BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

O que é um Access Point e qual o seu papel em instituições de ensino?

Além de fornecer o acesso sem fio aos dispositivos no ambiente escolar, ele deve ser capaz de atender às necessidades de proteção. 

 

O que é um Access Points e qual o seu papel em instituições de ensino?

 

 

 

Neste artigo, focaremos em alguns itens que se tornam importantes quando pensamos nos desafios que se apresentam às instituições de ensino no ambiente de Transformação Digital, onde os deveres estipulados devem ser entendidos para, assim, prover as necessidades da sociedade.

Quando pensamos em um mundo onde o acesso à internet se tornou comum a toda a sociedade e seu oferecimento não é mais visto como um diferencial e sim uma necessidade do dia a dia, em uma escola, universidade ou qualquer ambiente educacional para pesquisas, aulas e desenvolvimento do aluno como cidadão.

Tal necessidade se torna clara por conta das diversas iniciativas que podem ser propostas na educação atualmente, sendo dois exemplos:


• Uso do ambiente digital para a integração de professores e alunos;
Ex.: Sala de aula sem papel, aula invertida, autoria e colaboração em tempo real e compartilhamento da área de trabalho.

• Aprendizado híbrido.
Ex.: Integrando o aprendizado presencial, o aprendizado individual no ritmo próprio e o aprendizado colaborativo online, fazendo o tempo na sala de aula muito mais interessante para o estudante.

Para possibilitar o acesso universal, o modo mais fácil para se distribuir essa rede é por meio da rede sem fio, mesmo que essa traga riscos, caso seja implementada sem o devido planejamento.

Com isso é possível aproveitar a infraestrutura disponível e estender a possibilidade de acesso. E isso é obtido, utilizando como interface entre a rede física e os dispositivos sem fio (como computadores, smartphones e etc) um Access Point, também chamado de Ponto de Acesso ou simplesmente AP´s.

 

 


Mas o que seria um Access Point?

Podemos definir o Access Point ou Ponto de Acesso como o elemento em que os dispositivos móveis se conectam, ou seja, a antena que emite os sinais de radiofrequência que serão identificados pelos dispositivos que se conectarão à rede via esse protocolo sem fio.

Em geral, o Access Point está conectado à rede física e fornece acesso sem fio a esta rede para dispositivos móveis no raio de alcance do sinal de rádio.

Porém, atualmente o Access Point em uma instituição de ensino deve além de fornecer o acesso sem fio aos dispositivos, atender todas as demandas para proteger a instituição e atender às necessidades que são previstas por lei.

Tendo isso em vista, podemos pensar em soluções fornecidas pela Westcon-Comstor que, dependendo do legado e das necessidades, existem diversas soluções de Access Point que possibilitam aos usuários utilizar a rede wi-fi com o nível de segurança desejado, segmentando redes, com identificação do usuário e da aplicação, telas de login e outros recursos não disponíveis em simples Access Points.

Além disso, há um ecossistema que atua em conjunto com esses AP’s, como Switches e Firewalls que potencializam o uso desses dispositivos.

Por fim, outra parte que devemos levar em conta quando pensamos nas responsabilidades de uma escola no processo de transformação digital é o armazenamento dos dados dos usuários que acessam e utilizam a rede e essa informação deve ser armazenada por 6 meses no mínimo.

Para tal necessidade, temos que pensar em soluções que não apenas mantenham os dados armazenados, mas que possibilitem sua rápida obtenção em caso de necessidade. Além disso, é importante pensar em uma solução que seja segura mesmo em caso de catástrofes. Assim, podemos oferecer soluções de backup que combinam o armazenamento físico e na nuvem, aumentam a segurança disponível e armazenam esses dados de forma que seja possível obter uma rápida recuperação, independente da falha, seja ela de hardware ou até uma catástrofe, assim, os dados permanecem intactos.



Por: André Napoleão - Engenheiro de Soluções | Westcon-Comstor

 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados