BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

O que é TI estratégica e o que ela pode fazer para os negócios?

É fundamental alinhar o setor de TI às tomadas de decisão da organização para que ela consiga acompanhar todas as mudanças no mercado. 



Manter a continuidade dos negócios, principalmente diante de momentos de crises como o causado pela COVID-19 não é uma tarefa fácil para as empresas. É necessário investir em estratégias inovadoras para se diferenciar dos concorrentes e se destacar no mercado.

A tecnologia da informação tem papel fundamental nessa missão. Com a transformação Digital pela qual o mercado vem passando, a TI nas empresas vem deixando de ser apenas operacional e se transformando em um dos principais componentes responsáveis pelo crescimento dos negócios.

Aquelas empresas que conseguiram perceber a importância da tecnologia em seus empreendimentos e já começaram a inseri-la em tomadas de decisões cruciais nos negócios serão capazes de sair na frente nesse momento de crise e isolamento social. 

Mas afinal, como fazer isso? É necessário desenvolver uma TI estratégica na empresa. Seus clientes já possuem uma? Continue conosco para conferir o que ela pode fazer para os negócios e ajude-os a desenvolvê-la. 

O que é TI estratégica?

TI estratégica é o termo utilizado para representar o setor de tecnologia que trabalha com foco em otimização da gestão, produtividade e qualidade dos serviços realizados ao invés de apenas ser operacional e seguir um modelo de trabalho reativo.

O objetivo da TI estratégica é trabalhar em prol da otimização de todos os processos corporativos para que a empresa consiga atingir melhores resultados. Ela é alinhada aos objetivos da empresa e, assim, contribui diretamente para o sucesso dos negócios.

Para que isso seja possível, o setor de TI deve ir muito além do fornecimento de ferramentas e recursos, ele deve participar diretamente dos planejamentos da empresa, assumindo um papel de protagonista junto aos demais setores estratégicos da corporação. 

A TI precisa estar presente em todas as tomadas de decisões das empresas. Por meio de análises de dados ágeis e precisas, ela pode contribuir diretamente para a geração de insights inteligentes e previsões sobre o mercado, impactando nas ações que a empresa tomará.

Especialize-se em SDDC

O que a TI estratégica pode fazer para os negócios?

A TI estratégica agrega qualidade aos produtos e serviços desenvolvidos, ajuda a conquistar novos mercados, contribui para a atração e fidelização de clientes, traz inovações para o ambiente de trabalho e torna as tomadas de decisões mais precisas. 

Quando estruturada corretamente, ela pode ser fundamental para que as empresas superem crises e garantam a continuidade de seus negócios. Confira a seguir todos os motivos para implementá-la:

Maior alinhamento das diretrizes de negócios

O alinhamento da TI com os objetivos de negócios é fundamental para que os resultados da empresa aumentem. Por meio da TI estratégica, isso é possível. Ela garante que todas as necessidades da organização sejam mapeadas e que todos os departamentos fiquem alinhados, trabalhando de forma unificada.

Otimização da segurança da informação

Com uma estratégia de TI bem elaborada, a empresa consegue controlar melhor os dados corporativos de todos os departamentos. Isso é fundamental para garantir a segurança da rede.

Economia de custos

Ao elaborar uma TI estratégica, a empresa consegue emitir relatórios que a permita controlar melhor os gastos do departamento, alinhando os investimentos de acordo com seus objetivos. 

Desse modo, a organização é capaz de ter uma visão mais ampla dos ganhos e gastos, administrando melhor os seus orçamentos e estabelecendo o que é prioridade.

Melhor controle das equipes

Por meio da TI estratégica, melhores ferramentas e soluções são implementadas na organização, as quais contribuem para a gestão corporativa. Em tempos de trabalho remoto isso é fundamental.

As empresas conseguem obter dados estratégicos e monitorar o desempenho das equipes, mesmo fora do escritório, com maior eficiência. Desse modo, é possível realizar análises e identificar o que precisa ser melhorado para se atingir maior produtividade.

Aumento das inovações

A TI estratégica além de aprimorar processos e melhorar o atendimento aos clientes, também contribui para a modernização da organização. O setor de tecnologia passa a ter maior liberdade para contribuir nas tomadas de decisões importantes da organização, trazendo maiores inovações para o empreendimento.

O conhecimento dos profissionais de TI são extremamente importante para que a organização adote as soluções corretas para acompanhar as inovações do mercado e se destacar entre os concorrentes. Portanto, incentive seus clientes a investirem nessa abordagem.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

A evolução da televisão está chegando! Conheça a TV 3.0

A TV 3.0 une televisão e internet em um único padrão tecnológico. Aprofunde-se no assunto! 

O que você precisa saber sobre Open Health?

Entenda mais sobre o conceito de Open Health e descubra seus benefícios para a área da saúde. 

O que são soluções de Open Source?

Entenda o que é Open Source e quais vantagens essa solução oferece para as empresas.