BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

O que é deep learning?

Entenda o significado dessa tendência tecnológica e descubra como ela pode ajudar nos negócios de seus clientes.

 

O que é deep learning?

 

 

Deep Learning, em uma tradução literal “Aprendizagem Profunda”, é o termo emergente utilizado dentro do campo da Inteligência Artificial e de Machine Learning e representa computadores e dispositivos inteligentes, conectados e capazes de desempenhar suas funções sem a necessidade de interações humanas.

Além disso, essa tecnologia consegue “aprender” conforme o contexto em que é utilizada. Ela usa redes neurais para melhorar as coisas, como reconhecimento de fala, visão computacional e processamento de linguagem.

O aprendizado que essa tecnologia representa tornou-se tema central das discussões em empresas devido aos grandes resultados que têm apresentado, podendo ser aplicado aos negócios com diversas finalidades. Ele já é utilizado, principalmente, nas indústrias da saúde, educação e em e-commerce.

O Deep Learning é executado de forma que possa aprender sozinho e é alimentado pelos múltiplos de dados gerados a todo momento, assim, ele consegue decifrar a linguagem natural e relacionar termos, gerando um significado.

Essa abordagem utiliza algoritmos que dispensam um pré processamento e geram automaticamente propriedades que não variam em suas camadas hierárquicas de representação. Essas camadas são de dados não lineares, que permitem uma representação complexa e abstrata dos dados formando uma classificação ordenada.

A quantidade de algoritmos não para de aumentar e faz com que o Deep Learning gere o maior número de linguagens naturais possíveis para poder compreender mais profundamente uma quantidade maior de temas.

Mas qual a importância do Deep Learning para as empresas?


O conceito tem ajudado no avanço de diversas áreas e é uma ótima ferramenta para os negócios que aderiram a transformação digital em suas empresas. Por meio dele, as corporações passaram a poder utilizar técnicas de análises de dados mais eficientes que automatizam o desenvolvimento de sistemas em um novo nível.

Essa tecnologia permite a elaboração de regras e sistemas capazes de analisar dados e extrair aprendizado em alta velocidade. As técnicas do Deep Learning facilitam a implementação do Machine Learning, fazendo com que as tecnologias estejam totalmente conectadas.

Por meio dela, as empresas conseguem:
- Melhorar a experiência de seus usuários,
- Otimizar campanhas e anúncios online,
- Melhorar ofertas de seus produtos por meio da análise do comportamento dos consumidores conectados,
- Prevenir falhas em seus equipamentos,
- Detectar mais facilmente problemas, fraudes e invasões na rede,
- Filtrar spams em e-mails,

As corporações conseguem, ainda, melhorar suas análises de Big Data, criando uma abordagem que combina avanços da computação com tipos especiais de redes neurais. Assim, é possível estabelecer padrões de aprendizado capazes de lidar com grandes volumes de dados complexos.

A alta performance possível com o Deep Learning também possibilitam a rápida identificação de problemas, já fornecendo a solução, o que otimiza a tomada de decisões e a criação de relatórios, além de reduzir a necessidade de retrabalhos e atividades operacionais manuais. Dessa forma, a produtividade dos funcionários aumenta consideravelmente.

A capacidade de autoaprendizagem dessa tecnologia traz resultados mais precisos e um processamento mais rápido para as empresas, gerando grande vantagem competitiva, que é essencial no mercado atual. Ela está em constante evolução e promete novas habilidades e ajustes capazes de melhorar ainda mais a performance dos negócios, por isso é fundamental que as corporações comecem a se adaptar a ela para não se tornar obsoletas.

 

 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP)?

As empresas estão lidando com múltiplos dados provenientes de diferentes canais. Descubra como uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP) pode ser útil para simplificar processos e otimizar experiências! 

Realidade Estendida (XR): entenda o significado e aplicação no mercado

Conheça o significado por trás do termo “Realidade Estendida” (XR). 

Como usar a tecnologia para melhorar a experiência do cliente?

Os usuários agora esperam atendimentos mais ágeis e práticos. Saiba como providenciar uma boa experiência do cliente usando a tecnologia a favor do seu negócio!