BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

COVID-19: como a automação pode ajudar empresas a enfrentarem a crise?

Garantir a produtividade da equipe, reduzir erros e proporcionar melhorias contínuas. Saiba como automatizar processos pode ser fundamental para lidar com o momento atual.

 

A tarefa das equipes de TI de criar rotinas de trabalho mais ágeis e com menos erros tem se tornado ainda mais difícil com o rápido crescimento do trabalho remoto adotado pelas empresas devido a pandemia do COVID-19.

Tem sido necessário agir rapidamente para reinventar os modelos de negócios e recuperar a receita diante desse cenário de incertezas. Uma grande aliada para enfrentar esse desafio tem sido a tecnologia, que tem ajudado as empresas a reavaliar e otimizar suas infraestruturas e processos.

No entanto, para manter a boa qualidade no atendimento e garantir a continuidade dos negócios, passou a ser fundamental investir em inovação e automação para que seja possível fazer mais com menos tempo e recursos.

Sabemos que a automação de TI não é uma novidade para muitas empresas, mas surge como uma peça-chave para enfrentar a crise atual. Ela contribui para que as empresas consigam ter maior estabilidade nos negócios ao reduzir ou eliminar processos manuais que podem retardar a prestação de serviços, introduzir erros nos sistemas e aumentar custos.  

Devido a isso, a  ideia de automatizar todos os tipos de processos tomou um senso de urgência entre as empresas do mercado. Você sabe como a automação pode ajudar seus clientes a enfrentarem essa crise? Acompanhe o conteúdo a seguir e descubra!

Como a automação pode ajudar as empresas a enfrentarem a crise?

Para enfrentar a crise do novo coronavírus, muitas empresas estão impulsionando a Transformação Digital em seus empreendimentos. Esse processo ainda acontecia em passos muito lentos, o que tem escancarado a carência tecnológica de muitos setores nesse momento.

Uma grande aliada das empresas para “acelerar” a Transformação Digital e conquistar resultados rápidos nesse momento tem sido a automação. Ela tem tornado os benefícios da tecnologia possíveis sem sobrecarregar a TI, o que tem possibilitado uma produção mais planejada e resultados crescentes.

Conheça o K•NOW!

Devido a isso, muitas organizações estão acelerando a adoção de aplicações como a RPA (Robotic Process Automation), que é uma tecnologia que permite que robôs realizem tarefas humanas repetidas de forma dinâmica e automatizada. Ela é capaz de imitar exatamente as ações humanas por meio de programação, agindo como se fossem usuários verdadeiros do sistema.

A automação cria rotinas ágeis e ajuda a reduzir a incidência de erros e melhorar os índices de qualidade. Desse modo, as rotinas se tornam mais otimizadas e exigem menos da infraestrutura e equipe de TI, que pode se focar em tarefas mais estratégicas para os negócios. 

Graças às suas funcionalidades, a automação tem um papel fundamental durante a pandemia do coronavírus. Tornou-se força motriz de setores essenciais, contribuindo com instituições de saúde, ensino, pesquisa e outros. Ela tem potencializando a capacidade de processamento, escalabilidade e armazenamento em Cloud Computing, além de contribuir com a manutenção de plataformas de videoconferências e streaming.

No entanto, além de contribuir como base dos setores essenciais, ela pode contribuir com empresas de todos os setores a se manterem de pé diante do COVID-19. 

De formas simples, as empresas podem introduzir a automação em sua rotina e garantir que seus serviços sejam realizados mesmo em um momento de isolamento e aumento do trabalho remoto. 

Confira a seguir como ela pode contribuir nesse momento:

Manutenção da produtividade

Muitas empresas ao tentarem se adaptar ao trabalho remoto tiveram uma considerável queda na produtividade de suas equipes. No entanto, ao automatizar processos, é possível contornar esse problema.

Você pode automatizar tarefas que antes eram realizadas manualmente e gastavam muito tempo dos funcionários para serem executadas. Desse modo, as pessoas podem se focar na manutenção da continuidade dos negócios.

Redução de gastos e desperdícios

Nesse momento, é fundamental que as empresas consigam reduzir gastos e eliminar desperdícios. Por meio da automação, é possível realizar análises minuciosas sobre a capacidade de produção para identificar falhas, atrasos e outros pontos que precisam ser alterados. 

Além disso, ferramentas de automação ajudam as empresas a gerenciar processos internos de forma remota. É possível utilizar métricas para administrar recursos de hardware, software, além de simplificar a elaboração de relatórios e reduzir sobrecargas de trabalhos, o que reduz custos com a mão de obra.

Melhorias na segurança da informação

Alguns processos são cruciais para o bom funcionamento da empresa, como por exemplo, a realização de backups. Caso, eles não sejam realizados e um ciberataque sequestre os dados corporativos, as consequência para os negócios podem ser fatais. 

Diante do trabalho remoto e o aumento das tentativas de ataque dos cibercriminosos, garantir a proteção da informação tornou-se uma tarefa ainda mais difícil. Por isso, a automação pode solucionar a questão. 

Ao realizar a automação, a TI pode contar com a execução das tarefas sem erro, além de ter à disposição sistemas de gestão para realizar um monitoramento remoto.

Ao automatizar processos, as empresas podem contar com maior desempenho de seus sistemas e redução de erros, o que é capaz de beneficiar os negócios como um todo. Por esse motivo, a automação deve ser utilizada de forma estratégica nesse momento. Ela é capaz de tornar os negócios mais competitivos e preparados para o futuro pós-pandemia.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP)?

As empresas estão lidando com múltiplos dados provenientes de diferentes canais. Descubra como uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP) pode ser útil para simplificar processos e otimizar experiências! 

Realidade Estendida (XR): entenda o significado e aplicação no mercado

Conheça o significado por trás do termo “Realidade Estendida” (XR). 

Como usar a tecnologia para melhorar a experiência do cliente?

Os usuários agora esperam atendimentos mais ágeis e práticos. Saiba como providenciar uma boa experiência do cliente usando a tecnologia a favor do seu negócio!