BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Inteligência Artificial e Machine Learning: quais suas diferenças e vantagens?

Essas duas tecnologias estão transformando a forma como as empresas fazem negócios e se relacionam com seus clientes.

 

 

A transformação digital tem mudado constantemente a forma como as empresas gerenciam e cuidam dos seus negócios. Elas já perceberam a necessidade de adequar seus modelos de negócios para sobreviverem no mercado competitivo atual, utilizando tecnologias como Inteligência Artificial e Machine Learning.

Com o crescente volume de dados e uso de dispositivos móveis, a capacidade de avaliação e tratamento das informações dos clientes, obtidas por meio de análises de Big Data, tornou ainda mais importante para as empresas conseguirem oferecer a melhor experiência aos clientes. Por isso, elas têm apostado cada vez mais nessas tecnologias com o objetivo de melhorar a experiência dos consumidores.

No atendimento aos clientes, a inteligência artificial pode ser usada para criar respostas automatizadas que interpretem as perguntas dos usuários e, assim, consigam oferecer respostas adequadas a partir de uma base de conhecimento. Ela ajuda as corporações a entenderem seus clientes, melhorando a comunicação. As respostas automáticas dadas dependem do recurso de machine learning, responsável por combinar dados históricos no sistema. Dessa forma, as informações são captadas e fornecidas como forma de benefícios, personalizando o atendimento aos clientes.

A partir desse entendimento, podemos perceber que inteligência artificial e machine learning são duas tecnologias interligadas, entretanto, não são a mesma coisa, sendo usadas para atividades diferentes entre si, embora complementares.


Inteligência Artificial (AI)


Inteligência artificial é um termo já utilizado desde 1956 e envolve a performance de máquinas que conseguem realizar tarefas que se aproximam da inteligência humana.

Ela abrange toda a ciência que visa tornar os dispositivos capazes de simular a capacidade humana, realizando atividades inteligentes por meio de programas e algoritmos.

Por meio dela, as empresas conseguem reduzir erros de processos e podem contar com a possibilidade de alcançar um maior grau de precisão. Além disso, tornam os ambientes mais capacitados para suportar riscos, reduzindo, assim, as chances de falhas.

Assistentes virtuais e outras aplicações com raciocínio automatizado tornaram-se fenômenos comuns e essenciais no cotidiano das pessoas. Eles funcionam graças à inteligência artificial e são capazes de interagir com seus usuários, o que reduz a necessidade de recursos humanos, ajudando as empresas a economizarem e otimizarem suas equipes.

Outra grande vantagem dessa tecnologia é a eliminação de trabalhos repetitivos e monótonos da rotina dos funcionários de uma empresa. As máquinas pensam mais rápido do que os seres humanos e podem ser colocadas para agir em modo multitarefa.

Machine Learning


É a base operacional da inteligência artificial, tornando-a viável e fazendo as atividades acontecerem dentro de seus sistemas. Machine learning é aplicado em tarefas especializadas.

O machine learning tem a capacidade de copiar a lógica de raciocínio e os mecanismos dos neurônios humanos. Por meio de seus algoritmos inteligentes, as máquinas não precisam ser programadas sempre, seus sistemas centrais aprendem com a interação dos usuários.

Elas coletam dados e, além de armazená-los e cruzá-los, aprendem com eles e, assim conseguem raciocinar de forma lógica, ou seja, a partir da inteligência do sistema, sem a necessidade de interação humana.

Esse aspecto interativo do aprendizado de máquinas pode trazer diversas vantagens para as corporações, pois conforme novos dados vão surgindo, vão se adaptando de forma independente. As máquinas conseguem aprender com os cálculos anteriores para tomar novas decisões e ter resultados confiáveis.

As duas tecnologias, inteligência artificial e machine learning, possuem suas especificidades, mas trabalham em conjunto para aprimorar os modelos de negócios. Elas ajudam as empresas a entenderem melhor seus clientes e a melhorar a comunicação entre eles.

 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP)?

As empresas estão lidando com múltiplos dados provenientes de diferentes canais. Descubra como uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP) pode ser útil para simplificar processos e otimizar experiências! 

Realidade Estendida (XR): entenda o significado e aplicação no mercado

Conheça o significado por trás do termo “Realidade Estendida” (XR). 

Como usar a tecnologia para melhorar a experiência do cliente?

Os usuários agora esperam atendimentos mais ágeis e práticos. Saiba como providenciar uma boa experiência do cliente usando a tecnologia a favor do seu negócio!