BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Middleware: o que é e como pode ajudar as empresas?

Esse software é capaz de integrar aplicações complexas, trazendo maior agilidade e qualidade para os processos corporativos. 

 

Middleware: o que é e como pode ajudar as empresas?

 

 

Middleware é um software localizado entre sistemas operacionais, aplicações e ambientes. Seu objetivo é justamente dar coerência e aglutinar todas as tecnologias para que elas funcionem de forma correta e integrada. Ele tem se tornado cada vez mais fundamental nos ambientes corporativos complexos atuais.

A tecnologia passou a fazer parte de todo o universo corporativo, estando presente em cada processo operacional. Devido a isso, as empresas passaram a depender de soluções de infraestrutura e, consequentemente, de automação para otimizar a produtividade de suas equipes no ambiente de trabalho e gerar melhores resultados para os negócios.

Ao passo que novas tendências e soluções tecnológicas foram introduzidas nesse cenário, novos termos e tecnologias também passaram a fazer parte do dia a dia das corporações. O middleware é um deles.

O parque tecnológico das empresas está cada vez mais complexo, composto por inúmeros ambientes, aplicações e sistemas, os quais, muitas vezes, não conversam entre si. Isso acontece porque não foram desenvolvidos na mesma plataforma e, por isso, utilizam linguagens diferentes.

Realizar a integração de todas as aplicações usadas por uma empresa em um único sistema é um processo complexo. No entanto, o middleware pode ajudar nessa tarefa, fazendo com que todas as soluções trabalhem juntas em um ambiente homogêneo.

Por meio dele, as informações que vêm de múltiplas fontes diferentes e as aplicações passam a ser integradas. Assim, é possível ter maior agilidade e produtividade no ambiente de trabalho.

O middleware age como um tipo de camada, que realiza a mediação entre as várias tecnologias que são utilizadas. Desse modo, as informações são movidas ao mesmo tempo, sem que sistemas operacionais interfiram no processo.

 



Ele ainda centraliza funcionalidades do negócio e tira dos códigos dos aplicativos tarefas de acesso a componentes periféricos, como bancos de dados, e-mails, entre outros. Dessa forma, os serviços ficam mais rápidos, seguros e práticos.


Como o middleware pode ajudar nos negócios?


O middleware é um excelente aliado para as empresas que visam adquirir novas tecnologías e modernizar sua infraestrutura. Ele foi desenvolvido para suportar arquiteturas por meio de métodos orientados a processo. Dessa forma, permite que dados possam ser movidos de uma aplicação a outra sem problemas.

Confira a seguir os principais benefícios desse software para as empresas:


1. Comunicação entre diferentes aplicações

Uma das principais funções do middleware, como já citamos acima, é justamente promover a integração das diferentes aplicações utilizadas por uma empresa. Graças a isso, a TI pode utilizar facilmente tecnologias localizadas em outros locais, assim como adotar soluções em Nuvem.

Dessa forma, as organizações conseguem escalar de forma prática e rápida seus recursos, conseguindo lidar com altos picos de demanda ou reduzindo a capacidade quando necessário.


2. Processamento de dados

Quando não processados de forma correta, os grandes fluxos de informações de clientes captados pela empresa não podem ter valor nenhum para os negócios. Por isso, é fundamental que sejam filtrados e refinados. Apenas assim se tornarão informações valiosas.

Com o middleware, o processamento é otimizado e as informações captadas podem ser usadas como insights poderosos para os negócios.


3. Desenvolvimento de aplicações

A camada de middleware facilita o desenvolvimento das aplicações complexas utilizadas pelas corporações. Dessa forma, a criação e gestão dos aplicativos se tornam mais fácil e eficiente, permitindo que os recursos e esforços da equipe de TI sejam direcionados para outras áreas da empresa. Isso contribui para melhorar os negócios e as decisões estratégicas.


4. Segurança

O middleware ainda pode contribuir com o controle de acesso dos usuários por meio de validação de identidade dentro da infraestrutura. Assim, pode reforçar a segurança e facilitar a adoção da empresa à Computação na Nuvem.


5. Gestão de recursos de TI

A administração dos recursos também pode ser facilitada por meio do middleware. Dessa forma, a empresa pode contar com alto desempenho, confiabilidade, escalabilidade e agilidade de seus recursos.

O middleware tem se tornado um grande aliado das empresas rumo à Transformação Digital. Ele permite a adoção de novas soluções tecnológicas de forma prática e rápida. Dessa forma, as organizações conseguem se focar em tarefas mais importantes de seus negócios, aprimorando seus resultados.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP)?

As empresas estão lidando com múltiplos dados provenientes de diferentes canais. Descubra como uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP) pode ser útil para simplificar processos e otimizar experiências! 

Realidade Estendida (XR): entenda o significado e aplicação no mercado

Conheça o significado por trás do termo “Realidade Estendida” (XR). 

Como usar a tecnologia para melhorar a experiência do cliente?

Os usuários agora esperam atendimentos mais ágeis e práticos. Saiba como providenciar uma boa experiência do cliente usando a tecnologia a favor do seu negócio!