BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Como uma estratégia de conformidade pode melhorar a confiança dos clientes?

Quando há regras e normas a serem seguidas, os clientes já confiam na empresa.

 

 Como uma estratégia de conformidade pode melhorar a confiança dos clientes?

 

 

Embora muitas empresas estejam se sentindo sobrecarregadas pela pressão do cumprimento do Regulamento Geral de Proteção de Dados da UE, as leis estaduais de dados e as possíveis regulamentações federais dos EUA, há uma nova perspectiva sobre a estratégia de conformidade: suas atuais práticas de privacidade de dados à frente de possíveis regulamentações e foco em melhorar seus relacionamentos existentes com os consumidores para instigar confiança.

Para isso, é importante que as empresas tenham um direcionamento de como realizar negócios com alto padrão profissional e ético de modo assertivo e consistente. Uma das melhores soluções e das mais adotadas hoje é manter um programa de conformidade, ou mais conhecido como Programa de Compliance.

Compliance vem de to comply e significa seguir as regras, normas e procedimentos. Como o próprio nome sugere, a estratégia de compliance deve aliar-se à visão e missão da empresa para que ela se consolide no mercado a longo prazo. Para isso, controlar e fiscalizar as ações são fundamentais para o bom andamento do setor.
A importância da conformidade para empresas

A conformidade, ou compliance, é um conjunto de ferramentas de gestão corporativa que auxilia no desenvolvimento dos processos internos e na mitigação de riscos. Trata-se de um conjunto de disciplinas que estabelece a ordem e prevê o cumprimento de regras e regulamentações. Importante para as empresas e muito mais para os clientes.

Quando os clientes decidem contratar os serviços de empresas que são regidas por todas essas normas, automaticamente ele já cria um elo de confiança. Afinal, quando há controle rigoroso dos processos internos, a credibilidade da empresa cresce.

 

Estratégia de conformidade como benefício

O que as normas de privacidade querem que as organizações façam é cuidar melhor dos detalhes e dados pessoais dos clientes. E isso é bom para os negócios. Cada vez mais os consumidores estão dispostos a pagar um pouco mais para aqueles em que acreditamos que nossa informação é mais bem cuidada.

Todo consumidor quer mais direitos, especialmente quando se trata de privacidade. Essas regulamentações, se apenas forem observadas de uma perspectiva de conformidade, será um grande custo. Gasta-se muito dinheiro chegando a uma linha de base que não vai ser mantida organicamente.

Os regulamentos de privacidade na conformidade colocam o interesse do indivíduo em primeiro lugar. Por esse motivo geram confiança. Anteriormente, o que era certo para o indivíduo não era necessariamente o que é certo para as organizações.

Os tipos de multas que o GDPR traz para o escopo colocam ambos em alinhamento. Então, efetivamente, tratar bem as informações das pessoas também é bom para os negócios. E esse é o motivo por trás de todos esses regulamentos - eles querem tornar tão doloroso não seguir as regras que segui-las se torna bem melhor para os negócios.


Conformidade no Brasil

Para melhorar a confiança do povo brasileiro, um exemplo é a norma de conformidade que criou a Lei Anticorrupção 12.846. Uma grande inovação nessa conformidade é não ter a necessidade de comprovação de dolo ou culpa para a aplicação das sanções.

Essa lei pode ser aplicada em sociedades empresariais e sociedades simples, independentemente da organização ou modelo adotado. Dessa forma, ela transmite confiança para todos os clientes que fazem negócios com essas empresas. Quando há regras a serem seguidas e punições severas, a credibilidade das empresas perante os clientes aumenta.


Elementos do programa de conformidade

Alguns elementos que compõem a estratégia de conformidade das empresas só reforçam a credibilidade e confiança perante seus clientes. Fazem parte do programa: patrocínio e comprometimento da diretoria, atividades de controle interno, controle de amostras, gestão de riscos, metodologia e regras de compliance, código de conduta ética, canal de denúncias, entre outros.

E para seguir essas regras e implementar um bom programa, a empresa precisa certificar-se da aderência e do cumprimento das leis, do cumprimento dos princípios éticos e normas de conduta e fiscalizar a conformidade aplicada.

Por meio dessas ações desenvolvidas em equipe, as empresas se tornam mais assertivas. Em consequência disso, os clientes passam a depositar um grau maior de confiança. Por isso, é importante priorizar atividades que implementem programas de conformidade.


 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Ciberataques: quais as diferenças entre Phishing e Spear Phishing?

Descubra as principais diferenças entre essas duas ciberameaças. 

Segurança de dados: como manter os dados protegidos em 2024?

Em 2024, a segurança de dados torna-se mais crucial do que nunca! Veja como manter as informações protegidas contra ameaças cibernéticas. 

6 previsões de cibersegurança para 2024

Acompanhe as previsões de cibersegurança para saber quais soluções de proteção ofertar!