BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Maturidade digital: quais características são necessárias para a empresa do futuro?

Para ser capaz de implementar a Transformação Digital com sucesso, é necessário adquirir alguns conhecimentos.


A Transformação Digital é um conceito que se tornou indispensável para as empresas nos últimos anos. Ela vem revolucionando a forma como as organizações trabalham e se relacionam com seus clientes. As novas tecnologias e inovações que estão surgindo no mercado têm exigido alterações nos modelos de negócios para se sobreviver à era digital.

Para que as empresas sejam capazes de implementar e se adaptar aos ambientes digitalizados, as mudanças são inevitáveis. No entanto, não basta criar um ambiente totalmente digital, sem que haja adaptações dos funcionários, clientes e parceiros. É necessário alcançar a maturidade digital.

Esse termo nada mais é que a expressão utilizada para descrever o nível de adaptação das organizações a ambientes cada vez mais tecnológicos e conectados. Portanto, para ter sucesso em seus projetos inovadores, as empresas precisam saber que a transformação e a maturidade digital devem andar juntas.

Não é possível percorrer o caminho da transformação digital sem a mentalidade apropriada. Os dois conceitos se completam para impulsionar e aprimorar a performance da organização em sua construção de um ambiente moderno e inovador.

Por isso, antes de sair investindo em novas ferramentas altamente tecnológicas, é necessário preparar a equipe e desenvolver o conhecimento necessário para lidar com elas. Apenas assim, é possível aproveitar todos os benefícios proporcionados por essas inovações.

E os clientes de sua revenda em qual nível de maturidade digital estão? Confira a seguir quais são as características necessárias para se alcançar esse conhecimento e, assim, ter sucesso em seus negócios:

O que é maturidade digital?

A maturidade digital é o conceito utilizado para descrever os processos e práticas empresariais que ajudam as empresas a conseguirem competir em um mundo cada vez mais digital.

Por meio dela, as organizações conseguem ter os conhecimentos necessários para implementar ambientes digitais e a capacidade de responder a eles da forma apropriada.

A busca por essa maturidade é fundamental para aprimorar o conhecimento, inovação, adaptação e foco das empresas nos negócios. Logo, o aprendizado adquirido permite que o empreendimento se adapte da melhor forma possível ao novo contexto.

Os gestores que enxergam a transformação como uma oportunidade e percebem a importância de adquirir conhecimento sobre as tendências digitais conseguem sair na frente, utilizando seus dados, canais e tecnologias para promover a colaboração entre seus funcionários.

Uma empresa digitalmente madura emprega seus esforços para realizar o alinhamento das tecnologias com suas estratégias de negócio e, assim, é capaz de criar sistemas bem projetados, além de consolidar sua modernização e automação.

Como você pôde ver, a maturidade digital é indispensável para o dia a dia das empresas modernas. Por meio desse conhecimento, as empresas passam a agir de forma mais otimizada, alcançando diversos benefícios, como:

  • Desenvolvimento de estratégias digitais mais ágeis e assertivas;
  • Identificação de possibilidades de retenção e satisfação dos clientes;
  • Aumento da produtividade das equipes;
  • Redução de custos;
  • Maior reputação e visibilidade da empresa nas mídias sociais.

Quais as características necessárias para a maturidade digital?

Uma corporação com maturidade digital possui as tecnologias certas para digitalizar e automatizar seus processos e ainda saber extrair o melhor das ferramentas para otimizar as operações.
Para se atingir esse conhecimento, é necessário adquirir uma série de características. Confira quais são elas:

- Excelência operacional: a gestão da TI deve simplificar processos e auxiliar na colaboração entre equipes. Assim, é possível ter uma comunicação interna mais efetiva, o que leva a uma maior excelência operacional.

- Proficiência digital: por meio do conhecimento digital, é possível reduzir custos, melhorar operações e aumentar receita. Portanto, a empresa deve investir em profissionais dedicados ao digital. Desse modo, é possível utilizar esse conhecimento para tornar a tecnologia uma vantagem comercial e otimizar os insights de negócios.

- Ser inovador: por meio do incentivo a inovação, a TI pode melhorar o crescimento da receita da empresa e elevar o grau de maturidade. Dessa forma, ao ter um pensamento inovador, a organização conseguirá reinventar seus processos e contar com recursos modernos para gerenciar a inovação nos negócios.

- Foco no cliente: por meio do alinhamento da TI com os demais setores da corporação, é possível entender melhor as expectativas dos clientes. Assim, a empresa poderá utilizar a tecnologia como ferramenta estratégica para aprimorar a experiência dos consumidores, oferecendo um atendimento personalizado.

- Ser flexível: uma organização digital é capaz de desenvolver processos internos divididos em componentes de serviços e espontâneos, ao contrário dos sistemas fechados das empresas desatualizadas. Por meio de uma cultura flexível, é possível explorar diferentes pontos de vista e conhecimentos para se solucionar problemas, desenvolvendo uma abordagem estrutural para superar desafios.

- Autonomia: essencial para se alcançar a maturidade digital, a autonomia traz melhorias de eficiência, agilidade na capacidade de respostas e permite a criação de um ambiente de trabalho que incentiva a criatividade. Por meio da autonomia, a equipe pode se organizar sozinha para resolver os problemas apresentados. Assim, o negócio mantém processos transparentes, mais ágeis e assertivos.

- Resiliência: ser resiliente é crucial para sobreviver ao cenário disruptivo digital atual. As falhas cometidas não podem afetar todo o sucesso do negócio. Por isso, a TI deve desempenhar o papel fundamental na governança e gerenciamento de riscos, garantindo que as falhas sejam corrigidas e os processos continuem rapidamente.

A maturidade digital vai além da simples implementação de novas ferramentas tecnológicas. Ela traduz o nível de preparo da empresa para lidar com os novos recursos tecnológicos, indicando o quanto ela é capaz de atender às expectativas digitais de seus clientes, funcionários e parceiros. Portanto, os empreendimentos precisam se adaptar a uma realidade de inovações contínuas e de resposta rápida às mudanças e desafios, frente às oportunidades que surgirem no mercado.

 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP)?

As empresas estão lidando com múltiplos dados provenientes de diferentes canais. Descubra como uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP) pode ser útil para simplificar processos e otimizar experiências! 

Realidade Estendida (XR): entenda o significado e aplicação no mercado

Conheça o significado por trás do termo “Realidade Estendida” (XR). 

Como usar a tecnologia para melhorar a experiência do cliente?

Os usuários agora esperam atendimentos mais ágeis e práticos. Saiba como providenciar uma boa experiência do cliente usando a tecnologia a favor do seu negócio!