BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Mobilidade e soluções em contêineres: saiba como proteger dados corporativos em dispositivos móveis

Separar informações profissionais de pessoais no mesmo dispositivo ajuda a aumentar a segurança da informação, sem prejudicar as práticas de BYOD.

 

Mobilidade e soluções em contêineres: saiba como proteger dados corporativos em dispositivos móveis

 

 

A prática de BYOD entre funcionários no ambiente de trabalho cresceu de forma acelerada nos últimos anos, tornando a mobilidade parte integrante das estratégias de negócios das corporações. Junto a isso, os desafios de manter a proteção dos dados corporativos em dispositivos móveis também aumentaram.

Devido ao aumento das ameaças de ataque de malwares e outros perigos do mundo digital que estão cada dia mais evoluídos, há necessidade nesses dispositivos, de separar e proteger os dados profissionais dos pessoais para melhorar a segurança móvel.

Uma maneira de realizar essa tarefa é por meio da implementação de contêineres, que são aplicativos usados para armazenar informações em um ambiente seguro e criptografado. Eles realizam um armazenamento persistente, protegendo também as aplicações utilizadas em uma área autenticada do dispositivo móvel, isolando dados corporativos de informações pessoais.

 

Confira algumas perguntas que podem ajudar seus clientes a saberem como essa abordagem funciona e utilizarem em suas empresas.

O que é um contêiner seguro?

Um contêiner de dados seguro é um aplicativo móvel usado para separar uma parte do armazenamento de um dispositivo do restante do aparelho. O objetivo desse processo é isolar as aplicações corporativas para impedir que malwares, vírus, recursos do sistema e outros aplicativos consigam interagir com elas.

Os contêineres seguros são elementos essenciais no gerenciamento de aplicativos móveis (MAM), junto com as políticas de segurança. Eles oferecem um equilíbrio entre a segurança e a produtividade dos funcionários, proporcionando um ambiente seguro para que os colaboradores consigam desenvolver suas tarefas sem nenhum problema.

Quando uma empresa deve optar por essa abordagem?

À medida que o uso de BYOD aumenta no ambiente de trabalho, os riscos de ameaças ao sistema corporativo também crescem. Por isso, é essencial apostar no uso de contêiner. Com eles, é possível que a equipe de TI desative certas funções de aplicativos dentro do contêiner, apague informações sem afetar dados de usuários, realize limpeza remota de dispositivos no caso de perda ou roubo do aparelho, entre outras.

Um dos maiores benefícios dessa abordagem é a possibilidade da equipe de TI adotar uma estratégia de segurança unificada e aplicar políticas em vários dispositivos ao mesmo tempo.

Quais são as limitações da tecnologia de contêiner?

Apesar das diversas vantagens, o contêiner pode não ser a solução ideal para todos os problemas de segurança. Empresas que não possuem MAM ou sistemas de gerenciamento de dispositivos locais podem não ter a infraestrutura necessária para que essa abordagem seja executada de forma eficaz, podendo causar problemas de compatibilidade.

Portanto, a TI deve estar preparada para implementar essa solução e os usuários abertos para colaborar com o processo, aprendendo a utilizar as novas interfaces, além de alterar o uso dos dispositivos e contribuir para que a equipe de TI realize toda a administração dos aparelhos.

 

Conheça a ForeScout

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados