BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Conheça 9 ferramentas práticas para fazer teste no Wi-Fi

Com várias opções no mercado, separamos algumas soluções práticas para você aumentar sua produtividade no gerenciamento da sua rede wireless. Confira 9 ferramentas práticas para fazer teste no Wi-Fi!

*Atualizado em agosto de 2023.

Precisando realizar testes no Wi-Fi? Redes sem fio são unanimidade entre usuários finais. Fáceis de usar, práticas e seguras. Mas por trás de uma rede Wi-Fi de qualidade, em uma empresa ou corporação, sempre há um ou mais profissionais responsáveis e trabalhando em prol do bom funcionamento da WLAN.

Pensando nisso, selecionamos 9 ferramentas que vão auxiliar esses profissionais a manter a qualidade da rede, com diagnósticos precisos e soluções simplificadas, que identificam diversos conflitos da rede. Fique atento às características de cada uma dessas ferramentas e simplifique o gerenciamento das suas redes, elevando a produtividade e a satisfação dos usuários:

  • InSSIDer
  • Ekahau HeatMapper
  • Wireshark
  • Kismet
  • WiFi Survey
  • WifiEagle
  • RF Explorer
  • AirMagnet WiFi Analyzer
  • TravelHawk Pro

Confira todos os detalhes e informações, abaixo.

9 ferramentas práticas para fazer teste no Wi-Fi

1. InSSIDer

O InSSIDer apresenta como um dos principais benefícios a interface simplificada. Além de ser fácil de usar, é gratuito e com versões para desktop (Windows e Mac OS X), e ainda possui um aplicativo para Android. Com ele, é possível escanear a rede à procura de sinais sobrepostos, erros de configurações (que prejudicam o desempenho) e conflitos de canais. Com o programa, também é possível descobrir qual a força do sinal recebido, identificar o fabricante do hardware, o tipo de segurança utilizado, o tipo de rede, além de outras funcionalidades.

2. Ekahau HeatMapper

Esse software trabalha como um verdadeiro GPS, indicando os pontos de acesso disponíveis nas proximidades e permitindo que o usuário evite problemas como interferências ou perca a conexão por se distanciar demais do hardware de propagação de sinal.

Assim, de forma gratuita, pequenos escritórios e locais remotos podem planejar melhor a distribuição do sinal, observando informações instantâneas de cobertura Wi-Fi. O Ekahau ainda oferece capacidades mais abrangentes através da ferramenta de pesquisa do site (ESS), ajudando tanto na pré-implantação do sistema, como também para projetar novos ajustes com o decorrer do uso.

3. Wireshark

Orientado para o uso de administradores de rede, este software é um analisador de protocolos para Windows e Mac. Com ele, é possível verificar os pacotes transmitidos pelos dispositivos, como placa de fax modem, placa de rede, entre outros.

Ele também é muito utilizado para detectar conexões suspeitas e problemas na rede, averiguando e mostrando todo o movimento de entrada e saída dos pacotes em uma lista de fácil navegação. Esta ferramenta pode ler dados Ethernet, IEEE 802.11, ATM, Blietooth, USB, PPP/HDLC, entre outros.

4. Kismet

Uma ferramenta open source, o Kismet é um analisador de redes (packet sniffer) e ainda um sistema de detecção de intrusão (IDS – Intrusion Detection System). Ele pode capturar pacotes em redes 802.11a, 802.11b e 802.11g.

O sistema é capaz de encontrar redes através de transmissões guia a partir de pontos de acesso, e não através de broadcasting para SSID (Service Set Identifier). Assim, é possível encontrar também redes falsas que ocultam seus SSIDs.

Acelere a modernização da sua empresa!

5. WiFi Survey

Este aplicativo permite que o profissional de TI realize pesquisa do Wi-Fi de redes interiores e exteriores diretamente de um dispositivo IOS. Prática, essa ferramenta faz diagnósticos de velocidade em Wi-Fi 802.11a, 802.11b, 802.11g, e em 802.11n, permitindo ainda que o usuário coloque marcadores de teste de velocidade em uma planta baixa, que pode ser capturada pela câmera do dispositivo, utilizando uma imagem armazenada ou através do Dropbox.

6. WifiEagle

Uma combinação de dispositivo que é conectado ao PC e de um software poderoso, o WifiEagle faz diagnósticos de redes sem fio através do IMMI, do inglês Indirect Measurement of Microwave Interference (Medida Indireta da Interferência de Microondas). Assim, esse sistema capta dados e fornece informações de como a radiofrequência (RF) pode estar afetando canais 802.11. Além deste diagnóstico, o WifiEagle também é capaz de descobrir esse tipo de rede.

7. RF Explorer

Portátil, este equipamento é um analisador de espectro de radiofrequência, que permite, através do próprio dispositivo ou conectado a um PC para funcionalidades extras, a identificação de interferências RF, que podem vir de diversos dispositivos, como câmeras de segurança, mini transmissores, rádios de emergência, entre outros. Sua gama de frequências abrange de 15 a 2700 MHz e 4850 a 6100 MHz (dependendo do modelo). Além disso, o dispositivo ainda é capaz de diversas outras tarefas para solução de problemas na rede Wi-Fi.

8. AirMagnet WiFi Analyzer

Também disponível em diversos modelos, essa ferramenta tem como característica sua múltipla capacidade, substituindo com facilidade diversas ferramentas gratuitas, mas que não são integradas. Entre suas capacidades estão: análise precisa da rede Wi-Fi (802.11a / b / g / n / ac), detecção de falhas, roaming e interferências, solução de problemas de desempenho induzido por BYOD, conflitos de dispositivos e de conectividade, monitoramento de problemas relacionados à segurança da rede sem fio, entre outros.

9. TravelHawk Pro

Esta é uma ferramenta principalmente direcionada a empresas interessadas em uma rede wireless do tipo LTE (Long Term Evolution), que permite a alta velocidade na transmissão de dados. O TravelHawk Pro auxilia na resolução, em tempo real, de problemas em redes LTE. Além das diversas funcionalidades, como a análise de ponta a ponta, inclusive de testes de aplicativos IP, o dispositivo permite a captura de mais de 30 Gb por segundo de dados em armazenamento local.

Leia outros conteúdos relacionados ao assunto:

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é Engenharia de Plataforma?

Descubra o significado de Engenharia de Plataforma, uma das tendências tecnológicas para 2024. 

Supply chain: como ter uma cadeia de suprimentos inteligente?

Entenda tudo sobre supplychain e veja como ajudar seus clientes a tornar a cadeia de suprimentos mais inteligente. 

IPaaS: definição e 10 benefícios para conferir

O modelo de negócioiPaaS está chegando nas empresas. Entenda o que ele significa e quais são os benefícios proporcionados para os clientes da sua revenda.