BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Conheça a evolução da TI tradicional: a Tecnologia de Negócios

O setor de TI passou a representar um papel de destaque nas decisões estratégicas das empresas. Saiba qual é a importância de acompanhar essa modernização e leia sobre a tecnologia de negócios.

*Artigo atualizado em julho de 2023. 

A área de Tecnologia da Informação (TI) tem ajudado as empresas a se prepararem para o processo de Transformação Digital. Este é o principal setor que conhece todas as informações utilizadas pelos demais departamentos e os processos essenciais para o bom funcionamento dos negócios.

Neste artigo, você lerá:

  • O que é a Tecnologia de Negócios?
  • Tecnologias que impulsionam a TN

Graças a isso, o papel da TI vem se transformando dentro das empresas, deixando de ser apenas um setor de suporte técnico para se aproximar das estratégias corporativas. Dessa forma, a área de tecnologia se torna cada vez mais envolvida e ligada às decisões de negócios.

Ao passo que a Tecnologia da Informação passou a ocupar uma posição de destaque nos negócios, tem auxiliado as empresas na definição de padrões, ferramentas, sistemas e novos processos para que elas sejam capazes de passar pela Transformação Digital.

A necessidade das empresas evoluírem e se tornarem digitais, está fazendo com que a TI precise pensar como negócio, deixando de olhar para a TI tradicional. Para que isso seja possível, é necessário escolher as tecnologias certas, capazes de suportar a operação de cada negócio e como elas serão impactadas.

No entanto, a tarefa não para por aí. Os gestores e CIOs da empresa devem ir além das implementações, eles precisam avaliar de perto como os investimentos em TI irão impactar o desempenho dos negócios. Dessa forma, eles passam a planejar as estratégias dos negócios, junto a empresa, traçando novos caminhos para se atingir melhores resultados.

O que é a Tecnologia de Negócios?

A Tecnologia de Negócios (TN) é a nova era tecnológica pela qual as empresas estão passando. Nela, todos os negócios são criados ao redor de novas tecnologias. Portanto, a TI passa a ser essencial e indispensável para a evolução da organização.

Na era da TN, qualquer aprimoramento exige que os gestores, antes mesmo de outros aspectos considerados essenciais, precisam decidir quais ferramentas tecnológicas irão usar para alavancar o crescimento da empresa.

Para se adequar a essa nova realidade, os CIOs das empresas precisam preparar o restante de colaboradores para compreenderem que a área de TI deve conversar de igual para igual com os demais setores.

O CIO possui papel crucial diante da era TN e dos desafios da Transformação Digital. Ele deve deixar de lado a visão de TI tradicional e passar a liderar a visão dos negócios digitais, junto aos gestores de TI.

Para que as empresas consigam migrar sua TI tradicional para a TN é preciso contar com tecnologias totalmente voltadas a seu core business. Elas devem permitir que a informação evolua para conhecimento e, consequentemente, para o aumento das vendas e melhora de processos com foco nos lucros. Consequentemente, isso irá gerar ainda mais valor para essa área.

A empresa deve, então, minar sua equipe de sistemas inteligentes e automatizados, capazes de auxiliar na modernização dos sistemas. A equipe de TI precisa contar com ferramentas integradas, que unificam todas as informações da empresa e que consigam realizar a identificação de riscos para as operações e negócios.

Quero me preparar

Tecnologias que impulsionam a TN

Junto às transformações do ambiente de TI das empresas, novas tecnologias passaram a ser utilizadas na criação de novos negócios. Confira a seguir as principais para realizar a transição da TI tradicional e avançar rumo a Tecnologia de Negócios:

1. Chatbot

A comunicação com os clientes deve ser cada vez mais otimizada na era da TN. É necessário oferecer uma experiência personalizada e ágil. Por isso, muitas organizações estão investindo no Chatbot. Ele é um assistente virtual que utiliza Inteligência Artificial para interagir com consumidores, oferecendo respostas prontas e realizando ações simples.

Ele pode ainda substituir completamente algumas tarefas e atividades realizadas pelos humanos, liberando as equipes para desenvolverem funções mais essenciais para os negócios.

Para se aprofundar nesse assunto, entenda também como criar uma estratégia de chatbot de sucesso para os negócios e confira 7 erros cometidos nas estratégias de chatbot e como evitá-los. 

2. Internet das Coisas

A IoT também representa a passagem para a TI moderna, realizando a conectividade entre objetos do dia a dia das pessoas. Graças à ela, as corporações são capazes de melhorar sua eficiência operacional e falar a linguagem de seus clientes.

Separamos um artigo completo para te mostrar como a IoT pode melhorar as operações das empresas. Confira!

3. Inteligência Artificial

Ao adotar a Inteligência Artificial nos negócios, é possível otimizar tempo, recursos e gastos. Ela permite que CIOS extraiam novos insights das informações disponíveis nas organizações para melhorar processos internos e criar serviços mais inteligentes, focados nos negócios.

Leia também:

4. Machine Learning

O software de Aprendizado de Máquina pode impactar diretamente a forma das empresas fazerem negócios. Por meio dele, a TI pode modernizar seu setor, realizando o gerenciamento de seus recursos de forma mais eficaz.

Ele realiza a categorização dos dados da organização rapidamente e de forma confiável, o que traz impactos positivos no gerenciamento dos negócios de todo o tipo, além de auxiliar nas tomadas de decisões.

Confira como o Machine Learning pode ajudar o Business Intelligence.

Todas essas inovações são capazes de influenciar o desenvolvimento das empresas em diferentes graus. Elas aprimoraram o tratamento das informações corporativas para melhorar os resultados e tomadas de decisão.

Portanto, investir em tendências tecnológicas passa a ser fundamental para modernizar o setor de TI e mudar seu foco para os negócios. Apenas assim, a empresa conseguirá dar um passo à frente para acompanhar a evolução digital.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP)?

As empresas estão lidando com múltiplos dados provenientes de diferentes canais. Descubra como uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP) pode ser útil para simplificar processos e otimizar experiências! 

Realidade Estendida (XR): entenda o significado e aplicação no mercado

Conheça o significado por trás do termo “Realidade Estendida” (XR). 

Como usar a tecnologia para melhorar a experiência do cliente?

Os usuários agora esperam atendimentos mais ágeis e práticos. Saiba como providenciar uma boa experiência do cliente usando a tecnologia a favor do seu negócio!