BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Metodologia agile e análise de dados: como gerar insights ágeis para os negócios?

Saiba como é possível tornar as análises mais ágeis e eficientes, garantindo melhores resultados para os negócios.


Agilidade se tornou palavra de ordem entre as empresas. Para acompanhar o mercado e as novas demandas dos clientes, é necessário que as organizações consigam inovar e se adaptar rapidamente. 

Para que isso seja possível, elas precisam compreender melhor os desejos e necessidades de seus consumidores e estarem prontas para oferecer os melhores produtos e serviços. No entanto, isso apenas é possível quando são realizadas análises de dados eficientes, capazes de gerar insights relevantes para os negócios.

Por meio de análises de dados é possível identificar padrões do mercado, detectar falhas internas e até mesmo fazer previsões. Desse modo, as tomadas de decisões corporativas passam a ser realizadas com maior precisão. 

Entretanto acompanhar o ritmo dos fluxos de dados gerados e coletados atualmente não é uma tarefa fácil. As empresas precisam adicionar agilidade nesse processo. É aí que a metodologia agile se torna essencial.

Acompanhe o artigo a seguir e entenda como as empresas podem se beneficiar de uma gestão ágil para gerar insights cada vez mais relevantes para seus negócios. Boa leitura!

O que é a metodologia ágil?

O agile é uma abordagem utilizada pelas empresas com a finalidade de acelerar as entregas durante o desenvolvimento de um projeto. Inicialmente, foram criadas como uma alternativa à gestão tradicional do desenvolvimento de softwares, mas atualmente pode ser aplicada a qualquer tipo de projeto.

Ela é colocada em prática para fracionar as diversas etapas de um projeto em entregas isoladas. Assim, em cada etapa do processo, as equipes devem atingir uma meta estabelecida previamente para cada fase até sua conclusão, que irá resultar na entrega total do projeto.

Essa metodologia é muito utilizada pelas empresas, pois incentiva o trabalho em equipe, a auto-organização, a comunicação, o foco no cliente e a entrega de valor. Assim, as equipes são compostas por profissionais multidisciplinares que fazem uso da inteligência coletiva para executar cada etapa do projeto.

New call-to-action

Mas o que ela significa no contexto da geração de insights?

Os processos de análises de dados normalmente são muito trabalhosos devido ao grandes fluxos de dados coletados e gerados pelas empresas, os quais podem ser estruturados. Por isso a maioria de organizações ainda é muito lenta na adoção de análises avançadas.

O agile é uma abordagem focada em dividir as aplicações e atividades das equipes para aumentar a performance geral. Portanto pode ser aplicada às equipes de análises de dados para otimizar a forma como esse processo é feito.

Trata-se de um modelo que é iniciado com um objetivo que tenha alto valor para os negócios e, então, divide o trabalho de ciência de dados em pequenos objetivos incrementais que podem ser apresentados aos gestores em pequenas etapas e poucos dias. Cada pequena descoberta pode ser revisada e utilizada para pequenas tomadas de decisões, tornando-se um passo em direção à realização do objetivo original maior.

Por meio dessa abordagem é possível confirmar, com testes menores, que determinada estratégia é realmente válida para a realidade onde será aplicada. Fazer isso antes de se comprometer com gastos maiores dá maior sustentabilidade financeira à empresa e a seus projetos.

Desse modo a gestão ágil aplicada às análises de dados para a geração de insights torna o processo mais rápido e com menores custos e riscos de erro, aumentando a qualidade das decisões corporativas.

Quais os benefícios da geração ágil de insights?

Essa abordagem pode proporcionar muitas vantagens para o dia a dia da organização, confira abaixo os principais:

  • Melhoria na tomada de decisões: quando os dados estão bem integrados e as análises são mais certeiras e inteligentes, as tomadas de decisões se tornam mais úteis.
  • Agilidade de processos: esse processo elimina aquelas tarefas que não trazem o retorno desejado para a empresa, por isso os colaboradores podem se focar mais em seus objetivos.
  • Maior engajamento da equipe: a metodologia ágil exige reuniões semanais, o que envolve mais a equipe com seus projetos e objetivos.
  • Previsibilidade de prazos: o processo passa a ser melhor estruturado, assim cada membro do grupo sabe exatamente quais são seus objetivos e metas, podendo se concentrar nas entregas combinadas.

A metodologia ágil pode trazer inúmeros benefícios para os processos corporativos, com as análises de dados não seria diferente. Essa abordagem evita contratempos durante a execução de projetos e melhora a entrega final. Quando aplicada na geração de insights, ela pode proporcionar resultados mais rápidos, precisos e inteligentes.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP)?

As empresas estão lidando com múltiplos dados provenientes de diferentes canais. Descubra como uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP) pode ser útil para simplificar processos e otimizar experiências! 

Realidade Estendida (XR): entenda o significado e aplicação no mercado

Conheça o significado por trás do termo “Realidade Estendida” (XR). 

Como usar a tecnologia para melhorar a experiência do cliente?

Os usuários agora esperam atendimentos mais ágeis e práticos. Saiba como providenciar uma boa experiência do cliente usando a tecnologia a favor do seu negócio!