BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

O que é e para que serve um Data Center Virtual?

Essa tecnologia utiliza os benefícios da Cloud Computing para fornecer às empresas uma infraestrutura de TI ágil, segura e flexível.

 

O Data Center Virtual (DCV) é uma tecnologia que simula o funcionamento de um conjunto de servidores físicos em um ambiente digital. Por meio dele, os usuários podem controlar todos os recursos de rede, software e armazenamento, utilizando uma camada adicional de gestão e mantendo os sistemas sempre integrados.

Essa tendência tornou-se possível graças à Computação em Nuvem que nos últimos anos tem revolucionado o modo como serviços de infraestrutura de TI são entregues, transformado a forma como lidamos com redes, servidores e armazenamento de informações.

Por meio da Nuvem, a utilização de softwares tornou-se mais dinâmica, o acesso aos dados mais flexível e seguro e diversos outros recursos passaram a estar mais acessíveis para as empresas sem a necessidade de altos investimentos.

A partir da Cloud Computing e o seu conceito IaaS foi possível a criação da tendência de Data Center Virtual (DCV), que é capaz de oferecer um parque tecnológico completo de forma ágil e simples.

Para que seu negócio possa aproveitar os benefícios dessa tecnologia, é necessário entender seu conceito e como ele funciona. Portanto, continue a leitura e conheça mais sobre o Data Center Virtual e seus benefícios. Boa leitura!

O que é Data Center Virtual e para que serve?

Data Center Virtual é um centro de processamento de dados na Nuvem, possível graças ao desenvolvimento do modelo IaaS. Essa virtualização faz com que o sistema corporativo funcione como se todos os servidores estivessem em um mesmo ambiente, totalmente interligados.

O DCV proporciona uma TI mais automatizada, flexível, com baixos custos de operação e pagos por demanda. Por meio dele, as empresas podem eliminar diversos custos, como o de aquisição de novos equipamentos físicos e hardwares, instalação e manutenção do Data Center.

Ele permite que as organizações façam a gestão de seus servidores e da rede por meio de um painel de controle online. Assim, todos os servidores estarão trabalhando virtualmente unificados, mesmo que estejam em locais diferentes dentro do Data Center do provedor do serviço.

Além de funcionar de forma unificada, o Data Center Virtual é fornecido com uma camada extra de proteção, sendo composto por três principais recursos:

  • Rede;
  • Processamento de dados;
  • Armazenamento de dados.

Cada um de seus componentes são emulados por diversos softwares que se comunicam entre si e são fornecidos como serviço por uma empresa provedora.

Quais as vantagens do Data Center Virtual?

O DCV é capaz de oferecer inúmeros benefícios, como escalabilidade, maior controle, gerenciamento via interface, maior tolerância a falhas, otimização de custos, segurança reforçada e muito mais. Conheça melhor os benefícios dessa tecnologia:

Flexibilidade

Por meio da flexibilidade do Data Center Virtual, as aplicações corporativas recebem mais recursos de forma dinâmica para hospedar os seus serviços conforme as demandas de trabalho.

Desse modo, é possível alterá-las de forma manual por meio de um painel de controle ou programando para atender automaticamente à demanda real da empresa, que não precisará se preocupar em pagar por recursos que não foram utilizados.

Agilidade

Com o DCV, toda a infraestrutura de TI passa a estar totalmente à disposição para a empresa de forma instantânea, sem a necessidade de aquisição de novas ferramentas e recursos. Isso evita a perda de tempo no desenvolvimento e aperfeiçoamento da plataforma, tudo estará pronto para ser utilizado, aumentando a agilidade da empresa.

Segurança

Esse tipo de solução se conecta ao Data Center por meio da tecnologia em Nuvem, que estabelece uma conexão segura na rede local entre os servidores dedicados e o ambiente virtual.

Desse modo, o usuário final utiliza as soluções em Nuvem, mas com os dados corporativos alocados na estrutura física do fornecedor, que conta com recursos de proteção reforçados.

Além disso, ao monitorar toda a sua infraestrutura de forma centralizada, é possível eliminar vulnerabilidades e bloquear acessos com comportamentos suspeitos.

Como você pôde perceber, o Data Center Virtual fornece diversos benefícios para as empresas. Com a sua utilização, não é necessário se preocupar com a complexidade da implementação de uma infraestrutura - toda a responsabilidade é terceirizada para o fornecedor do serviço.

Desse modo, todos os colaboradores podem trabalhar focados no core business da organização, aprimorando cada vez mais os resultados dos negócios.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Drex: tudo sobre a moeda digital brasileira

Entenda o que é o Drex, a moeda digital criada pelo Banco Central do Brasil 

5G: vantagens e oportunidades para os negócios

Os clientes da sua revenda precisam compreender as oportunidades que podem surgir com o uso do 5G! 

O que são gêmeos digitais? Conheça essa tendência

Os gêmeos digitais podem transformar qualquer negócio. Descubra como isso é possível!