BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

O que é malware Fileless (sem arquivos)?

O Malware Fileless utiliza arquivos nativos do sistema para evitar que seja detectado. Conheça essa ameaça invisível e como combatê-la.

*Artigo atualizado em julho de 2023.

No primeiro semestre de 2017, vimos um grande número de ciberataques, como o WannaCry, comprometerem grandes redes em todo o mundo. O ransomware liderou o ranking de infecções que prejudicaram as empresas, mas diversos outros ataques tomaram redes corporativas em silêncio e causaram grandes prejuízos, como no caso do Malware Fileless (sem arquivo).

Neste artigo, você lerá:

  • Como se pega um malware Fileless?
  • O Fileless é realmente preocupante?
  • Quem pode ser afetado pelo malware sem arquivo?
  • O malware Fileless é recente?
  • Como evitar a infecção?
  • Outras dicas recomendadas por profissionais de segurança

Os métodos usados por esse malware mascaram os comandos utilizados para manter o acesso escondido, ocultando o tráfego entre os hospedeiros infectados e servidores de comando e controle. Ele permite ainda que os criminosos consigam deixar portas abertas para futuros ataques.

Mas então, como é possível identificar e defender a rede corporativa de uma ameaça tão eficaz e difícil de detectar? Felizmente, ainda que seja uma tarefa complicada, o malware sem arquivos não é indetectável, mas as empresas precisam saber onde e o que procurar para reduzir a propagação e prejuízos causados por essa ameaça.

Por meio de análises heurísticas - método criado com o objetivo de encontrar soluções viáveis de forma automática e intuitiva - os comportamentos específicos do malware podem ser detectados e interrompidos.

Porém, ainda há muitas dúvidas sobre esse tipo de ataque que utiliza comandos e aplicativos originais do sistema operacional e executa tarefas de gerenciamento reais.

À medida que esse malware continua a crescer e evoluir, alguns cuidados são necessários para detê-lo. Pensando nisso, preparamos um guia com perguntas e respostas detalhadas para sua revenda proteger seus clientes contra esse perigo. Confira:

Como se pega um malware Fileless?

O malware sem arquivo usa os serviços integrados do sistema, comandos de gerenciamento e aplicativos para infectar o host. O invasor consegue utilizar o sistema de privilégios para efetuar controles de gestão e criar scripts executados a partir da memória do sistema, fazendo assim, com que ele pareça um processo normalmente executável e praticamente indetectável.

Os criminosos geralmente criam compartilhamentos ocultos onde eles armazenam scripts que foram usados para comprometer sistemas, como criar conexões de proxy da rede. Essas conexões são usadas para se comunicar com servidores de controle e controle remoto, que são mantidos com a entrega adicional de carga útil.

Para entender mais detalhes sobre esse assunto, saiba como a criptografia pode ocultar malwares e como deixar dispositivos livres dessa ameaça.

Fazer cursos

O Fileless é realmente preocupante?

Os ataques estão se tornando sofisticados, mais difíceis de detectar e sem previsão de data para acabar. O malware sem arquivo é realmente preocupante, pois os vetores de contaminação podem variar as características de infecção e alvo. Ele é definido como uma ameaça volátil avançada (AVT) que pode persistir na memória da máquina infectada, no registro ou combinada com cargas úteis adicionais para ataques direcionados no futuro.

Pesquisas recentes revelaram que ao menos um malware é baixado a cada 81 segundos nas empresas de diferentes verticais e você pode conferir todas as informações relacionadas a esse assunto, neste artigo. 

Quem pode ser afetado pelo malware sem arquivo?

As vítimas são normalmente as redes corporativas, principalmente instituições financeiras. No entanto, a ameaça está crescendo e se disseminando para outras áreas e afetando até computadores domésticos.

O malware Fileless é recente?

O Fileless existe há muito tempo, mas teve um aumento acentuado a partir de 2015, evoluindo a sua capacidade de adaptação e se unindo com outros tipos de malware mais prejudiciais. 

Atualmente, existem outros tipos de malware's que podem ser prejudiciais as empresas. Listamos alguns artigos para você acompanhar:

Como evitar a infecção?

As empresas devem implementar estratégias para minimizar a exposição à infecção e mitigar sua propagação para outros dispositivos em redes compartilhadas. Além disso, a equipe de TI e usuários finais precisam trabalhar juntos para minimizar o potencial do ataque e diminuir a exposição nos sistemas afetados.

Confira outras dicas recomendadas por profissionais de segurança:

  • Restringir privilégios de administrador;
  • Manter o sistema operacional e demais softwares atualizados;
  • Observar o tráfego inesperado de tunelamento da rede e saída;
  • Desativar serviços desnecessários e desinstalar aplicativos que não sejam essenciais;
  • Fornecer treinamento de segurança aos colaboradores que utilizam a rede corporativa.

Embora essas medidas sejam apenas muito abrangentes, a prevenção continua sendo a melhor forma de evitar ataques. Junto a ela, é importante que a empresa invista em soluções de proteção em camadas que atendam às necessidades dos negócios.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Cibersegurança: as ameaças virtuais mais comuns no Brasil

O cenário de ameaças virtuais está se intensificando. Saiba quais são os principais ataques cibernéticos no Brasil! 

Ciberataques: quais as diferenças entre Phishing e Spear Phishing?

Descubra as principais diferenças entre essas duas ciberameaças. 

Segurança de dados: como manter os dados protegidos em 2024?

Em 2024, a segurança de dados torna-se mais crucial do que nunca! Veja como manter as informações protegidas contra ameaças cibernéticas.