BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Como otimizar logística e estoque com soluções tecnológicas?

Ferramentas de gestão podem ajudar nessa missão.

 

Como otimizar logística e estoque com soluções tecnológicas?

 

Quando se fala em otimização de processos, a tecnologia é sempre uma forte aliada, independentemente do setor ou área de atuação. Os responsáveis pelo setor de logística e estoque de uma empresa entendem que, ignorar a tecnologia é barrar o crescimento e o sucesso do seu negócio. Por isso, estar atento às tendências tecnológicas é fundamental.


Manter a organização e o planejamento logístico bem alinhados evita contratempos e promove o equilíbrio entre os produtos e a gestão do estoque. Para ajudar nessa missão, existem as ferramentas tecnológicas que auxiliam e otimizam as operações do dia a dia da empresa, tornando todas as etapas dos processos mais eficientes.


Softwares de gestão de estoque, por exemplo, trazem uma nova forma de integrar dados e informações de armazenagem que antes eram feitos de forma manual. Como é muito difícil lidar com um volume extenso de dados, as soluções tecnológicas da área de TI são peças fundamentais para as empresas, pois elas organizam e otimizam processos de forma eficaz.
A seguir, vamos conhecer algumas dessas soluções tecnológicas que podem ajudar as áreas de logística e estoque. Confira!

 

 


1.DRP (Distribution Requirements Planning)

O DRP (Distribution Requirements Planning) — ou Planejamento de Distribuição — é uma metodologia de integração entre logística e estoque que auxilia no envio dos produtos que estão no Centro de Distribuição (CD) para os pontos de venda. Esse recurso é muito utilizado por empresas nos ramos atacadista e varejo.


Ele planeja como, quando e de que forma a mercadoria armazenada será enviada para cada CD, por meio de algoritmos inteligentes que são responsáveis por todo o direcionamento. Assim, eles são enviados em quantidades ideais, evitando excesso ou falta de produtos. Além disso, ajudam a dimensionar os níveis de estoque aumentando o giro.

 

2.ERP (Enterprise Resource Planning)

Mais abrangente e com mais funcionalidades, o sistema ERP tem sido muito utilizado por fornecer uma visão mais ampla e multidisciplinar da organização logística. Ele integra os dados de vários setores de uma empresa e também faz a conexão com fornecedores.


A vantagem desse sistema é a grande facilidade de acesso aos dados. O setor de estocagem é integrado ao de matéria-prima e este com o setor de compras, por exemplo, e quem acessa essas informações consegue escanear facilmente tudo o que está acontecendo. Desse modo, os gestores tomam decisões estratégicas mais assertivas, porque eles conseguem visualizar a empresa como um todo.

 

3.CRM (Custom Relationship Management)

O consumidor final é a peça mais importante da empresa, por isso, a opinião dos clientes têm muito valor. Portanto, qualquer etapa do processo logístico que afete o cliente deve ter atenção redobrada.


Softwares como o CRM podem ajudar e muito nesse aspecto. Eles são capazes de captar e armazenar dados de interação entre empresa e cliente, deixando todo o caminho desse processo em um banco de dados que pode servir, futuramente, para direcionar campanhas e ações, além de personalizar todo o tipo de interação entre empresa e cliente.
Dessa forma, também é possível antecipar soluções, prever os passos do consumidor e, assim, preparar a empresa para atender a demanda, suprir suas necessidade e superar as suas expectativas.

 

4. TMS (Transportation Management System)

O TMS é um sistema extremamente importante para otimizar toda a logística no processo de transporte, proporcionando maior integração e a sistematização da operação básica. A ferramenta permite auxiliar no controle de dados de entregas, fretes, rastreamento de mercadorias, roteiros, eficiência dos motoristas e veículos e controle de carga.


Além da parte prática, o sistema cuida da emissão de documentos fiscais —como a Nota Fiscal Eletrônica — e armazena e monitora todos os dados do processo.


Como você pode perceber, a tecnologia está a serviço do setor de logística e estoque para facilitar os processos e promover uma administração de dados e de todo o setor de forma mais eficaz. Agora que você já sabe como funciona, auxilie seus clientes na escolha do melhor sistema que se adeque às suas necessidades!

 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é Engenharia de Plataforma?

Descubra o significado de Engenharia de Plataforma, uma das tendências tecnológicas para 2024. 

Supply chain: como ter uma cadeia de suprimentos inteligente?

Entenda tudo sobre supplychain e veja como ajudar seus clientes a tornar a cadeia de suprimentos mais inteligente. 

IPaaS: definição e 10 benefícios para conferir

O modelo de negócioiPaaS está chegando nas empresas. Entenda o que ele significa e quais são os benefícios proporcionados para os clientes da sua revenda.