BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Ensino a distância: como a tecnologia pode favorecer a educação?

Graças aos avanços da TI, diversas ferramentas podem ser adotadas pelas instituições de ensino para aprimorar essa modalidade. Descubra como a tecnologia pode favorecer o ensino a distância! 

 

O número de alunos matriculados no ensino a distância (EAD) não para de crescer. Isso porque essa modalidade de ensino tem mostrado que pode proporcionar cada vez mais vantagens, graças à ajuda da tecnologia.

A seguir, descubra:

  • Como a tecnologia pode favorecer o ensino a distância?

O sucesso do EAD é proporcional ao avanço da Tecnologia da Informação e a adesão de novas soluções tecnológicas pelas empresas do setor da educação, as quais podem proporcionar melhorias tanto no processo de ensino quanto no de aprendizagem.

Quando as ferramentas tecnológicas certas são adotadas torna-se mais simples e prático difundir conhecimento e oportunidades. É possível permitir que o aluno interaja no ambiente virtual da mesma forma que se estivesse em uma sala de aula presencial, no entanto, com maior autonomia e liberdade em seu processo de adquirir conhecimento.

Leia outros artigos relacionados ao assunto:

Você sabe como a tecnologia pode contribuir para as empresas de ensino a distância? Entenda as novas necessidades dos alunos atuais e confira quais tecnologias podem ser utilizadas para suprir essas demandas. Não perca!

Como a tecnologia pode favorecer o ensino a distância?

Essa nova realidade tem modificado toda a estrutura de ensino e por isso, as empresas desse setor devem se preparar. A migração de alunos para o EAD tem acontecido por diversos motivos, tais como a democratização do acesso a internet, as opções mais baratas de investimento e a maior flexibilidade.

Ao inserir novas tecnologias na educação, é possível perceber grandes melhorias para os alunos, como por exemplo:

  • Aumento da capacidade do aluno buscar novas informações e fontes de ensino por conta própria;
  • Melhoria na troca de experiência e interação entre os estudantes por meio de redes sociais e ambientes virtuais do próprio curso;
  • Maior interação e proximidade com os docentes e colegas de curso graças às diversas plataformas disponíveis.

Todas essas vantagens proporcionadas pelo ensino a distância tornam os alunos protagonistas de seu próprio aprendizado, fator essencial para os novos perfis de alunos existentes atualmente. E as novas tecnologias disponíveis são capazes de auxiliar exatamente nisso.

Veja a seguir quais são as principais inovações tecnológicas que estão impactando o EAD:

Plataforma para hospedagem de cursos onlines

Learning Management System (Sistema de Gestão de Aprendizagem) é o termo utilizado para determinar sistemas de computadores desenvolvidos para o gerenciamento de cursos onlines.

Esse tipo de tecnologia permite a distribuição dos materiais utilizados no curso e a colaboração entre professores e alunos. Além disso, são sistemas aprimorados que possibilitam que a instituição gerencie todos os aspectos do curso, desde o cadastro de novos estudantes, até a gestão de mensalidades, armazenamento dos resultados de provas, entre outras questões importantes.

Para instituições que estão iniciando seus cursos EAD é fundamental contar com esse tipo de plataforma. Elas permitem a criação dos novos cursos, além de sua divulgação. Assim, é possível ter um portal eficiente para controlar a os dados da empresa e dos clientes em um único local.

Ambientes Virtuais de Aprendizagem

O ambiente online é onde os alunos irão acessar, por meio de seus dispositivos, suas aulas e realizar as atividades necessárias. No início de cada curso, cada pessoa receberá um login e senha de acesso que poderão ser usados em qualquer horário e local.

Nesse ambiente virtual estarão todos os conteúdos do curso, videoaulas, videoconferências, chats, fóruns, bibliotecas virtuais, entre outros materiais que serão disponibilizados durante o curso.

A interface dessa plataforma deve ser amigável e simples para facilitar a navegação do aluno, permitindo que ele se concentre em seu aprendizado.

Chats e fóruns

Graças às tecnologias disponíveis, ferramentas de bate-papo e fóruns de discussão podem ser adicionados à modalidade de ensino a distância. Por meio deles é possível oferecer um ambiente para que os alunos esclareçam suas dúvidas diretamente com professores e tutores, promovam discussão em grupo.

Além disso, as mensagens trocadas nesses locais ficam armazenadas para que os estudantes consultem seus históricos posteriormente para estudar.

Acesse nosso treinamento

Videoaulas e videoconferências

Atualmente, é possível disponibilizar videoaulas muito mais modernas e de alta qualidade para os clientes dos cursos EAD. Há diversos recursos disponíveis para tornar as aulas mais interativas, como a possibilidade de combinar textos, gráficos, áudios, vídeos e outros elementos.

As videoconferências também são ótimas ferramentas disponíveis, elas servem para conectar professores e alunos, transformando a comunicação do EAD em bidirecional, permitindo que os estudantes contribuam e promovam discussões em tempo real.

Bibliotecas virtuais

Outra possibilidade para os cursos a distância é o oferecimento de bibliotecas virtuais, com diversos livros, apostilas e outros materiais que possam complementar os conteúdos fornecidos em aula.

Dessa forma, a instituição consegue oferecer uma grande variedade de materiais indicados pelos professores e também a base completa de bibliografia dos cursos criados.

A utilização dessas tecnologias traz uma série de vantagens para as organizações de ensino. As aulas passam a ficar disponíveis 24 horas por dia, permitindo que os alunos acessem em qualquer momento, diversos canais são criados para que eles esclareçam todas as suas dúvidas e possam, constantemente, melhorar seus conhecimentos.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que são soluções de Open Source?

Entenda o que é Open Source e quais vantagens essa solução oferece para as empresas. 

Atendimento ao cliente: tendências para otimizar a experiência do usuário em 2024

Veja como as empresas líderes utilizarão tecnologias como a Inteligência Artificial (AI) para otimizar o atendimento ao cliente em 2024. 

O que é Gêmeo Digital da Cadeia de Suprimentos (DSCT)?

Com os Gêmeos Digitais daCadeia de Suprimentos (DSCT) seus clientes podem alcançar melhores resultados de negócios. Saiba mais detalhes: