BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

O que é infraestrutura como Código e quais os benefícios?

Ágil, segura, automatizada e flexível: conheça a fundo essa metodologia e descubra como ela pode ajudar na inovação das empresas.

 

Infraestrutura como Código (Infrastructure as a code - IaC), como o próprio nome já diz, é uma abordagem que trata a infraestrutura de TI como se fosse código, exatamente como um software. Essa metodologia foi adotada inicialmente por equipes de DevOps para gerenciar e providenciar a infraestrutura por meio de código de forma automatizada, eliminando a necessidade de recorrer ao acesso físico ao hardware ou até mesmo por portais ou ferramentas de configuração

Essa tendência está revolucionando a forma como as empresas lidam com a infraestrutura de seus projetos. Ela é capaz de impulsionar entregas de valor de forma constante, garantindo a disponibilidade nas operações corporativas.

À medida que os ambientes tecnológicos corporativos se tornam mais complexos e as equipes de TI precisam trabalhar com prazos mais apertados e sem cometer erros, combinar a infraestrutura com o código tem se tornado uma ótima forma de garantir agilidade e eficiência em projetos.

E você, sabe como a Infraestrutura como Código funciona e quais os benefícios que ela pode proporcionar para os negócios? Confira o conteúdo a seguir e descubra!

O que é Infraestrutura como Código?

A Infraestrutura como Código, também chamada como Infraestrutura programável, é uma metodologia que move para a etapa de codificação a configuração dos ambientes. A partir dela a infraestrutura é tratada como uma etapa no desenvolvimento de software, incorporando automação e agilidade no processo.

A IaC atualmente é utilizada pelas equipes de TI para fornecer mais velocidade e qualidade no desenvolvimento de projetos. Ela permite que as máquinas virtuais sejam gerenciadas de forma programática, eliminando a necessidade de configurações manuais e atualizações de equipamentos de hardware. Dessa forma a infraestrutura torna-se altamente elástica e escalável.

Especialize-se em SDDC

Quais os benefícios da IaC?

Ao utilizar a Infraestrutura como Código, as empresas passam a contar com diversas vantagens em relação às entregas no desenvolvimento de software e na integração das soluções com a infraestrutura. Confira as principais a seguir:

Redução de erros

Ao adotar a Infraestrutura como Código, a empresa consegue eliminar as falhas humanas já que o processo passa a ser automatizado. Os códigos funcionam exatamente do modo como foram programados, sem imprevistos.

Aumento da produtividade

A IaC permite que a equipe de TI deixe de se ocupar com inúmeras tarefas manuais e repetitivas dos projetos corporativos que passam a ser realizadas de forma automática. Desse modo, os colaboradores podem ser direcionados para atividades mais importantes para os negócios, aumentando a produtividade de toda a equipe.

Independência dos desenvolvedores

Quando a organização implementa a IaC, o controle do funcionamento dos sistemas torna-se mais flexível. Os desenvolvedores raramente precisaram trabalhar na gestão e suporte deles. Por isso a empresa poderá contar com uma maior independência em relação ao código.

Gerenciamento automatizado

A Infraestrutura como Código possibilita que a empresa realize análises profundas para detectar e corrigir rapidamente os erros encontrados. Desse modo, ela consegue economizar tempo e recursos.

Por meio da gestão automatizada da IaC, é possível contar com uma maior inovação no ambiente de desenvolvimento, além de reduzir erros e facilitar a o trabalho dos desenvolvedores.

Menor taxa de retrabalho

A automatização da IaC ainda reduz a taxa de retrabalho da TI. Ela permite que com cada liberação de código pelo desenvolvedor, seja realizado também os testes necessários para garantir que a aplicação está funcionando corretamente e de forma integrada ao código principal. Assim, é possível reduzir retrabalhos sem tomar o tempo do desenvolvimento.

Maior eficiência operacional

Quando uma organização investe na Infraestrutura como Código passa a contar com o controle de ambientes complexos como os de produção no desenvolvimento de software, o que proporciona uma maior eficiência operacional.

Ganhos financeiros

É possível ter maior retorno financeiro graças ao controle do ambiente de produção, automação das entregas e previsibilidade sobre as variações de recursos. Além disso, os incidentes e chamados de TI são reduzidos, eliminando gastos desnecessários.

Em resumo, você pôde perceber que a Infraestrutura como Código é portátil, reutilizável, facilmente testável e permite que a equipe de TI economize tempo gasto com falhas e tarefas repetitivas. Desse modo é uma excelente aliada das corporações no momento de investir na inovação dos ambientes corporativos e no desenvolvimento de novos projetos para o aprimoramento dos produtos e serviços.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

A evolução da televisão está chegando! Conheça a TV 3.0

A TV 3.0 une televisão e internet em um único padrão tecnológico. Aprofunde-se no assunto! 

O que você precisa saber sobre Open Health?

Entenda mais sobre o conceito de Open Health e descubra seus benefícios para a área da saúde. 

O que são soluções de Open Source?

Entenda o que é Open Source e quais vantagens essa solução oferece para as empresas.