BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Como otimizar a gestão de gastos com TI?

Reduzir custos é sempre essencial. Confira algumas medidas para otimizar a gestão desses gastos com tecnologia e ajude seus clientes.

 

Como otimizar a gestão de gastos com TI?

 

Um dos principais desafios dos CIOs das empresas é encontrar meios para reduzir custos em TI e economizar. A falta de preparo dos profissionais, muitas vezes, leva a empresa a cometer erros e ter prejuízos. É necessário que as organizações adotem estratégias que sejam capazes de aliar a redução de gastos com o aumento da qualidade.


Essa tarefa não é fácil, portanto é essencial que os CIOs estejam preparados para realizar a gestão de custos, trabalhando as duas vertentes - economia e qualidade, de forma unificada. O primeiro passo para isso, é deixar de lado a ideia de que não é possível se ter as duas coisas.

 

Atualmente, há diversas ferramentas e tecnologias no mercado que possibilitam a criação de uma estratégia eficiente em que a TI possa aumentar a qualidade de seus serviços e produtos, além de reduzir os gastos no setor.


Já trouxemos aqui no Blog um conjunto de dicas para os gestores revisarem a estrutura de seus negócios e reduzirem custos. Confira agora, uma série de medidas para otimizar a gestão desses gastos com tecnologia e ajude seus clientes a economizarem ainda mais:


1 - Consolidar fornecedores e serviços

Grande parte das empresas começaram a utilizar o outsourcing de TI como forma de diminuir seus gastos, entretanto, não mantiveram seus processos dentro de padrões específicos, fazendo uso de uma grande diversidade de fornecedores e múltiplas plataformas de entrega de serviços.


Essa realidade acaba por não reduzir os investimentos que a empresa terá com tecnologia, além de dificultar a gestão dos gastos e impedir que ela tenha um real controle da situação.

 

Portanto, para que seja possível controlar e reduzir realmente as despesas, contando ainda com o aumento na qualidade de produção, é necessário a padronização de processos e ferramentas utilizadas. Dessa forma, é possível diminuir os níveis de redundância e agregar agilidade às tarefas da equipe, gerando melhores resultados com menores custos.

 

2 - Apostar em provedores de serviços gerenciados

Além do outsourcing de TI, que já vem sendo implementada pelas empresas, os provedores de serviços gerenciados são uma boa opção para economizar. Há diversas diferenças entre os dois modelos que podem ser decisivas para garantir vantagens para as empresas.

 

Com os serviços gerenciados, a TI pode contar com profissionais qualificados e serviços otimizados à sua disposição, como a recuperação de desastres, a realização de backups, a continuidade dos negócios, recursos de segurança, suporte, gerenciamento de aplicações e dispositivos facilitado, entre outros.


Dessa forma, as empresas conseguem aliviar a carga de trabalho de suas equipes, que poderão se focar em outras tarefas mais importantes e, assim, ter um rendimento superior.

 

 

 

3 - Renegociar com fornecedores

Muitas vezes, as empresas fecham contrato com um fornecedor específico e passam vários anos com essa parceria, de forma que acabam não questionando seus contratos e nem avaliando quais condições podem ser melhoradas.


Como as tecnologias e necessidades da empresa mudam constantemente, é importante que a renegociação com fornecedores faça parte dos processos periódicos realizados pela gestão da TI.


Para que seja possível encontrar os melhores preços e condições mais favoráveis de pagamento, é necessário avaliar as entregas, formas e prazos de pagamentos, suporte e outros serviços prestados nos últimos anos. Dessa forma, a empresa poderá negociar descontos, promoções e melhorias no contrato.


4 - Implementar a metodologia DevOps

Realizar o alinhamento entre equipes de desenvolvimento e operações é um grande desafio para as empresas que não contam com DevOps. Portanto, para que seja possível realizar a integração dos colaboradores para garantir uma maior produtividade, a prática DevOps torna-se essencial.


A metodologia é capaz de acelerar o ciclo de desenvolvimento e as entregas de produtos. Assim, a empresa consegue economizar recursos e tornar seus serviços mais ágeis e eficientes.


Todas as empresas, ao realizarem uma boa gestão de recursos e gastos de TI, são capazes de identificar gastos desnecessários e pequenos problemas que podem ser facilmente evitados, gerando uma maior economia geral para os negócios.


Além disso, é importante, também, que a TI esteja sempre estudando as melhores opções a longo prazo para realizar um melhor gerenciamento da infraestrutura e se lembre de que elas mudam constantemente.

 

 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é Engenharia de Plataforma?

Descubra o significado de Engenharia de Plataforma, uma das tendências tecnológicas para 2024. 

Supply chain: como ter uma cadeia de suprimentos inteligente?

Entenda tudo sobre supplychain e veja como ajudar seus clientes a tornar a cadeia de suprimentos mais inteligente. 

IPaaS: definição e 10 benefícios para conferir

O modelo de negócioiPaaS está chegando nas empresas. Entenda o que ele significa e quais são os benefícios proporcionados para os clientes da sua revenda.