BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

O que é monitoramento proativo de redes e quais seus benefícios?

As empresas se tornaram dependentes da disponibilidade de seus sistemas. Uma simples falha pode prejudicar seus serviços, causando graves prejuízos financeiros.

As redes corporativas operam atualmente com softwares de última geração que visam garantir a performance e disponibilidade de todos os sistemas. Além disso, as empresas contam com equipes altamente capacitadas para realizar seu gerenciamento. No entanto, todos esses cuidados ainda não são garantia de que os sistemas estarão livres de erros.

Os sistemas críticos e a rede corporativa precisam ser monitorados constantemente para que os serviços da empresa não sofram interrupções e o desempenho dos negócios seja prejudicado.

Isso é fundamental nos dias atuais, em que os prejuízos financeiros podem ser grandes quando as empresas têm sua produtividade prejudicada por causa de sistemas indisponíveis.

Por isso, para garantir a disponibilidade total da rede, as empresas precisam apostar em um monitoramento proativo, visando garantir a manutenção dos acessos em tempo real.

Quer entender melhor a importância do monitoramento proativo da rede ? Não perca a leitura a seguir!

O que é monitoramento proativo de rede?

O monitoramento proativo é o conjunto de procedimentos e ferramentas utilizadas pela TI para acompanhar o desempenho da rede corporativa em tempo real. Esse processo conta com indicadores e métricas que atualizam o status do ambiente, permitindo que ações reparativas possam ser tomadas rapidamente.

Esse tipo de acompanhamento é baseado na proatividade da TI ao longo de sua rotina, visando a correção e solução de problemas que possam afetar a rede e deixar os sistemas inativos.

Para garantir que o monitoramento proativo de rede funcione corretamente, é necessário colocar algumas medidas em prática. Primeiramente, a empresa deve organizar uma equipe com profissionais capacitados que serão responsáveis por realizar a tarefa.

É crucial para o sucesso do monitoramento proativo ter uma equipe à disposição, sabendo quem são as pessoas que precisarão agir quando uma intervenção for necessária.

Além disso, é preciso ter as ferramentas certas para realizar o monitoramento. Isso irá depender das condições e especificações da rede de cada um, podendo variar de acordo com as necessidades da empresa.

Uma vez que as ferramentas, processos e equipes são definidas, é hora de colocar o monitoramento proativo em ação. A empresa deve definir uma rotina para o controle do sistema, verificando constantemente os relatórios realizados sobre o desempenho da rede.

Quais os benefícios do monitoramento proativo de redes?

Ao realizar o monitoramento proativo, a empresa pode contar com diversos benefícios. Ele reduz a ocorrência de tempos de inatividade causados por falhas, minimizando os danos financeiros para os negócios.

Além disso, é possível se antecipar e providenciar soluções que atendam às novas demandas da organização antes que os sistemas fiquem sobrecarregados.

Outra grande vantagem de se realizar um monitoramento proativo da rede é sua influência nos processos de tomadas de decisões em relação ao planejamento da rede. É possível contar com informações úteis e antecipadas sobre determinado equipamento com falha, ou que precisa ser substituído. Dessa forma, é possível sempre conseguir bons resultados.

O monitoramento de redes também auxilia as empresas na segurança geral de seus dados, pois ajuda as equipes de TI a identificarem ameaças digitais antes que elas realmente afetem os sistemas.

Outra grande melhoria proporcionada pela proatividade, é a possibilidade de deixar os serviços da corporação disponíveis 24 horas, 7 dias por semana para os clientes. Os responsáveis são capazes de manter os sistemas ativos, corrigindo possíveis contratempos rapidamente, sem que a experiência e satisfação dos usuários sejam impactados.

Sendo assim, o monitoramento proativo de redes é fundamental para as empresas que querem reduzir e até eliminar as falhas e tempos de inatividade de suas infraestruturas. Isso tem se tornado, cada vez mais, essencial para gerar resultados melhores nos negócios e se manter competitivo no mercado. 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é Engenharia de Plataforma?

Descubra o significado de Engenharia de Plataforma, uma das tendências tecnológicas para 2024. 

Supply chain: como ter uma cadeia de suprimentos inteligente?

Entenda tudo sobre supplychain e veja como ajudar seus clientes a tornar a cadeia de suprimentos mais inteligente. 

IPaaS: definição e 10 benefícios para conferir

O modelo de negócioiPaaS está chegando nas empresas. Entenda o que ele significa e quais são os benefícios proporcionados para os clientes da sua revenda.