BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

O gerenciamento de rede em Nuvem atende às necessidades de seus clientes?

Serviços de Cloud-Managed Network (CMN) se utilizam dos modelos de Software como Serviço (SaaS) e servem como alternativa de gerenciamento local. Conheça as vantagens deste método e como eles podem ajudar você e seus clientes.

 

O gerenciamento de rede em Nuvem atende às necessidades de seus clientes?

 

 

A tecnologia precisa ser vista como uma aliada das empresas, independente do quanto isso possa significar em gerenciamento de dados ou limitações operacionais. Uma coisa é certa: sempre há maneiras e soluções satisfatórias, bastando apenas que elas sejam encontradas e analisadas do ponto de vista custo versus benefício.

A boa notícia é que ferramentas, que ajudam você no gerenciamento de toda a estrutura, podem ser vistas nos mais diversos segmentos. E isso pode ser bem útil para profissionais da área de TI, desde que as devidas quebras de paradigmas sejam feitas. Afinal, a produtividade de escritórios e aplicativos Customer Relationship Management (CRM), de Gestão de Relacionamento com o Cliente, já migraram para Nuvem, assim como serviços de armazenamento e backup. Então porque não aproveitar e ter também benefícios de gerenciar sua rede pela Nuvem?

Neste tipo de serviço, os dispositivos da infraestrutura de rede, como pontos de acesso e switches, permanecem nos locais, assim como o tráfego de plano de dados. O que vai para a Nuvem é o gerenciamento e controle.

Optar por esse serviço de Cloud-Managed Network (CMN), já mostra alguns benefícios logo à primeira vista, são eles:


EQUIPE MÍNIMA, GERENCIAMENTO MÁXIMO

Pode ser desafiador manter e fornecer uma rede de Wi-Fi segura e rápida para usuários e clientes, especialmente quando há o gerenciamento em diversos locais distintos ou com pequenas equipes. Com o uso do modelo CMN, contudo, é possível gerenciar e monitorar switches e pontos de acesso sem fio de qualquer lugar, oferecendo flexibilidade de fazer alterações, resolver problemas e manter usuários conectados com qualidade.

 

Confira

 


PAGUE PELO QUE VOCÊ USA

Assim como todo serviço em Nuvem, a implementação de uma rede gerenciada utilizando esse método oferece imensa adaptabilidade. Isso significa que você pode simplesmente adicionar ou remover capacidades conforme as necessidades organizacionais se transformam. Outro benefício é que não é necessário gastar dinheiro imediatamente para a estrutura de gerenciamento. Na contabilidade empresarial, isso significa transferir os recursos CapEx (relacionados à aquisição de equipamentos e instalações) para o OpEx (despesas e dispêndios operacionais).


ATUALIZAÇÕES SEM ESFORÇO

Painéis de controle intuitivos e diversas ferramentas de relatórios simplificam o monitoramento de toda a rede, otimizam o desempenho e solucionam problemas remotamente. Não é necessário ser um especialista em redes para implementar e gerenciar as redes a partir da Nuvem, assim como possíveis melhorias de desempenho. Esqueça aquele esforço de equipe para manter tudo atualizado, como atualizações de segurança e patches. O próprio provedor faz isso, mantendo o sistema seguro com os recursos mais recentes e disponibilizando ferramentas de análise avançadas, como o de engajamento do cliente.


DISPONIBILIDADE NÃO É MAIS UM PROBLEMA

Como provedores investem pesadamente em infraestrutura a nível corporativo, sua rede estará sempre em funcionamento, o que é reconfortante principalmente para o gerenciamento remoto. Recursos de redundância e segurança integrados ao sistema garantem que a conectividade não se transforme em um problema.

Uma importante dica é que, mesmo que essa disponibilidade seja garantida, a infraestrutura precisa funcionar até quando o gerenciamento em Nuvem não está conectado, o que pode acontecer caso você perca o acesso à conexão WAN, por exemplo. E tem mais um detalhe: o fornecedor ou parceiro deste tipo de serviço precisa ser escolhido com muito cuidado. Certifique-se que se trata de uma empresa bem-conceituada na comunidade empresarial e ofereça as melhores ferramentas de gerenciamento e controle.

Avaliar com recorrência o custo versus benefício desta implementação é importante para obter sempre a melhor estratégia empresarial. Não há uma solução única e permanente, e isso funciona também para a implementação CMN. É possível que soluções dessa natureza passem, em algum momento, a exceder os custos de um gerenciamento local. Por isso que a análise contínua é sempre importante.

O fato é que a rápida evolução das redes sem fio tem exigido cada vez mais o empenho das equipes de TI. Garantir a disponibilidade, velocidade e segurança, não são mais uma questão de escolha. Usuários, clientes, fornecedores e visitantes estão exigentes e, por isso, nada menos que o melhor está sendo esperado das equipes de tecnologia.

 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que são Plataformas de Nuvem da Indústria (ICPs)?

Sua revenda está familiarizada com o conceito de Plataformas de Nuvem da Indústria (ICPs)? Entenda o que ele quer dizer. 

Como maximizar os benefícios da nuvem?

As empresas devem criar um plano estratégico para maximizar os benefícios da nuvem em seus negócios. 

Cloud Computing: 5 dicas para um controle eficiente de gastos

Descubra como seus clientes podem otimizar os custos em cloud computing com cinco estratégias!