BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Hybrid Cloud: por que é a escolha inteligente para seu negócio?

Entenda como este modelo funciona e quais são as principais vantagens para as empresas.

 

A adoção da nuvem já é quase onipresente nas empresas atualmente. Ainda que a possibilidade de utilizar provedores públicos seja uma opção atraente por diminuir a necessidade de gerenciamento da infraestrutura, os CIOs ainda hesitam migrar dados importantes e algumas aplicações para esse modelo.

Além disso, as organizações têm percebido que um único tamanho de nuvem não é suficiente para todos os serviços e negócios. Enquanto algumas empresas priorizam a economia, ideal na Cloud pública, outras buscam uma maior customização, encontrada no modelo privado. Por isso, a estrutura híbrida tem sido a escolha preferida entre os gestores de TI.

Esse modelo possibilita mesclar o melhor das duas opções - parte dos recursos são fornecidos como serviço, por meio de uma nuvem privada e os outros por meio de provedores terceirizados na nuvem pública, em que o pagamento é baseado no uso. Os componentes públicos e privados operam de forma independente uns dos outros e a comunicação entre eles é realizada por meio de criptografia.

Assim, a empresa consegue aproveitar o provisionamento instantâneo dos recursos sob demanda do modelo público, sem se preocupar com altos custos iniciais e longos prazos para construir soluções locais. Além de contar com a nuvem privada para lidar com as cargas de trabalho fixas, deixando cargas não previstas para serem executadas na nuvem pública, entre outros benefícios.

 

Confira a seguir as quatro maiores vantagens da Hybrid Cloud para os negócios:

1 - Flexibilidade: equilibrar o uso da nuvem é o principal recurso desse modelo, assim é possível ter um ambiente de TI com maior escalabilidade, altamente disponível e seguro.

2 - Eficiência: a produtividade e a facilidade de iniciar novos projetos aumentam sem a necessidade de grandes investimentos iniciais em projetos.

3 - Segurança: a cloud híbrida permite que padrões rigorosos de segurança sejam estabelecidos ao mesmo tempo em que estão em servidores dedicados fora do local da empresa. Além de possibilitar que a TI controle o fluxo de processamento de aplicações para componentes privados.

4 - Integração: para as empresas que ainda utilizam parte de suas aplicações em ambientes tradicionais, com a nuvem híbrida, é possível realizar a integração entre os ambientes e a manutenção de rotinas vitais com serviços de alto desempenho.

A popularidade desse modelo fez sua implementação crescer rapidamente. A evolução dos ambientes híbridos por parte das corporações têm proporcionado o aumento da agilidade da infraestrutura, redução de custos e maior flexibilidade de serviços. Além disso, essa tecnologia mudou a forma de interação com clientes, tornando-os o foco central do negócio e ajudou o setor de TI a superar metas e enfrentar a competitividade do mercado.

Implementar esta combinação em uma corporação requer um planejamento prévio e a realização de pesquisas de fornecedores para encontrar as soluções ideais que atendam a todas as necessidades. A maneira como os serviços são utilizados depende das prioridades de cada negócio. Para definir as cargas de trabalho em cada modelo é importante levar em conta o orçamento disponível de TI, as redes utilizadas e as necessidades de conformidade da empresa. Além disso, é importante determinar o equilíbrio entre as funções em cada um dos modelos antes de iniciar a implementação.

 

Conheça o BlueSky

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Cloud Computing: 5 dicas para um controle eficiente de gastos

Descubra como seus clientes podem otimizar os custos em cloud computing com cinco estratégias! 

Como definir uma estratégia robusta de nuvem híbrida?

Descubra como criar uma estratégia de Nuvem Híbrida mais eficiente para impulsionar os negócios. 

Por que seu cliente deve investir em backups inteligentes?

As empresas estão lidando com dados e ameaças cibernéticas que visam roubá-los. Por isso, protegê-los é essencial! Entenda a importância de um backup inteligente.