BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Como preparar sua empresa para dar respostas ágeis em cibersegurança?

Estar pronto para agir contra as ciberameaças é essencial para garantir a continuidade dos negócios, principalmente com o aumento do trabalho remoto.

 

Mudanças constantes e ágeis fazem parte do dia a dia das empresas que apostam em tecnologia da informação como aliada dos negócios. E agora, com o momento atual do mercado sendo impactado pela pandemia do coronavírus, ser capaz de agir com rapidez é mais importante do que nunca.

Para acompanhar todas as transformações e garantir a continuidade dos negócios, as empresas precisaram adaptar sua força de trabalho rapidamente. No entanto, na pressa de implementar o trabalho remoto e fornecer os recursos necessários aos colaboradores, muitas empresas estão enfrentando dificuldades em relação a segurança da informação.

Os problemas com ataques virtuais têm aumentando à medida que a quarentena se estende. Os cibercriminosos estão se aproveitando das brechas e vulnerabilidades encontradas nos sistemas e dispositivos utilizados no home office para fazer cada vez mais vítimas.

Além de sofrer com o crescimento das ciberameaças, as empresas ainda precisam lidar com soluções de segurança fixas em seus escritórios, as quais não são nada ágeis e não estão preparadas para dar respostas rápidas às possíveis ameaças.

O atual cenário exige que as organizações sejam capazes de reagir rapidamente aos ataques, eliminando-os antes que possam causar prejuízos e paradas nos negócios. 

Você sabe como fazer isso? Acompanhe o texto a seguir e aprenda a preparar sua empresa para dar respostas ágeis em cibersegurança.

Como obter uma resposta de segurança ágil?

Para que seja possível preparar a empresa para dar respostas mais ágeis, é preciso adotar uma abordagem multifacetada que integre todas as preocupações de segurança na estratégia geral de rede. Desse modo, as soluções implementadas serão capazes de proteger o ambiente corporativo dos problemas atuais e também as possíveis novas vulnerabilidades e ataques cibernéticos. 

A transição para locais de trabalho remoto já faz parte da nova realidade das empresas, portanto, é necessário aprimorar as ferramentas de segurança para que se adaptem a esse cenário. 

New call-to-action

Para isso, é necessário adotar algumas medidas capazes de garantir que sua empresa tenha um conjunto integrado de funções e soluções de segurança que fornecem respostas rápidas às mudanças que ocorrem na rede. Confira:

1. Controles de endpoint

Principalmente no trabalho remoto, os colaboradores passam a acessar a rede por meio de seus dispositivos pessoais em redes domésticas. Nessas situações, apenas utilizar um software VPN não será suficiente para responder às ameaças.

Será necessário fornecer uma camada adicional de proteção aos usuários, que garanta que as atualizações e políticas de segurança de acesso sejam enviadas de forma rápida e automática a esses endpoints. 

Além disso, soluções de detecção e respostas em endpoints podem fornecer proteção contra as possíveis ameaças em tempo real. Desse modo, a empresa consegue garantir a continuidade do funcionamento desses dispositivos com segurança.

2. Acesso dinâmico à Cloud Computing

Além de garantir a proteção no endpoint, para que as empresas consigam responder rapidamente a ameaças, é preciso contar com controles de segurança e acesso automatizados também aos recursos baseados em computação em Nuvem utilizados pelos usuários remotos.

As empresas estão perdendo a visibilidade e o controle sobre quais usuários estão acessando remotamente seus sistemas, por isso, é preciso contar com soluções de segurança que forneçam controles baseados em Nuvem que sejam projetados para solucionar possíveis falhas. 

Elas devem oferecer recursos robustos integrados de proteção de dados para auxiliar as organizações a evitarem a perda de dados e mitigar o aumento das tentativas de ataque causado pelo coronavírus, como no  caso do phishing.

3. Controle de acesso à rede

Controlar o acesso à rede tornou-se uma tarefa ainda mais complicada com o aumento do trabalho remoto. Portanto as organizações precisam contar com soluções de controle de acesso à rede para que as equipes de TI possam identificar qualquer tipo de brecha e ameaça na rede, enquanto rastreiam os dispositivos dos usuários conectados.

Por meio da solução correta, é possível ter uma maior visibilidade para monitorar e controlar os usuários e dispositivos conectados, fornecendo respostas dinâmicas e automatizadas quando um comportamento anômalo acontece na rede.

4. Inteligência Artificial na detecção de ameaças

Sabemos que muitos criminosos utilizam a AI para ter sucesso em seus ataques. No entanto, essa tecnologia também pode ser utilizada para reforçar a segurança das empresas e agilizar as respostas às ameaças.

Por meio de sistemas de Inteligência Artificial, é possível eliminar rapidamente as ameaças antes mesmo de que elas coloquem o sistema em risco, evitando possíveis prejuízos à empresa.

5. Gerenciamento integrado

Outra medida necessária para aumentar a rapidez das respostas à ameaças é o gerenciamento eficiente das operações de segurança. É preciso contar com um painel central que ofereça uma visão ampla de todo o ambiente para a TI.

Por meio de soluções de gerenciamento integrado de segurança, as empresas poderão monitorar suas equipes remotas garantindo uma segurança dinâmica e automatizada a todos os colaboradores para que eles acessem os sistemas corporativos sem contratempos.

Ser capaz de dar respostas ágeis em cibersegurança é fundamental para que as empresas garantam a continuidade de seus negócios sem nenhum prejuízo. Portanto, busque uma parceria especializada em segurança da informação para conseguir as melhores soluções para seu empreendimento.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

3 previsões de privacidade para os próximos anos

As violações de dados estão aumentando. O que esperar para os próximos anos? Confira as principais previsões de privacidade para ficar de olho. 

3 estratégias para fortalecer a segurança da Supply Chain

Saiba como fortalecer a segurança da Supply Chain. 

Cibersegurança: as ameaças virtuais mais comuns no Brasil

O cenário de ameaças virtuais está se intensificando. Saiba quais são os principais ataques cibernéticos no Brasil!