BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Como o Machine Learning pode ajudar o Business Intelligence?

Tomar decisões ágeis e inteligentes é cada vez mais essencial para se manter no mercado. Entenda como a união dessas duas tecnologias pode ajudar.


O avanço de tecnologias como a Inteligência Artificial e o Machine Learning vem trazendo muitos benefícios para o dia a dia corporativo. Elas podem contribuir diretamente para a melhoria dos processos de análises de dados e, consequentemente, para a tomada de decisões nos negócios.

Atualmente, ser capaz de tomar decisões ágeis e inteligentes tem sido um grande diferencial estratégico para as empresas se destacarem dos concorrentes num mercado cada vez mais competitivo. Para lidar com clientes hiperconectados e mais exigentes, é necessário prever demandas e saber exatamente o que oferecer e quais ações de marketing realizar.

Por esse motivo, o Business Intelligence, ou Inteligência de Negócios em português, é outra tendência que vem ganhando mais destaque entre os gestores. Uma solução eficiente de BI é capaz de otimizar o desempenho da coleta e análise de dados.

É por isso que a união dessas duas tecnologias, Machine Learning e Business Intelligence, pode ser a chave para otimizar toda a gestão corporativa, permitindo que as empresas consigam tratar grandes fluxos de dados, o Big Data.

Você sabe como essa parceria funciona? Confira o conteúdo a seguir e entenda como o Machine Learning pode ajudar o Business Intelligence e atualize as estratégias de seu negócio. Boa leitura!

O que é Business Intelligence?

Antes de entender como essa união funciona é necessário que você saiba exatamente o que significa cada uma dessas tecnologias. Primeiramente, Business Intelligence é o termo utilizado para se referir aos processos de organização, análise, compartilhamento e monitoramento de dados executados pelas empresas para otimizar a gestão de negócios.

O BI consegue tratar o Big Data e transformá-lo em insights relevantes para as organizações, permitindo que elas aprimorem suas estratégias e tomadas de decisões. 

Fortaleça o poder de colaboração

A partir dos dados gerados e coletados por uma empresa, a ferramenta de Business Intelligence executa técnicas analíticas automatizadas para descobrir padrões, tendências e comportamentos dos consumidores no mercado. 

Como resultado, ela gera relatórios que podem ser utilizados pelos gestores da empresa para interpretar os conteúdos e utilizá-los para melhorar as operações internas e estratégias de negócio.

Leia também!

Por que as empresas devem investir em Business Intelligence?
Saiba como escolher a melhor solução de Business Intelligence

O que é Machine Learning?

Agora que você já entende um pouco mais sobre o que é Business Intelligence, chegou a vez do Machine Learning que é um método de análise de dados que automatiza a construção de modelos analíticos. 

Essa tecnologia é um ramo da Inteligência Artificial que se baseia na capacidade de sistemas entrarem em modo de autoaprendizagem por meio de dados e pouquíssima intervenção humana. 

Ele consegue captar, processar e selecionar uma enorme quantidade de dados, que não seria possível de forma manual, e analisá-los para identificar boas oportunidades de negócios. 

Por meio de algoritmos, o Machine Learning pode descobrir alterações em padrões de consumo no mercado, identificar falhas em processos internos, dentre outros problemas para, assim, repará-os rapidamente.

Leia também!

Como o Machine Learning pode revolucionar empresas?
Como Machine Learning pode impactar nos negócios de seus clientes?

Como o Machine Learning pode ajudar o Business Intelligence?

A combinação dessas duas tecnologias pode potencializar a realização de análise de dados para otimizar ainda mais os processos cotidianos, modernizar operações e preparar a empresa para consumir e lidar com os grandes volumes de dados coletados. 

As empresas podem aliar o poder do Machine Learning em prever o futuro com os insights do Business Intelligence sobre o estado atual da empresa para melhor entender como agir. 

Desse modo, os sistema corporativos podem comparar tendências, reunir informações e, assim, alinhar suas ações de acordo com os resultados das análises aprimoradas, garantindo maiores chances de acerto nas tomadas de decisões. 

Confira a seguir os principais benefícios de utilizar o Machine Learning para aprimorar os sistemas de Business Intelligence:

- Dashboards inteligentes

Um dos principais benefícios dessa integração é a possibilidade de criar plataformas mais inteligentes para tratar os dados corporativos. O Machine Learning permite a automatização das ações para agilizar a extração e descoberta de insights.

Desse modo, os algoritmos utilizados podem detectar pequenas falhas e anomalias que passariam despercebidas pelos gestores, as quais podem ser reparadas rapidamente.

- Análises preditivas

Outra grande vantagem dessa integração é a realização de análises preditivas. A empresa poderá utilizar os insights gerados nas análises para identificar padrões nos dados históricos do empreendimento.

Isso permite que a organização mapeie todos os possíveis contratempos e prepare ações antecipadas para evitar prejuízos futuros.

- Análises de comportamento

Ao contar com Business Intelligence e Machine Learning, as empresas podem obter tanto informações sobre previsões de novas demandas de seu público-alvo, como dados sobre o comportamento dos clientes atuais. 

A partir disso é possível compreender melhor o perfil dos clientes e ter insights relevantes para direcionar e segmentar as próximas ações com base nos hábitos e preferências anteriores.

Percebeu como essas duas tecnologias podem trazer muitos benefícios para os negócios? Diante da velocidade com que o mercado se atualiza e novas demandas surgem, é fundamental que as empresas consigam acompanhar todas as transformações. Portanto, investir em tecnologias como Machine Learning e Business Intelligence é uma excelente estratégia para sobreviver e conquistar cada vez mais resultados.

 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Personalização de software: o que é e quais os benefícios?

A personalização de software pode ser a alternativa ideal para otimizar processos e solucionar problemas corporativos, visando promover experiências aprimoradas! Entenda: 

TI flexível e eficiente: como gerenciar demandas e desafios da TI híbrida?

Entenda quais são os principais desafios da TI híbrida e como solucioná-los para estabelecer uma TI mais flexível e eficiente para os negócios! 

O que é Wi-Fi 6 e por que essa rede sem fio pode transformar os negócios?

O Wi-Fi 6 é uma tecnologia de rede sem fio que promete atender aos principais requisitos de conexão das empresas. Até 2022, cerca de 65% das empresas contarão com este conceito!