BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Inteligência de mercado: o que é e como pode ajudar empresas?

Entenda como esse conceito é fundamental para as organizações que querem estar à frente da concorrência e conquistar melhores resultados nos negócios.

 

 

Conhecer melhor a concorrência, as necessidades dos clientes, os problemas internos, as oportunidades e tendências do mercado, enfim, são inúmeras as possibilidades que as empresas possuem atualmente graças às análises de Big Data.

Diante de uma sociedade que gera milhares de dados a cada minuto e os disponibiliza em redes sociais e diversos outros sites na internet, as organizações estão repletas de informações que podem ser transformadas em insights relevantes para os negócios.

É nesse contexto que surge a inteligência de mercado, um conceito capaz de extrair oportunidades a partir de dados brutos que podem auxiliar as corporações a se anteciparem a riscos e tendências e, assim, tomarem melhores decisões.

Você já conhece esse conceito? Confira a seguir o significado de Inteligência de Mercado e descubra como pode ajudar sua empresa. Boa leitura!

O que é inteligência de mercado?

Inteligência de mercado é o processo de transformar dados brutos em informações relevantes. Em outras palavras, podemos dizer que é uma estratégia baseada na coleta de dados para a obtenção de insights.

Ela envolve uma série de atividades, como a coleta, organização, análise e transformação dos dados utilizados, por isso, podemos dizer que a inteligência de mercado consistem em um processo contínuo, que deve ser realizado constantemente pelas empresas.

Por meio dela, as organizações conseguem fazer previsões, aumentar suas vendas e gerar vantagem competitiva em relação aos concorrentes, pois é capaz de tomar melhores decisões estratégicas com base em dados reais.

Essa área de estudo engloba todo o ambiente de negócios no qual a empresa se encaixa, observando tudo o que possa impactar a performance da organização no mercado.

Desse modo, ao adotar a inteligência de mercado, as empresas podem contar sempre com informações úteis no dia a dia dos negócios. Por meio desse processo, é possível:

  • Saber qual a opinião dos consumidores sobre os produtos/serviços oferecidos;
  • Avaliar se os preços dos produtos estão condizentes com o mercado;
  • Identificar os diferenciais e pontos fracos dos produtos e serviços;
  • Entender a visão dos clientes sobre a marca;
  • Conhecer mais a fundo as necessidades e desejos dos clientes atuais e potenciais;
  • Acompanhar a concorrência;
  • Entender o segmento de mercado que está inserido, os seus problemas, tendências, influenciadores, entre outros.

Para que seja possível proporcionar todos esses benefícios, a inteligência de mercado utiliza diferentes táticas, como o benchmarking, análises SWOT, monitoramento de mídias sociais e, principalmente, a análise de Big Data.

Como a inteligência de mercado pode ajudar as empresas?

Contar com esse tipo de processo permite que as empresas tomem melhores decisões, o que impacta diretamente em diferentes pontos de seus negócios. Graças a isso, é possível:

Agir rapidamente: por meio das previsões da inteligência de mercado, a organização consegue antecipar a movimentação do mercado, entendendo como as mudanças irão impactar seus negócios. Assim, ela pode se preparar e elaborar novas estratégias para se ajustar à nova realidade rapidamente.

Aprender com os erros dos concorrentes: as análises da concorrência permitem que as organizações evitem falhas já cometidas por terceiros. É possível conhecer a história de outros empreendimentos com o mesmo perfil para identificar bons exemplos, descobrir quais estratégias funcionam, entre outras informações úteis para evitar contratempos.

Se destacar no mercado: as previsões desse processo auxiliam as organizações a serem pioneiras na adoção de tendências do mercado. Assim, elas conseguem sair na frente da concorrência e se diferenciar.

Identificar oportunidades: enquanto muitas empresas ainda estão se adaptando à transformação digital e às novas tecnologias, aqueles empreendimentos que apostam na inteligência de mercado conseguem identificar os pontos que podem ser melhor explorados para gerar novas oportunidades facilmente.

Inovar constantemente: em uma sociedade cada vez mais digital é fundamental investir constantemente em inovações para não se tornar obsoleto. A inteligência de mercado permite conhecer tendências, novas tecnologias e o que está surgindo de novo. Desse modo, as empresas conseguem inovar de forma ágil e constante.

Com o avanço da tecnologia e o aumento constante do volume de dados gerados, é fundamental que as empresas invistam em tecnologias como a inteligência de mercado para conseguir lidar com esses enormes fluxos. Apenas assim será possível extrair informações realmente relevantes para atingir melhores resultados nos negócios.

 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP)?

As empresas estão lidando com múltiplos dados provenientes de diferentes canais. Descubra como uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP) pode ser útil para simplificar processos e otimizar experiências! 

Realidade Estendida (XR): entenda o significado e aplicação no mercado

Conheça o significado por trás do termo “Realidade Estendida” (XR). 

Como usar a tecnologia para melhorar a experiência do cliente?

Os usuários agora esperam atendimentos mais ágeis e práticos. Saiba como providenciar uma boa experiência do cliente usando a tecnologia a favor do seu negócio!