BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Firewall gerenciado como serviço: o que é e quais as vantagens?

Proteger as informações corporativas tem se tornado uma tarefa difícil. Por isso, as empresas precisam investir em ferramentas robustas e eficientes como o firewall na Nuvem.

 

Em um mundo cada vez mais digital, a segurança da informação passou a ser uma preocupação recorrente nas empresas. É necessário que elas consigam monitorar e eliminar as possíveis brechas e vulnerabilidades de seus sistemas, ao mesmo tempo em que mantêm seus dados seguros e disponíveis.

Para que sejam capazes de manter seus ambientes de computação seguros e conduzir com eficiência suas rotinas, tornou-se necessário investir em ferramentas de proteção robustas e potentes para lidar com as ciberameaças, que estão se modernizando e ficando mais fortes a cada dia.

Nesse contexto, o firewall passou a ser uma peça-chave para manter a rede corporativa mais segura. Ele pode atuar em todos os níveis de proteção, garantindo um inspecionamento profundo do tráfego de rede, desde as infraestruturas locais até a Nuvem.

No entanto, adquirir um Firewall local potente continua sendo um grande desafio para as empresas que não possuem grandes orçamentos e não contam com uma equipe de TI especializada.

Ele exige um alto investimento inicial em hardwares e softwares, além da contratação de uma equipe interna focada em cibersegurança. Então como garantir uma efetiva proteção dos dados e sistemas corporativos sem adquirir um firewall de alto custo? A solução é simples, basta que a empresa invista em um Firewall gerenciado como serviço.

Você já conhece esse modelo de serviço? Sabe os benefícios que ele pode trazer para os negócios? Confira o conteúdo a seguir e aprenda os diferenciais do Firewall na Nuvem. Boa leitura!

New call-to-action

O que é Firewall gerenciado como serviço?

O Firewall gerenciado como serviço (FWaaS) ou Next Generation Firewall (Firewall de Próxima Geração), como também é conhecido consiste em uma solução gerenciada remotamente. Ele funciona por meio da Cloud Computing, assim basta que a empresa faça uma assinatura mensal da ferramenta por meio de um fornecedor do serviço.

Por meio do firewall gerenciado, as organizações passam a contar com uma proteção efetiva e personalizada, focada nas necessidades de cada negócio, atualizações constantes e todos os outros benefícios dessa ferramenta. No entanto, o serviço é prestado por um terceiro, sem a necessidade de grandes investimentos.

Ele é mais completo do que o modelo legado e é capaz de fazer o bloqueio de acessos a sites indesejados, downloads maliciosos, vazamento de dados, tentativas de ataques, exploração de vulnerabilidades, como SQL Injection por exemplo.

O FWaaS, além de abranger todos os requisitos de segurança de um local, é capaz de oferecer diversos níveis de customizações e defesas contra vulnerabilidades incomuns, malwares, ransomwares e worms.

Além disso, apresenta alternativas de recuperação de dados e melhorias para evitar a recorrência das falhas, por meio de atualizações e releituras do software e conta com vantagens relacionadas à escalabilidade, disponibilidade e flexibilidade.

Quais as vantagens do Firewall gerenciado como serviço?

O firewall da próxima geração possui muitas vantagens, ele é capaz de reduz o tempo de reação contra ameaças, corrigir vulnerabilidades em tempo real, além de manter a infraestrutura de TI atualizada constantemente com todas as ferramentas de segurança em uma única plataforma.

Confira a seguir outros motivos para apostar nesse modelo de proteção:

1. Alta disponibilidade

Atualmente, poucos minutos de inatividade podem causar grandes prejuízos para as empresas. Por isso manter seus sistemas disponíveis a todo momento é fundamental.

Por meio do FWaaS é possível garantir que as empresas não sofram com interrupções em suas atividades, devido a sua infraestrutura virtual com energia elétrica totalmente redundante e serviços de rede, bem como estratégias de backup para o caso de falhas do ambiente.

2. Mais segurança

Esse modelo como serviço fornece recursos avançados de proteção, que possibilitam o gerenciamento de acessos de acordo com as aplicações e usuários da empresa.

Ele combina diversas funcionalidades e aplicações para otimizar o tráfego e os sistemas de detecção e prevenção. Além disso, os fornecedores da ferramenta garantem atualizações imediatas em caso de um ataque ou tentativa de invasão.

3. Monitoramento e suporte constantes

Ao contratar o firewall gerenciado como serviço, a empresa não precisa se preocupar em ter uma equipe focada em gerenciar o ambiente e realizar as manutenções necessárias.

Os fornecedores do serviço são responsáveis por fazer um atendimento abrangente, que inclui monitoramento e suporte disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana.

4. Realização de atualizações automáticas

Manter os sistemas atualizados é fundamental para garantir que erros e vulnerabilidades de suas versões anteriores foram corrigidas. Ao adotar o firewall na Nuvem, a empresa pode ter a garantia de que todas as atualizações serão feitas automaticamente e em tempo real.

Dessa forma, é possível garantir que todos os softwares e sistemas estarão sempre operando com sua última versão que será mais potente e eficiente.

5. Redução dos custos

Ao investir em uma solução completa gerenciada, as organizações conseguem reduzir drasticamente suas despesas não precisando adquirir softwares e equipamentos caros, além de eliminar os gastos na resolução de danos causados por ciberameaças.

Os fornecedores do firewall gerenciado como serviço se tornam responsáveis por prevenir o vazamento de informações confidenciais da empresa e de seus clientes, além de garantir a segurança total do sistema.


É cada vez mais essencial que as empresas garantam uma proteção completa de suas redes para sobreviverem no mercado digital atual. Por isso, contar com a implementação de soluções avançadas e equipamentos de ponta é essencial para se destacar. O Firewall gerenciado como serviço é a opção ideal para isso.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

3 previsões de privacidade para os próximos anos

As violações de dados estão aumentando. O que esperar para os próximos anos? Confira as principais previsões de privacidade para ficar de olho. 

3 estratégias para fortalecer a segurança da Supply Chain

Saiba como fortalecer a segurança da Supply Chain. 

Cibersegurança: as ameaças virtuais mais comuns no Brasil

O cenário de ameaças virtuais está se intensificando. Saiba quais são os principais ataques cibernéticos no Brasil!