BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

O que é a Terceira Plataforma de TI?

Entenda esse conceito e como ele está transformando as empresas e preparando-as para as novas tendências tecnológicas.

 

O que é a Terceira Plataforma de TI?

 

A Terceira Plataforma é um termo de tecnologia que ganhou forças nos últimos anos com a transformação digital e é usado para designar os ambientes de TI convergentes, que integram diferentes soluções e tecnologias em uma única estrutura. Ela possibilita às empresas a criação de um diferencial competitivo e é essencial para a busca por novas oportunidades de vendas.

A sociedade está vivendo uma era de hiperconexão, em que atividades pessoais e corporativas são todas realizadas online e um elevado número de informações são geradas e compartilhadas a todo momento. Para lidar com isso, a Terceira Plataforma surgiu, possibilitando que as empresas inovem com aplicações móveis, entendam seus clientes e possam oferecer uma melhor experiência, sendo possível, assim, transformar esse grande volume de dados em parte essencial das estratégias de negócios.

O termo ainda é novo, mas seu conceito já está sendo utilizado no meio corporativo e tende a se difundir ainda mais. Ele representa a terceira onda computacional criada para processar a TI empresarial. Nesse cenário, a tecnologia passa a ser peça-chave dos negócios, tornando-se uma ferramenta de inovação.

Antes dela houveram duas ondas, que eram representadas, na primeira pela a ampla utilização de mainframes, os primeiros computadores de grande porte, e, na segunda pelo uso do modelo cliente-servidor, em que houve a popularização dos desktops para o acesso de informações corporativas em um ambiente distribuído.

Um dos objetivos da terceira é permitir que as empresas vençam os desafios das ondas anteriores, como a limitação de acesso à informação e problemas na disponibilidade e na análise de dados, para que seja possível antecipar as demandas do mercado.

Para aderir à nova onda, as corporações estão promovendo a transformação digital, que remodela e automatiza os processos e atividades das empresas com tecnologias inovadoras, como os serviços de cloud computing, mobilidade, big data e as tecnologias sociais.

Com o uso dessas tecnologias, as empresas podem se beneficiar das informações sempre disponíveis em qualquer dispositivo e, assim, entender melhor o comportamento de seus clientes, podendo criar ofertas direcionadas a cada perfil, e reduzir custos e aumento da lucratividade.

A mobilidade tornou-se o pilar da Terceira Plataforma e é o motor que impulsiona a nova forma de fazer negócio. O crescimento acelerado da mobilidade passa a exigir das empresas respostas rápidas, melhor aproveitamento dos dados com estratégias Big Data e a geração de mais serviços onlines. Isso é possível graças às redes sociais, o ambiente virtual e a Internet das Coisas. Essas tendências juntas tornam os processos mais flexíveis, mantêm os serviços disponíveis 24 horas por dia e ajuda nas tomadas de decisão.

Ela também muda o paradigma no desenvolvimento de aplicações e as infraestruturas que as armazenam. As aplicações passam a rodar totalmente na nuvem e as empresas param de se preocupar com manter servidores de storage complexos.

Além disso, a segurança é diferente da existente nas outras plataformas, antes era possível apenas controlar o acesso às informações controlando o acesso à rede e a servidores críticos. Na terceira, deve-se levar em consideração que os colaboradores acessam informações corporativas não apenas do ambiente de trabalho, mas de locais não controlados que podem não ser seguros.

A Terceira Plataforma está sendo remodelada pelas novas tendências tecnológicas e, reorganizando todo o ambiente de TI corporativo para prepará-lo para a transformação digital ocorrida atualmente.


80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP)?

As empresas estão lidando com múltiplos dados provenientes de diferentes canais. Descubra como uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP) pode ser útil para simplificar processos e otimizar experiências! 

Realidade Estendida (XR): entenda o significado e aplicação no mercado

Conheça o significado por trás do termo “Realidade Estendida” (XR). 

Como usar a tecnologia para melhorar a experiência do cliente?

Os usuários agora esperam atendimentos mais ágeis e práticos. Saiba como providenciar uma boa experiência do cliente usando a tecnologia a favor do seu negócio!