empresa a garantir a conformidade de seus sistemas com leis e regulamentações externas.

Ataques de ransomware: como garantir a segurança em 2024? Leia o artigo.

Mas, como o Data Loss Prevention funciona?

O DLP é um software capaz de classificar todos os dados que são confidenciais, sigilosos e críticos para a empresa e, assim, oferecer uma proteção mais rigorosa a eles. Ele bloqueia o acesso aos usuários, impedindo que pessoas não autorizadas acessem, compartilhem ou utilizem alguma informação de forma maliciosa ou até coloquem a organização em alguma situação de risco, expondo algum dado de forma acidental.

As principais funções realizadas pelo DLP são:

  • Monitoramento e controle das atividades de endpoints, como computadores, smartphones e outros dispositivos;
  • Gerenciamento e controle de todo o fluxo de entrada e saída de dados da rede corporativa;
  • Acompanhamento e proteção das informações em movimento, seja na transferência ou compartilhamento de dados. Assim, caso um colaborador envie um e-mail comercial com um documento corporativo importante para fora do domínio da empresa, ele não conseguirá realizar a tarefa, tendo sua permissão negada.

Conheça nosso treinamento

Aproveite também para ler: 7 práticas para impedir o sequestro de dados corporativos. 

Por que meus clientes devem adotar o DLP?

As ameaças e externas aumentam de forma acelerada e as técnicas utilizadas pelos cibercriminosos estão cada dia mais modernas e eficientes, tornando antivírus e outras soluções de segurança ineficientes para realizar a proteção total da rede corporativa, principalmente na hora de controlar todos os endpoints ligados à rede.

Além dos perigos externos, as empresas precisam ainda considerar os riscos internos e as rigorosas normas de privacidade, proteção de dados e controle de acessos. Todas essas questões são fatores que mais levam as empresas a apostarem no controle eficiente fornecido pelo DLP.

Qualquer violação a uma informação sigilosa, seja dos próprios colaboradores, ou até de fornecedores e clientes, podem causar grandes problemas para organização, inclusive ações judiciais. Portanto, para evitar esse tipo de situação que, consequentemente, pode causar prejuízos financeiros e grandes impactos negativos à imagem da organização, é necessário investir em soluções reforçadas de Prevenção de Perda de Dados.

O DLP é uma solução muito útil para todos os tipos de empresa que querem proteger suas informações, as de seus clientes e fornecedores. Ela pode auxiliar a organização a lidar com problemas de violação de informações e, assim, poder aproveitar todas as vantagens de se utilizar a Nuvem e a mobilidade como aliadas de trabalho.

O software de Prevenção de Perda de Dados aumenta o alcance dos recursos de prevenção contra a perda de dados e tornar possível a inclusão de ambientes na Nuvem e dispositivos móveis, ampliando as políticas de segurança e conformidade para além dos limites da rede. Dessa forma, a empresa pode garantir total segurança para seus usuários.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

3 previsões de privacidade para os próximos anos

As violações de dados estão aumentando. O que esperar para os próximos anos? Confira as principais previsões de privacidade para ficar de olho. 

3 estratégias para fortalecer a segurança da Supply Chain

Saiba como fortalecer a segurança da Supply Chain. 

Cibersegurança: as ameaças virtuais mais comuns no Brasil

O cenário de ameaças virtuais está se intensificando. Saiba quais são os principais ataques cibernéticos no Brasil!