BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

MultiCloud e cibersegurança: quais os pontos de atenção para empresas?

Entenda como ter uma solução focada na segurança dos dados é importante para essa estratégia, que está cada dia mais presente nos negócios. 

 

Podemos definir a estratégia MultiCloud como um conjunto de infraestruturas de nuvem que utiliza pelo menos dois ambientes. Ela começou com o intuito de gerar confiança em relação às nuvens utilizadas por determinados negócios e, atualmente, se expandiu à medida que mais organizações adotam o trabalho remoto e o modelo de negócios híbrido.  

Para que a segurança dos dados seja eficiente, é necessária uma estratégia MultiCloud bem-sucedida e um esforço para a sua manutenção alinhado às metas do negócio. 

À medida que a adoção da Cloud Computing aumenta, o nível de exposição das aplicações, dados e usuários a acompanha na mesma proporção. Além disso, a infraestrutura corporativa está cada vez mais complexa e precisa suportar as rápidas migrações realizadas sem que a segurança fique comprometida.  

No entanto, lidar com um número crescente de plataformas e soluções pontuais de segurança só evidencia a escassez de profissionais de segurança aptos a operar este ambiente. Portanto, as empresas precisam buscar por soluções eficazes de cibersegurança, capazes de proporcionar visibilidade, controle e automação. 

Sua revenda de TI já conta com soluções integradas de segurança para MulticloudAcompanhe o conteúdo a seguir para saber mais sobre o assunto! 

Como fazer com que a estratégia MultiCloud seja eficaz? 

As nuvens isoladas geralmente são inseguras. Mesmo que a equipe responsável possa controlar totalmente as clouds individuais, elas não estão no mesmo patamar de segurança do que as nuvens múltiplas.  

Conheça nosso treinamento

Para garantir mais segurança, é necessário que exista uma única rede corporativa abrangendo todo o data center assim como todas as nuvens da empresa, e a organização também precisa fazer sua parte para que o controle da segurança dos dados seja satisfatório. 

Se isso não acontecer, a estratégia é praticamente anulada. A quantidade de informações armazenadas está crescendo em grande velocidade e de certa forma somos dependentes delas. Portanto, as empresas precisam se adaptar a isso para ter sucesso. 

Como evitar que a MultiCloud dificulte a segurança dos dados? 

Manter a segurança de uma nuvem múltipla é bastante complexo. Geralmente a utilização de várias nuvens dentro de uma empresa não se inicia de forma planejada.  

Alguns funcionários começam a compartilhar arquivos dentro de uma nuvem pública e quando se dão conta já existem três ou mais nuvens sendo utilizadas dentro de provedores diferentes. 

Se isso ocorrer, a segurança dos dados precisa ser acompanhada de perto, pois nesta situação fica muito mais difícil fazer o controle do fluxo de informações.  

Quem deve controlar o funcionamento da estratégia MultiCloud? 

Todas as pessoas que tenham acesso a um ambiente na nuvem são responsáveis a partir do momento em que acessam e efetuam alterações nela. Se acontecer algo porque um colaborador alterou uma configuração e não avisou o time, ele precisa estar ciente que poderá ser responsabilizado.  

Caso compartilhe dados com a nuvem, é fundamental que a companhia tenha total certeza de que eles sejam seguros a fim de não trazer malwares para o servidor.  

Também é possível criar uma estratégia MultiCloud para proteger os dados e ter a garantia de que eles estejam disponíveis quando for necessária à sua utilização. Dessa forma, fica mais fácil atender aos requisitos de confidencialidade. 

Para isso, é fundamental contar com uma série de soluções nativas da Nuvem, capazes de oferecer segurança para qualquer aplicativo e ambiente de implementação.  

 Em um ambiente dinâmico com várias nuvens, as empresas podem selecionar e escolher plataformas em nuvem para atender às suas necessidades exclusivas e mover aplicativos e dados para dentro e para fora da nuvem e de uma nuvem para outra. Ter essa flexibilidade de Nuvem é essencial para a inovação e agilidade dos negócios. 

Essas soluções nativas da nuvem, devem incluir: 

  • Firewall de próxima geração; 
  • Automação da segurança na nuvem; 
  • Conectividade VPN;
  • Segmentação da rede; 
  • Previsão de intrusões; 
  • Gateway seguro. 

Como escolher o provedor ideal? 

Para que não ocorra nenhum problema com o passar do tempo, é preciso fazer a escolha correta do provedor que irá fornecer essas soluções de segurança nativas da Nuvem. Para isso, avalie se ele apresenta certificações de segurança.  

E, para garantir que o ambiente MultiCloud esteja seguro, verifique se o tamanho do servidor é suficiente para realizar o armazenamento de todos os dados, além de conferir quais são as formas de realizar o backup e a sua flexibilidade caso seja necessário diminuir ou aumentar uma carga. 

fornecedor também é fundamental nesse processo, para que ofereça tráfego seguro, verificação dos servidores no que diz respeito a malwares, utilização de antivírus e outros. 

Caso seu objetivo seja a segurança dos dados em várias nuvens, é preciso que elas estejam integradas para que sejam eficazes. Assim haverá uma maior visibilidade e segurança, quesitos de extrema importância em todas as plataformas.  

A estratégia MultiCloud também precisa ser dinâmica e ter flexibilidade para que seja possível migrar dados conforme eles forem se expandindo. Isso não é apenas um detalhe, afinal, a tendência é que a quantidade de informações aumente e não diminua.  

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Como maximizar os benefícios da nuvem?

As empresas devem criar um plano estratégico para maximizar os benefícios da nuvem em seus negócios. 

Cloud Computing: 5 dicas para um controle eficiente de gastos

Descubra como seus clientes podem otimizar os custos em cloud computing com cinco estratégias! 

Como definir uma estratégia robusta de nuvem híbrida?

Descubra como criar uma estratégia de Nuvem Híbrida mais eficiente para impulsionar os negócios.