BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Como usar o SQL para criar mais SQL?

A linguagem que padroniza os comandos de manipulação de dados e pode otimizar transações de seu cliente.

 

Como usar o SQL para criar mais SQL?

 

SQL é a sigla de Structured Query Language (Linguagem de Consulta Estruturada), que é uma linguagem de gerenciamento de dados criada para padronizar os comandos de manipulação de dados, interagindo com os principais bancos de dados baseados no modelo relacional. Para utilizar SQL, o profissional deve indicar o comando desejado para que seja executado pelo SGBDR (Relational Database Management System), que é o banco de dados relacional, em que é possível modelar os dados em tabelas.


A linguagem SQL foi criada para atender a todos os bancos de dados relacionais e permitir que usuários possam acessar qualquer banco usando a mesma base de conhecimento. Os principais comandos SQL para manipular dados são: INSERT (inserção), SELECT (consulta), UPDATE (atualização), DELETE (exclusão). SQL permite ainda que sejam criadas relações entre tabelas e o controle do acesso aos dados. Além disso para obter e manipular dados, SQL também pode ser utilizado para criar mais SQL quando necessário, auxiliando na atualização, inserção e exclusão de dados.


Por exemplo, caso o departamento de vendas de uma empresa ofereça comissão para os vendedores e as taxas aumentem a partir de um certo mês do ano, os registros dessas taxas devem constar no banco de dados. É possível utilizar SQL “update” e “insert” para realizar o processo. Esta tarefa é simples, porém seria necessário realizá-la para cada funcionário, tornando-a cansativa. Por isso, a instrução pode ser copiada, criando-se um script usando SQL. Assim, pode ser criada uma tabela temporária com os novos dados, reunindo a lista de todos os funcionários afetados pela comissão.


Outra forma de se utilizar SQL é manipulando ou carregando dados em uma tabela já existente no banco de dados. Assim, é possível usar a instrução “select” para gerar a coluna de dados a partir dos registros existentes, conforme solicitado pelo usuário. Isto significa criar um script de “update”, mas gerando um múltiplo script “update” com a instrução “select, ou seja, com esta ação é possível incluir apenas os usuários de funcionários mencionados na tabela temporária.


Esta estratégia permite que a estrutura fundamental da instrução SQL selecione os dados da fonte de dados onde são cumpridos os parâmetros especificados. A partir da instrução “update" tudo pode ser copiado e colado no editor de SQL executado. As taxas de comissão antigas podem ser definidas para expirar depois de um tempo, assim, é possível inserir os novos registros no banco de dados, conforme solicitado. Desta forma, pode-se criar um grupo de instruções "insert" usando o SQL para criar mais SQL.


Entender como SQL funciona pode ajudar as empresas a criarem consultas melhores, recuperar dados como uma tabela no banco de dados, além de facilitar a compreensão de como corrigir uma consulta que não está retornando os resultados desejados.

 

 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP)?

As empresas estão lidando com múltiplos dados provenientes de diferentes canais. Descubra como uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP) pode ser útil para simplificar processos e otimizar experiências! 

Realidade Estendida (XR): entenda o significado e aplicação no mercado

Conheça o significado por trás do termo “Realidade Estendida” (XR). 

Como usar a tecnologia para melhorar a experiência do cliente?

Os usuários agora esperam atendimentos mais ágeis e práticos. Saiba como providenciar uma boa experiência do cliente usando a tecnologia a favor do seu negócio!