BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Glossário de TI: 11 termos que seus clientes precisam saber

Saiba quais são os principais termos e tendências que as empresas precisam conhecer para modernizar seus negócios e conseguir melhores resultados. 

 

Glossário de TI: 11 termos que seus clientes precisam saber

 

 

A tecnologia está transformando a forma como as empresas fazem negócios. Ela deixou de estar presente apenas no setor de TI como suporte técnico, tornando-se peça fundamental em todos os departamentos. Atualmente, praticamente todos os colaboradores de uma empresa utilizam alguma solução tecnológica para desempenharem suas funções. Sem ela nenhuma corporação consegue crescer e se desenvolver.

Devido a isso, alguns termos e tendências passaram a ser utilizados com maior frequência no ambiente de trabalho, como Cloud Computing, automação, experiência do usuário, Internet das Coisas, Big Data, entre outros.

Todos os colaboradores devem conhecê-los e saber como aplicá-los a seu dia a dia. Isso se tornou fundamental para garantir um bom desempenho e agilidade nos processos operacionais.

Apenas com uma equipe integrada e envolvida com as novas tecnologias é possível que uma empresa se desenvolva e aproveite todos os benefícios que as soluções tecnológicas podem proporcionar.

Para ajudar seus clientes e a equipe deles a tirarem todas as dúvidas sobre as principais tecnologias presentes no ambiente corporativo, criamos um glossário de TI com os principais termos desse setor.

 



Confira a lista a seguir e auxilie seus clientes a ficarem por dentro do Universo de TI:


Glossário de TI

 

Bitcoin

A moeda virtual já é utilizada por diversas empresas para realizar transações. O bitcoin é a primeira criptomoeda descentralizada que permite a realização de transações financeiras online sem a necessidade de um intermediário legal regulador.


Blockchain

Relacionado ao bitcoin, o Blockchain é uma tecnologia que agrupa transações encadeadas em blocos. Ele possui uma estrutura com alto nível de segurança e é praticamente inviolável.

BOTNET

Um botnet é um conjunto de programas conectados à internet que se conectam a outros, formando uma rede de agentes de softwares para executar uma tarefa autonomamente. Normalmente, são utilizados por hackers para enviar mensagens de spam ou disseminar algum vírus para milhares de computador ao mesmo tempo.


Business Intelligence (BI)

O termo significa Inteligência de Negócios e refere-se a um conjunto de soluções, métodos, tecnologias e processos que permitem que uma empresa analise seus dados, visualize métricas, gere indicadores e outras medidas estratégicas para otimizar a tomada de decisões nos negócios.

Customer Relationship Management (CRM)

Em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente consiste no conjunto de práticas, estratégias e ferramentas utilizadas pelas organizações no gerenciamento e avaliação das interações com os clientes. Um software CRM é capaz de antecipar as necessidades dos clientes e trazer mais mobilidade para a rotina de vendas.


Data mining

Mineração de dados é um processo de análise de grandes volumes de dados muito utilizado pelas empresas para procurar padrões e correlações entre as informações dos clientes, as quais permitam melhorar o atendimento. O software de Data Mining utiliza como base os dados relacionados a negócios, mercado, redes sociais, entre outros.


Gamificação

É uma estratégia nova que vem se popularizando entre as empresas. A gamificação incentiva um novo tipo de interação entre marca e público com base em incentivos que instigam a cooperação e a competitividade humana. Suas ações envolvem mecânicas de jogos e lógica de games para envolver o público.

 

Information Technology Infrastructure Library (ITIL)

ITIL é a sigla para Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação em português. Refere-se a um conjunto de práticas operacionais que podem melhorar a gestão de TI das empresas. Por meio dela, é possível encontrar as melhores abordagens para tornar os processos mais rápidos e de qualidade.


Internet of Things (IoT)

A Internet das Coisas é uma tendência que permite que simples objetos do dia a dia das pessoas se conectem entre si por meio da internet. IoT visa tornar a vida da sociedade mais prática, inteligente e móvel.


ISO 9001:2015

É um conjunto de requisitos técnicos agrupados que formam um sistema de gestão de qualidade criado pela International Organization For Standardization (ISO). Ele visa normatizar produtos e serviços de todas as empresas, independente do porte e ramo de atuação.

 

Machine Learning

O conceito significa Aprendizado de Máquina e é uma tendência do mercado que tem ganhado cada vez mais espaço entre as empresas. Ele utiliza a Inteligência Artificial para analisar dados de desempenho e assim consegue tomar decisões rápidas para tornar processos mais eficientes. Com ferramentas de Machine Learning as empresas conseguem tomar decisões mais rápidas e, assim, aumentar a competitividade no mercado.


Esses são apenas alguns dos termos que passaram a fazer parte da rotina dos membros das empresas. O número continuará a crescer conforme novas tecnologias surjam no mercado. Por isso, é fundamental que as organizações se preocupem em manter seus colaboradores atualizados e incentivá-los a sempre adquirir novos conhecimentos e habilidades. Apenas assim será possível se manter à frente dos concorrentes.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

A evolução da televisão está chegando! Conheça a TV 3.0

A TV 3.0 une televisão e internet em um único padrão tecnológico. Aprofunde-se no assunto! 

O que você precisa saber sobre Open Health?

Entenda mais sobre o conceito de Open Health e descubra seus benefícios para a área da saúde. 

O que são soluções de Open Source?

Entenda o que é Open Source e quais vantagens essa solução oferece para as empresas.