BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

O que é Infraestrutura de Desktop Virtual (VDI)?

Essa tecnologia melhora o gerenciamento e segurança de dados, além de proporcionar uma maior mobilidade e disponibilidade do sistema corporativo.

A sigla VDI é a abreviação de Virtual Desktop Infrastructure (Infraestrutura de Desktop Virtual) e consiste em uma tecnologia que separa o sistema operacional (SO) e suas aplicações do dispositivo físico que o acessa.

Ela entrega um máquina virtual (VM) para os usuários, permitindo que eles utilizem todas as funções do desktop de forma otimizada e com maior segurança. Além disso, é possível gerenciar o sistema operacional e as aplicações que estão na VM.

Essa tecnologia proporciona simplicidade, flexibilidade, rapidez e baixos custos para as corporações, além de trazer estabilidade para o ambiente e ganhos significativos de performance. A segurança de dados e as soluções de recuperação em casos de desastres também são reforçadas.

Acelere a modernização da sua empresa!

Seu conceito é o mesmo empregado em servidores, ou seja, o de executar diversos desktops virtuais em um ou mais servidores físicos. Nesse processo, é realizada a separação do modelo tradicional, no qual o usuário apenas conseguia executar seus sistemas operacionais e aplicações localmente.

Na VDI, é adotado o modelo cliente-servidor, em que todos os programas, aplicações, processos e dados são mantidos e executados de forma centralizada. É uma solução eficiente e possui uma taxa alta de retorno de investimentos (ROI) para as corporações. As principais vantagens alcançadas com essa tecnologia são:

  • Gerenciamento facilitado: como os desktops virtuais são criados a partir das VMs, as empresas já possuem os softwares instalados, permitindo a criação automática de novos desktops e o acesso remoto da TI, facilitando o monitoramento de todos os acessos.
  • Suporte e manutenção simplificados: a equipe de TI consegue ter acesso de forma remota, assim, não é preciso que o usuário deixe de continuar utilizando seu desktop virtual e a manutenção é realizada a distância facilmente.
  • Baixos custos de implementação de novas aplicações: a empresa não precisa se preocupar em comprar novos softwares e máquinas de última geração que são caras e complexas. Com o poder de processamento concentrado no Data Center, os equipamentos podem ser mais simples.
  • Segurança de dados: as informações são controladas de forma eficiente e são mantidas dentro do Data Center, o que possibilita a execução de backups centralizados e a aplicação de políticas de acesso.
  • Escalabilidade e independência de fornecedor: é possível realizar a distribuição de aplicativos de forma rápida e com total garantia de compatibilidade, basta instalar o aplicativo, replicar para todas as VMs e ele será implementado automaticamente para todos os usuários.

Uma forma muito utilizada dos desktops virtuais pelas corporações é a de servidores de terminais, em que seus colaboradores estão conectados a uma sessão dentro do mesmo sistema operacional, mas possuem o próprio SO e aplicações, como se estivessem utilizando um desktop tradicional.

De acordo com estudos realizados pelo Instituto Gartner, a virtualização de desktop tornou-se, definitivamente, assunto prioritário para as organizações. Segundo a pesquisa, 80% das empresas ao redor do mundo têm planos para utilizar essa tecnologia.

A virtualização de desktops deixou de ser uma tendência para se tornar uma ferramenta essencial no ambiente corporativo. Ela é uma boa opção para empresas de todos os portes e setores, basta que a corporação escolha a solução correta.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Drex: tudo sobre a moeda digital brasileira

Entenda o que é o Drex, a moeda digital criada pelo Banco Central do Brasil 

5G: vantagens e oportunidades para os negócios

Os clientes da sua revenda precisam compreender as oportunidades que podem surgir com o uso do 5G! 

O que são gêmeos digitais? Conheça essa tendência

Os gêmeos digitais podem transformar qualquer negócio. Descubra como isso é possível!