BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Como saber se o Data Center é realmente seguro?

Ao seguir alguns processos de segurança a corporação pode garantir a proteção total de suas informações sigilosas e ainda estar sempre à frente no mercado.

 

Como saber se o Data Center é realmente seguro?

 

O Data Center de uma empresa contém recursos importantes, dados sigilosos e todos os mecanismos que fazem o negócio funcionar. Quando algum de seus recursos não está funcionando corretamente, toda a empresa fica exposta a diversas vulnerabilidades e riscos. Por isso, para manter o Data Center seguro, é necessário contar com uma segurança integrada, tanto lógica quanto fisicamente.

O ambiente virtual deve funcionar alinhado ao físico para que a proteção contra ciberataques seja eficiente. As aplicações de proteção devem ser automatizadas e ágeis para avaliar a segurança e conformidade de todos os ativos físicos e virtuais, bem como a nuvem.

O número de ataques à segurança da informação vem aumentando a cada ano e tornando-se ainda mais complexos. Portanto, o ideal é que essas ameaças sejam combatidas de forma proativa pelo departamento de TI para que os riscos de violações sejam evitados.

Não importa qual o modelo de infraestrutura seja escolhido pela empresa, se utiliza a nuvem privada, pública, híbrida e servidores dedicados – em qualquer alternativa, segurança e disponibilidade são itens essenciais. As aplicações precisam estar disponíveis e seguras o tempo todo.

Para a equipe de TI proteger dados e, ao mesmo tempo garantir a disponibilidade das aplicações, tornou-se uma tarefa complexa, portanto saber escolher os parceiros que oferecem serviços de infraestrutura é um dos principais pontos decisivos.

Identificar o provedor certo de soluções de Data Center é essencial para garantir mais segurança na rotina de trabalho. Um primeiro indicador a ser observado é a categoria a que pertence o provedor. É cada vez mais importante contar com padrões internacionais de qualidade, definidos por parâmetros globais.

Antes de escolher a empresa que oferecerá as soluções do Data Center, é necessário pesquisar sua reputação no mercado e verificar se ela tem alguma política de recuperação de desastres e emergências, como falhas nos servidores ou no sistema. Além disso, é necessário saber qual é o sistema de firewall adotado por ela e as medidas de backup disponíveis.

A equipe de TI também deve procurar saber como é a infraestrutura oferecida, a configuração de hardware, aplicações, capacidade de armazenamento e processamento das informações, além da segurança dos dados e aplicativos.

É essencial ficar atento à política de segurança do fornecedor. O sistema oferecido deve ser o mais seguro e confiável possível. Ainda assim, é preciso analisar o que o contrato diz sobre o assunto e as cláusulas importantes para entender qual é o papel da empresa no desempenho dos serviços e nas possíveis falhas que podem acontecer.

Após escolher o provedor ideal, a empresa deve investir em uma estratégia de segurança para que seja possível aproveitar todos os benefícios das soluções do Data Center, como confiabilidade, flexibilidade, redução de custos e, principalmente, a proteção de todos os dados da corporação.


Confira algumas dicas para garantir a segurança do Data Center:

- Apostar em outsourcing de TI

A terceirização de algumas tarefas pode ajudar algumas empresas. Ao optar pelo outsourcing, tarefas que demandam tempo e diversos recursos, como as questões relacionadas ao Data Center, servidores e sua manutenção podem passar a ser realizadas por uma empresa terceirizada contratada, que receberá um valor estabelecido em contrato para oferecer todos os serviços que o negócio precisa.

Assim, a equipe interna pode se concentrar em áreas estratégicas para o negócio e para a proteção das informações corporativas, permitindo que todas as demandas sejam atendidas e a TI possa contar com um sistema flexível e seguro.

- Verificar se todos os serviços contratados estão sendo recebidos

Trabalhar com um centro de dados obsoleto é muito prejudicial para as empresas que visam manter a segurança digital e eficiência. Por isso, é importante ficar atento se a segurança, confiabilidade e disponibilidade oferecidas em contrato estejam sempre em dia.

Um sistema ultrapassado pode apresentar indisponibilidades frequentes, falhas e aumentar as vulnerabilidades, o que pode gerar diversos problemas para a empresa.

- Conhecer todas as necessidades do negócio

Para saber quais são as reais demandas e necessidades da organização é necessário conhecer o negócio e mercado a fundo. Isso é importante, pois se a estrutura atual da empresa não consegue acompanhar seu crescimento, dificilmente atenderá às novas demandas com rapidez e segurança

- Realizar sempre backups

Para as organizações que desejam evitar imprevistos e manter a segurança, a cópia de segurança dos dados deve fazer parte da rotina de produção. O backup é uma ferramenta eficaz, principalmente em situações que seja necessário recuperar dados.

Quando o sistema passa por backups periódicos, colaboradores autorizados têm acesso a todas as informações salvas. Assim, caso necessário, podem utilizar e monitorar todas as informações corporativas, o que as torna mais seguras e com menores riscos de caírem em mãos erradas.

- Garantir a segurança física

O local em que o Data Center está armazenado precisa contar com sistemas de segurança, para impedir o acesso de pessoas não autorizadas. Portanto, para garantir a segurança física de toda a estrutura, é importante investir em câmeras de segurança, sistemas de identificação do pessoal autorizado e outros recursos são essenciais.

O Data Center é responsável por um grande processamento de dados, que deve ser realizado de forma rápida, eficaz e segura. Por isso, é fundamental o bom funcionamento de todos os seus serviços, infraestrutura de rede, os sistemas devem ser dinâmicos e permitirem a flexibilidade às demandas da empresa.

A empresa deve sempre acompanhar as tendências e avanços tecnológicos que surgem a cada dia para conquistar o funcionamento ideal de seus negócios. É sempre importante prevenir os problemas e contar também com um bom suporte técnico para garantir a segurança dos dados e informações sigilosas da companhia.

Baixar agora o whitepaper

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Data center do futuro: como será a nova estrutura?

O Data Center precisa evoluir para se adaptar às tecnologias que estão surgindo. Entenda como será a nova estrutura do servidor!  

Gestão de risco de data center: 4 passos para ser bem-sucedido

Acompanhe o passo a passo para promover uma gestão de risco de data center bem-sucedida nas empresas: