BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Como preparar o Data Center corporativo para a Internet das Coisas?

Para lidar com as novas demandas das empresas, é necessário investir em otimizações para transformar seus centros de dados em estruturas do futuro.

 

O mercado está cada vez mais exigente, o que tem impulsionado as empresas a buscarem por novas tecnologias e tendências para aprimorar seus processos e estratégias e, assim, conseguir acompanhar essas transformações e oferecer um serviço de qualidade.

Devido a isso, as corporações passaram a investir pesado em tecnologias, como a Internet das Coisas, que está promovendo verdadeiras mudanças no mundo dos negócios. Por meio da IoT, é possível aproveitar o enorme fluxo de dados gerados pela sociedade atualmente.

Os dispositivos IoT registram e transferem dados para que seja possível monitorar processos importantes, fornecer novos insights, aumentar a eficiência e permitir que as empresas tomem decisões mais aprimoradas com base em informações precisas.

No entanto, com todos os avanços da tecnologia e o aumento da adoção da Internet das Coisas, as empresas precisam considerar suas estruturas para que seja possível suportar todas as novas complexidades.

O Data Center é um recurso indispensável para o desenvolvimento das operações da empresa e, por isso, precisa ser atualizado e adaptado da melhor forma possível. Por isso, neste post, você vai aprender com a IoT impacta essa estrutura e o que deve ser feito para garantir o sucesso de todo o ambiente corporativo!

Como o Data Center e a Internet das Coisas se relacionam?

A Internet das Coisas tem o objetivo de conectar os equipamentos e itens utilizados na rotina de trabalho das empresas. Ela conecta esses objetivos com a internet para que seja possível criar sistemas automatizados para aprimorar a coleta de informações em tempo real.

Dessa forma, a IoT integra todos os usuários e equipamentos utilizados nos processos de uma empresa e é justamente nesse ponto que ela se relaciona com o Data Center.

Para que os objetos consigam se conectar e fornecer um fluxo de informações otimizado para a realização das análises é necessário que a empresa conte com um sistema centralizador robusto e ágil, ou seja, um Data Center preparado para suportar essa tecnologia.

Os Data Center são fundamentais para manter todas as atividades corporativas em funcionamento e, como as análises IoT precisam lidar com enormes volumes de dados e devem ser realizadas em tempo real, é necessário que o DC esteja preparado para todas essas demandas.

Como preparar o Data Center para Internet das Coisas?

À medida que uma empresa adota novas tecnologias, como a IoT, é necessário realizar algumas mudanças para que seu Data Center consiga lidar com o aumento da demanda e do fluxo de informações.

Confira a seguir como preparar o Data Center corporativo para a Internet das Coisas:

Gestão do armazenamento

Uma das principais funções do Data Center é realizar o armazenamento e gerenciamento dos dados corporativos. Com a IoT, o fluxo de informações será muito maior e exigirá uma melhora nesse serviço.

Desse modo, a gestão do armazenamento deve ser otimizado para conseguir atender a todas as novas exigências das empresas. Para isso, é necessário adicionar recursos e capacidade para que suas funcionalidades sejam aprimoradas.

Capacidade dos servidores

Outro recurso que precisa passar por melhorias devido ao aumento do fluxo de informações é a capacidade dos servidores. Isso é indispensável para que os sistemas não apresentem falhas e atrapalhem o funcionamento dos processos corporativos.

Segurança da informação

Além de melhorar a performance do Data Center para que os sistemas funcionem com eficiência, é necessário investir na segurança e confidencialidade dos dados corporativos tratados e analisados.

A evolução da IoT e a automação dos processos trazem novos desafios de segurança para essa estrutura. Portanto, os novos ambientes devem contar com o auxílio de ferramentas de proteção, políticas de acesso e normas de segurança bem reforçadas.

Com o avanço da Internet das Coisas, o Data Center precisa ser modernizado e atualizado para que consiga lidar com o grande número de dispositivos conectados e para fornecer a velocidade e estrutura exigidas pelo grande volume de dados gerados. Desse modo, é possível contar com uma estrutura pronta para as demandas do futuro.


80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Data center do futuro: como será a nova estrutura?

O Data Center precisa evoluir para se adaptar às tecnologias que estão surgindo. Entenda como será a nova estrutura do servidor!  

Gestão de risco de data center: 4 passos para ser bem-sucedido

Acompanhe o passo a passo para promover uma gestão de risco de data center bem-sucedida nas empresas: