BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

O que é Memória Flash e RAM?

Entenda a diferença entre memória flash e RAM e veja como atuam para ajudar o sistema corporativo.

Memória no mundo de TI refere-se aos dispositivos que permitem ao sistema armazenar dados e programas de forma temporária ou permanente. Ela pode ser dividida em principal e secundária. Sendo a primeira aquela acessada pelo processador para poder enviar os dados. Ela armazena dados temporariamente e possui alto desempenho. A segunda guarda informações de forma permanente, passando primeiramente pela memória principal antes de ser usada pelo processador. Geralmente são mais lentas mas possuem capacidade de armazenamento maior.

Veja quais tópicos você acompanhará neste artigo:

  • Como funciona a memória RAM?
  • Como funciona a memória Flash?

Outra subdivisão que a memória possui é ser volátil ou não-volátil. Enquanto a memória volátil precisa de energia para armazenar informações, perdendo os dados quando o computador é desligado, a não-volátil guarda informações mesmo sem energia.

As tecnologias de memória RAM e Flash são compostas de chips de estado sólido, mas possuem especificações diferentes de desempenho e de custos, desempenhando papéis diferentes no sistema. A memória Flash é usada para armazenamento, enquanto a RAM é utilizada como memória ativa que executa cálculos nos dados recuperados do armazenamento.

A memória RAM (Random Access Memory) armazena os programas básicos operacionais e os dados do disco rígido passam para ela, pois possui uma velocidade maior para realizar as leituras e escritas.

Há dois tipos de RAM utilizadas: a memória dinâmica de acesso aleatório (DRAM), que normalmente é mais barata, por isso é usada como a principal memória operacional, executando o sistema operacional (SO) e aplicações e a memória estática de acesso aleatório (SRAM), que é mais rápida, porém mais cara, é usada principalmente como memória cache dentro do circuito integrado da CPU.

A memória Flash, diferentemente da RAM, é não-volátil, portanto pode armazenar dados mesmo sem energia. Ela é muito usada em eletrônicos portáteis e dispositivos de armazenamento removíveis. Pode apagar os dados em blocos inteiros e é ideal para aplicações que necessitam de atualizações frequentes de grande quantidade de dados, como no caso de cartões de memória.

Além disso, a baixa latência e a capacidade de fornecer diversos IOPS da memória Flash garantem que as Infraestruturas de Desktops Virtuais respondam rapidamente.

Leia outros artigos relacionados ao assunto:

Continue acompanhando o conteúdo. 

Como funciona a memória RAM?

A SRAM está incorporada na CPU e, por isso, não pode ser ajustada pelo usuário. Enquanto a DRAM usa células de armazenamento compostas por um transistor e um capacitor, sendo o primeiro uma espécie de portão e o segundo responsável por armazenar os dados.

O armazenamento DRAM precisa de uma nova carga eletrônica a cada poucos milissegundos para compensar os vazamentos de carga do capacitor. Essas células de armazenamento são construídas em um chip de estado sólido, e esses chips são coletados no módulo de RAM que é colocado nos conectores de RAM na placa-mãe.

O sistema operacional do computador em execução na RAM solicita dados de armazenamento quando necessário e os bits que compõem esses dados são mantidos nas células de armazenamento até que o sistema operacional ou aplicativo solicite que eles sejam gravados de volta para a memória de armazenamento.

Quero me preparar

Como funciona a memória Flash?

O que é é Memória Flash? Existem dois tipos de memória Flash, a NOR, que tem um sistema de endereçamento semelhante à memória RAM e permite rodar programas diretamente da memória e a NAND, que usa um sistema de páginas de 4KB que são acessadas de forma serial e não possuem a capacidade de rodar programas a partir de si, sendo necessário copiá-los para a memória RAM.

A memória Flash é feita de chips de estado sólido em que os transistores são conectados para que funcionem de forma semelhante a NAND. Cada célula de memória segue basicamente o mesmo padrão com dois transistores que representam o Control Gate, que é usado para ativar a célula e fazer a leitura dos dados e o Floating Gate, que é onde são armazenadas as informações.

Os dois tipos de memória são importantes para o bom funcionamento do sistema. Devido ao grande volume de dados utilizados atualmente, investir nesses modelos de memória e quantidade adequada é essencial. Muitos dispositivos utilizam a memória RAM em paralelo com a Flash para conseguir um melhor desempenho. Assim, o armazenamento real é feito em Flash e são copiados para RAM quando o dispositivo estiver ligado, assim permite um acesso mais rápido a elas, melhorando o tempo de resposta e o desempenho geral do dispositivo.

Além disso, é preciso considerar a frequência de operação da memória. Este valor é medido em megahertz e reflete diretamente na velocidade máxima de transferência de dados que pode ser atingida entre o componente e o processador.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que são soluções de Open Source?

Entenda o que é Open Source e quais vantagens essa solução oferece para as empresas. 

Atendimento ao cliente: tendências para otimizar a experiência do usuário em 2024

Veja como as empresas líderes utilizarão tecnologias como a Inteligência Artificial (AI) para otimizar o atendimento ao cliente em 2024. 

O que é Gêmeo Digital da Cadeia de Suprimentos (DSCT)?

Com os Gêmeos Digitais daCadeia de Suprimentos (DSCT) seus clientes podem alcançar melhores resultados de negócios. Saiba mais detalhes: