BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Era cognitiva: seus clientes já estão preparados?

A computação cognitiva faz parte de uma revolução digital que veio para mudar, definitivamente, a interação do homem com a máquina.

 

Era cognitiva: seus clientes já estão preparados?

 

 

São inegáveis as transformações comportamentais, econômicas e sociais que as soluções tecnológicas trouxeram para o nosso cotidiano. Além de implementarem aprimoramentos e ferramentas práticas para o dia a dia das revendas e empresas de todos o portes, também trouxeram facilidades para nossa vida pessoal. O smartphone é um bom exemplo.


A nossa interação com as máquinas está passando por um processo de ressignificação característico do novo milênio. A esse fenômeno chamamos era cognitiva. A era dos computadores tradicionais chegou ao fim e, agora, dá lugar a uma nova forma de potencializar essa interação entre homem e máquina: a computação cognitiva.


Os computadores tradicionais seguem uma linha lógica que está programada para dar respostas simples e únicas. Essas respostas têm base em algoritmos, que são estruturalmente organizados para isso. Mas acontece que nada na vida é tão simples e muito menos se resolvem conflitos com uma resposta padrão. Por esse motivo, a computação cognitiva é tão importante. Ela usa o grande volume de informações disponíveis na rede para poder reproduzir o pensamento humano.


O que é essa nova forma de interação homem-máquina e como a computação cognitiva impacta na vida de seus clientes é o que este artigo pretende discutir a seguir.

 


Computação cognitiva

Simular a inteligência humana por meio de computadores tecnologicamente avançados é a proposta da computação cognitiva. Dessa forma, ela replica soluções, pensamentos e a forma como os homens resolvem questões. Assim, lidar com um software se torna uma tarefa mais humana.


Trata-se de uma grande revolução tecnológica, tendo em vista que os computadores apenas realizavam cálculos no início dos anos 1900, quando foram criados. Depois disso, na década de 1950, passaram a ter habilidades de fazer programação, criação e retenção de dados. Por fim, tornaram-se grandes disseminadores de informações e responsáveis por comunicação e interações em rede, com a world wide web. E hoje, implantam a Inteligência Artificial para otimizar resultados nas mais diversas áreas.


Com o auxílio de recursos de mineração e armazenamento de dados do Big Data, as máquinas conseguem mapear e prever comportamentos, reconhecer padrões, fazer julgamentos e formular hipóteses. Dessa forma, conseguem resolver problemas complexos sem a intervenção de nenhuma pessoa — mas com todos os recursos da inteligência humana. Além disso, os sistemas cognitivos têm a capacidade de aprender e adaptar suas decisões e linhas de pensamento, pois oferecem uma variedade de respostas específicas para qualquer questionamento.


Na verdade, a computação cognitiva é um reflexo do pensamento humano e age como um pessoa agiria em determinada situação. A grande vantagem é que ela está alicerçada por uma grande capacidade de processamento de máquinas e possui um volume enorme de dados na Nuvem.


O que a era cognitiva oferece?

Por mais que esse seja um conceito novo, a era cognitiva já está presente em algumas aplicações de Inteligência Artificial no ramo da robótica e das realidades virtuais, entre outras. A ideia agora é que ela avance mais no campo da TI para desenvolver sistemas que sejam capazes de solucionar problemas sem a intervenção humana. Veja alguns exemplos do que já está acontecendo:


Watson Oncology

O sistema Watson Oncology, da Watson da IBM, é usado em hospitais no tratamento de pacientes com câncer. As informações do paciente vão para o computador e este avalia os dados recentes e o histórico e, em seguida, sugere tratamentos e relata chances de cura.

 

Revl

O aplicativo Revl da empresa Go Moment atua no setor hoteleiro. Ele responde questões simples dos hóspedes, sugere pontos turísticos locais e até atende pedidos de refeições no quarto.

 


Como se preparar para a nova era?

A computação cognitiva é a mudança mais radical e significativa na área de TI nos últimos anos. Com a possibilidade de acesso à internet, Cloud Computing e Big Data, a computação cognitiva amplia cada vez mais sua atuação no cenário corporativo e, consequentemente, recebe mais investimentos.


De acordo com dados de uma pesquisa da Allied Market Research o mercado mundial de computação cognitiva deve movimentar mais de US$ 13 bilhões em 2020. Investir em tecnologia, então, não é mais uma opção e, sim, a próxima demanda de todas as empresas.

 

Para entrar na era cognitiva é preciso cuidar da infraestrutura e adquirir supercomputadores capazes de administrar um volume excessivo de dados. Além disso, contar com profissionais especializados e altamente capacitados será primordial. Incentivar a cultura digital nas revendas será um diferencial para absorver esses novos recursos.


A era cognitiva está acontecendo. E você, já começou a preparar a sua revenda e os seus clientes para ela?

 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP)?

As empresas estão lidando com múltiplos dados provenientes de diferentes canais. Descubra como uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP) pode ser útil para simplificar processos e otimizar experiências! 

Realidade Estendida (XR): entenda o significado e aplicação no mercado

Conheça o significado por trás do termo “Realidade Estendida” (XR). 

Como usar a tecnologia para melhorar a experiência do cliente?

Os usuários agora esperam atendimentos mais ágeis e práticos. Saiba como providenciar uma boa experiência do cliente usando a tecnologia a favor do seu negócio!