BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Desafios de segurança na nuvem híbrida e como superá-los

Automatização e aproveitamento das ferramentas dos provedores são algumas dicas.

 

Desafios de segurança na nuvem híbrida e como superá-los

 

 

Uma pesquisa da Harvard Business Review aponta que quanto mais a Cloud Computing se torna confiável, mais as empresas conseguem se adaptar e perceber os seus benefícios.


O estudo ainda aponta que 40% dos 452 executivos de TI entrevistados garantiram que o uso de Nuvem aumentou a receita da empresa em que atuam e 36% afirmaram que a margem de lucro subiu a partir do uso dessa tecnologia.


O modelo de nuvem híbrida, de acordo com o Gartner, é considerado como melhor opção para atender às necessidades das organizações de todos os portes e segmentos, sendo a escolha de 50% dos empresários em todo o mundo. A previsão da consultoria para o segmento é de que até 2020, não menos do que 90% das organizações adotarão esta infraestrutura.


Este modelo é capaz de atender todas as preocupações dos usuários entre nuvem pública ou privada. Ele oferece o melhor dos dois outros padrões, de forma mais eficiente e adequada para alocar as cargas de trabalho das empresas.


Um dos pontos positivos da Nuvem Híbrida é a possibilidade de programar a carga de trabalho, ganhando escalabilidade com a nuvem pública e mais segurança para dados mais estratégicos com a nuvem privada, o que significa que em um ambiente único é possível utilizar dois tipos de nuvens para finalidades distintas.


Além disso, neste contexto, os fornecedores garantem reações mais rápidas às mudanças do mercado, otimização de processos e iniciação de projetos com mais rapidez.


Desafios de segurança na nuvem híbrida

Mesmo que atenda hoje grande parte das demandas corporativas, a segurança, proteção de dados e conformidade são grandes desafios que circundam a Nuvem Híbrida.


No modelo híbrido, o gerenciamento de dados deve ser feito com muito cuidado, uma vez que a formação do banco de dados vai depender do agrupamento de informações que precisam estar seguras e conectadas mesmo provenientes de diferentes plataformas.


É necessário ter um controle centralizado de toda rede, além de ferramentas de automação que possam ajudar a equipe de TI a realizar varreduras de segurança e conformidade que não sejam de forma manual. A automação tem a capacidade de oferecer repetição, de compartilhar e verificar o sistema, facilitando a aprovação de auditorias de segurança.


Ao melhorar a visibilidade da rede, fica mais fácil controlar a parte de segurança, sabendo onde estão as cargas de trabalho e a necessidade de proteção que cada uma exige.

 


Outro ponto é definir quais os dados e aplicações que devem ficar na nuvem pública e quais ficam no Data Center local. Ao determinar os requisitos de segurança, a exigência de monitoramento para cada bloco de informações, os dados que devem ser priorizados precisam ficar na nuvem privada, em que a o controle é por conta da equipe interna e não está sob o guarda-chuva dos provedores.


Uma das possibilidades para proteger os dois ambientes em Nuvem é aproveitar ao máximo as ferramentas de segurança que cada provedor oferece e fazer uma complementação com outras tecnologias. Na nuvem pública, por exemplo, é possível incluir um firewall na borda da rede para permitir o acesso à aplicações específicas.


Enfim, muito em breve a nuvem híbrida se tornará o novo padrão e para controlar os riscos é preciso colocar a segurança no centro das discussões e decisões. Nos processos de implementação, governança, gerenciamento e conformidade.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Como maximizar os benefícios da nuvem?

As empresas devem criar um plano estratégico para maximizar os benefícios da nuvem em seus negócios. 

Cloud Computing: 5 dicas para um controle eficiente de gastos

Descubra como seus clientes podem otimizar os custos em cloud computing com cinco estratégias! 

Como definir uma estratégia robusta de nuvem híbrida?

Descubra como criar uma estratégia de Nuvem Híbrida mais eficiente para impulsionar os negócios.