BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Como o gerenciamento de rede pode aumentar o ROI em TI?

Quanto mais rápido você implementar a tecnologia, mais rápido ela retornará.

 

Como o gerenciamento de rede pode aumentar o ROI em TI?

 

Todas as equipes de TI e de rede têm duas coisas em comum: orçamentos apertados e usuários que esperam disponibilidade 24 horas por dia, 7 dias por semana. As prioridades competitivas de TI e de negócios colocam todos os investimentos em tecnologia à prova.

Margens baixas podem fazer com que seu chefe questione o valor que o monitoramento de rede oferece. Quanto tempo levará para instalar, configurar e treinar a equipe sobre como usá-lo? Por que investir em software comercial quando existem ferramentas gratuitas ou de código aberto no mercado?

As organizações de hoje confiam no desempenho da tecnologia mais do que nunca. É por isso que ter uma solução de software confiável que ofereça visibilidade total da rede, monitore equipamentos full time e avise imediatamente quando houver um problema é tão importante.

Sem o monitoramento de rede, você enfrenta uma solução de problemas tediosa, falta de visibilidade e perdas de produtividade devido ao tempo de inatividade. Em comparação com o custo do software, os custos potenciais que você arrisca sem o software são muito mais acentuados.

Para saber como um bom gerenciamento de rede vai aumentar o ROI (Return of Investment), é preciso saber mais sobre o ROI. No monitoramente de rede, a análise somente propõe visibilidade do que acontece na infraestrutura de TI para prever problemas, e não considera o que o software oferece na realidade. Vamos entender como isso funciona de uma maneira geral.

 

ROI

Return of Investment é o cálculo feito para saber o quanto o investimento feito pela empresa teve de retorno. O conceito ficou muito famoso e é muito usado no segmento de TI. Ao calcular o ROI de um investimento é possível saber quão bem-sucedido foi o investimento realizado e permite que a empresa tenha um controle maior sobre as ações do negócio.


Cálculo do ROI

Como o ROI tem muitas despesas e benefícios que não costumam aparecer em uma planilha tradicional, algumas pessoas sentem uma certa dificuldade em calculá-lo. Veja como fazer o cálculo de forma precisa:

Custos: Aqui vale definir custos de implantação, com treinamento de funcionários, com contratação de prestação de serviços de terceiros, licenças, manutenções, suporte, entre outros.

Benefícios: O ideal é ter uma estimativa. Por exemplo, o aumento da produtividade após a inserção de uma nova tecnologia. Também é possível considerar o aumento da receita, a redução de custos, entre outras.

Cálculo: Sabendo os custos e benefícios, é preciso calcular a porcentagem dos custos no tempo em que os benefícios são colhidos. Por exemplo: retorno/custo/investimento/custo de investimento x 100. Para ter eficácia, o tempo deve ser definido com o tipo de tecnologia e dura, pelo menos 5 anos para a tecnologia ser depreciada.


Por que o ROI é importante

Como o setor de TI sempre precisa tomar decisões rápidas e precisas, com embasamento em dados e, de preferência, com uma mínima margem de erro, calcular o ROI é garantir menos falhas e mais foco em ações estratégicas que busquem resultados.
Dessa forma, o ROI influencia diretamente nas ações da empresa para trazer ganhos e viabilizar novos projetos.


Aumento do ROI em TI

Qualquer investimento na área de TI envolve planejamento e altos custos financeiros. Por isso, ao aprovar cada projeto é preciso ter cautela e fazer uma pesquisa de satisfação com os clientes para checar quais investimentos ela deve realizar sem prejudicar a equipe. Ao final de um chamado no help desk também podem ajudar nessa parte.


Impacto no gerenciamento de rede


Como vimos, é difícil mensurar os custos em rede com precisão e já definir impactos e possíveis prejuízos. Um bom monitoramento é capaz de ter todas essas respostas, pois ele analisaria fatores específicos como custo de pessoal, número de problemas na rede, entre outros.


Retornos rápidos com a tecnologia de monitoramento


Uma das principais perguntas que as pessoas fazem sobre o ROI de monitoramento de rede é: em quanto tempo a veremos? Essa resposta dependerá de muitos fatores. Quão rápido você é capaz de começar a usar o software? Você está usando todos os recursos que podem ajudar você a economizar tempo e dinheiro?

Dependendo do software escolhido, você poderá começar a ver o ROI em cinco meses ou cinco minutos. Para garantir um ROI mais rápido, procure soluções de monitoramento, mapeamento e alerta de rede com estas características principais:

Implementação Rápida: Quanto mais rápido você implementar a tecnologia, mais rápido ela retornará. Certifique-se de que a instalação seja fácil e não exija codificação de linha de comando ou hardware especial.

Facilidade de uso: procure tecnologia que seja executada sem gerenciamento contínuo. A tecnologia auto-suficiente reduz, em vez de aumentar, o número de funcionários.

Facilidade de manutenção: verifique se as opções de configuração são fáceis de alterar conforme necessário e se os processos de atualização são simples.

Recursos de automação: procure ferramentas de automação de rede que não apenas encontrem problemas de rede, mas as corrija automaticamente para que ninguém precise se envolver com a correção.

Opção para avaliação: avaliações gratuitas ajudam a garantir que uma ferramenta atenda aos seus requisitos e fará exatamente o que você precisa. Ele também familiariza sua equipe com a ferramenta para que você possa começar a obter o ROI mais rapidamente.


80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é Engenharia de Plataforma?

Descubra o significado de Engenharia de Plataforma, uma das tendências tecnológicas para 2024. 

Supply chain: como ter uma cadeia de suprimentos inteligente?

Entenda tudo sobre supplychain e veja como ajudar seus clientes a tornar a cadeia de suprimentos mais inteligente. 

IPaaS: definição e 10 benefícios para conferir

O modelo de negócioiPaaS está chegando nas empresas. Entenda o que ele significa e quais são os benefícios proporcionados para os clientes da sua revenda.