BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Mitos e verdades sobre a terceirização de TI

O número de empresas que apostam nessa modalidade de serviço tem aumentado. confira tudo sobre o assunto antes de contratar.

 

 

A tecnologia é indispensável para o bom funcionamento de qualquer empresa no mercado atual, que está cada dia mais moderno e competitivo. Isso exige que as organizações adotem soluções tecnológicas potentes e robustas, capazes de otimizar sua produtividade e relacionamento com os clientes.

O problema é que uma infraestrutura de TI exige uma equipe de profissionais qualificados dedicados e recursos para funcionar corretamente e nem todo negócio possui orçamento disponível.

Para solucionar essa questão surgiu o que chamamos de terceirização de TI, que é o termo utilizado para representar a terceirização da gestão e controle dos sistemas de tecnologia da informação utilizada por uma empresa.

Por meio da terceirização, a empresa pode usufruir do melhor de uma infraestrutura robusta de TI, com as melhores soluções tecnológicas, sem se preocupar em comprar equipamentos ou contratar uma equipe interna - tudo é feito por outra organização especializada no assunto.

Empresas de diversos setores adotam a terceirização de TI por suas diversas vantagens. Assim, elas podem se focar totalmente em seu core business, deixando os problemas de tecnologia nas mãos de profissionais capacitados.

No entanto, muitos empresários ainda possuem algumas desconfianças sobre essa modalidade, principalmente por causa da segurança de dados e, com isso, diversos mitos surgem sobre o assunto.

Para ajudar seus clientes a desmistificarem a terceirização de TI preparamos este blogpost explicando o que é mito e o que é verdade. Não perca!

Mitos e verdades sobre a terceirização de TI

1. Apenas grandes corporações se beneficiam da terceirização: Mito

Muitos acreditam que apenas organizações com grandes orçamentos podem utilizar a terceirização. No entanto, isso é mito. Essa solução pode ser personalizada para qualquer organização de acordo com seu orçamento disponível.

Basta que a empresa estabeleça suas prioridades e os recursos que irá contratar do fornecedor do serviço. Inclusive, a terceirização é uma ótima aliada de PMEs que visam expandir seus negócios e explorar novos mercados.

2. Os dados corporativos ficam vulneráveis: Mito

Há quem acredite que os dados ficam “abertos” para o parceiro de terceirização e, por isso, passam a ficar vulneráveis. Isso também é um mito. Os fornecedores do serviço são responsáveis apenas pela gestão e armazenamento das informações, logo, o acesso fica restrito de acordo com os níveis estabelecidos pela organização.

Além disso, a parceria é fechada por meio de um contrato, o qual irá garantir a confiabilidade e sigilo dos dados da organização. Assim, o seu negócio consegue garantir que todos os dados fiquem protegidos, mesmo que administrados por terceiros.

3. É uma solução econômica: Verdade

A economia com tecnologia e infraestrutura é uma verdade, inclusive é um dos principais benefícios de se optar pela terceirização de TI.

Por meio desse modelo de serviço, a corporação não precisa montar uma estrutura interna de TI, nem contratar funcionários para cuidar de seu funcionamento. Além disso, não é necessário se preocupar com as atualizações e manutenções do ambiente, tudo isso é responsabilidade do provedor do serviço.

4. A terceirização não agrega valor aos negócios: Mito

Outro mito referente a esse processo é sua relação com os negócios, mas, na verdade, ele pode sim agregar valor.

A partir do momento que uma corporação contrata uma equipe especializada para gerenciar sua infraestrutura de TI, passa a agir de forma mais otimizada e produtiva. Além disso, tem sempre à disposição novas tecnologias e tendências, podendo sempre inovar.

Desse modo, é possível agregar valor aos serviços oferecidos pela empresa e ser mais competitivo no mercado.

5. Todos os detalhes do contrato serão cumpridos: Verdade

Essa verdade sobre a terceirização de TI é uma de suas características mais importantes e que torna o serviço confiável. Ao realizar a sua contratação, a empresa irá assinar um documento detalhando todos os itens que deverão ser cumpridos pelo fornecedor, os SLAs.

SLA (Service Level Agreement) é um documento que diz respeito aos detalhes específicos dos objetivos e resultados da implementação de um software ou infraestrutura como serviço. A partir dele, a empresa pode garantir que todas as suas exigências serão seguidas.

O que achou deste conteúdo? Conseguiu perceber como a terceirização de TI pode ser um grande aliado dos negócios de sua empresa? Então não perca tempo e busque por um parceiro tecnológico para auxiliá-lo com essa implementação.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que são soluções de Open Source?

Entenda o que é Open Source e quais vantagens essa solução oferece para as empresas. 

Atendimento ao cliente: tendências para otimizar a experiência do usuário em 2024

Veja como as empresas líderes utilizarão tecnologias como a Inteligência Artificial (AI) para otimizar o atendimento ao cliente em 2024. 

O que é Gêmeo Digital da Cadeia de Suprimentos (DSCT)?

Com os Gêmeos Digitais daCadeia de Suprimentos (DSCT) seus clientes podem alcançar melhores resultados de negócios. Saiba mais detalhes: